Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

ENTREVISTA: Deputado Federal Luiz Carlos Busato

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Formado em arquitetura e urbanismo, o deputado federal Luiz Carlos Busato (PTB) já foi empresário da construção civil, secretário de Planejamento Urbano de Canoas e vereador da cidade em 2004. Também ocupou o cargo de secretário estadual de Obras Públicas no governo Tarso Genro. Hoje, ele está no seu terceiro mandato como deputado federal.
O político conquistou na última eleição 130.807 votos no pleito, com crescimento de 52% no número total de votos se comparado com a eleição de 2010, quando fez 85.832. A paixão pela política veio do pai Luiz Jeronymo Busato, que foi prefeito de Canoas em 1978.
O deputado gaúcho é hoje um dos principais defensores dos diversos projetos que tramitam na Câmara que interessam aos arquitetos e urbanistas. Confira a entrevista exclusiva do IAB RS com o político, onde ele fala de questões como RDC, Lei de Licitações, SIMPLES, entre outros temas.

IAB RS – Quais as atuais discussões na Câmara que interessam aos arquitetos?
DEPUTADO –
São vários projetos que tramitam na Câmara que interessam aos arquitetos. Um de minha autoria é o Projeto de Lei 2381/2015, que institui o dia 15 de dezembro como o Dia Nacional do Arquiteto. Essa data é alusiva ao nascimento de Oscar Niemeyer e também da data de fundação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo.
IAB RS – Qual sua observação sobre a Revisão da Lei de Licitações?
DEPUTADO –
Eu sou sub-relator na Comissão criada para revisar a Lei 8.666, que considero uma das mais importantes que temos no país, pois 80% de tudo que acontece no Brasil é regulado por essa lei.
IAB RS – E a aprovação do SIMPLES para empresas de arquitetos?
DEPUTADO –
Foi uma grande vitória. Antes da votação eu fiz um pronunciamento na tribuna da Câmara pedindo aos colegas para reparar a injustiça que os pequenos escritórios de arquitetura enfrentam. Hoje no Brasil existem mais de 15 mil escritórios de engenharia, arquitetura e urbanismo. Desses, 86% não atingem o faturamento de R$ 360 mil, que se caracterizaria como uma empresa maior. Então 13.200 escritórios de micro e pequenos empresários seriam beneficiados com a redução do imposto.
IAB RS – Qual sua opinião sobre o fim da RDC?
DEPUTADO – O RDC está causando um problema muito grande para as obras no país e deve ser revisto imediatamente. Não é possível aceitar uma obra sem um projeto. É preciso que o governo invista na elaboração de um projeto bem feito para que se saiba o valor real que custará a obra e também se o resultado irá atender os anseios da população.
IAB RS – A fragmentação da profissão de arquiteto para designer de interiores, paisagista e decorador é uma realidade. Qual sua visão sobre esse processo?
DEPUTADO – A fragmentação da profissão de arquiteto para designer de interiores, paisagista e decorador preocupa bastante, pois acaba fatiando a profissão de arquiteto. Por exemplo, uma faculdade no Rio de Janeiro criou um curso de paisagista e querem regulamentar como uma profissão, mas essa é uma atribuição dos arquitetos. Estamos lutando para impedir que isso ocorra.
IAB RS – O senhor entendes que Concurso Público de Arquitetura é uma maneira de qualificação e atuação dos arquitetos e melhor processo de contração pública?
DEPUTADO – Defendo a realização de concurso para a contratação de projetos públicos seguindo o modelo que é adotado na França, onde todos os projetos são contratados por concursos. Infelizmente aqui no Brasil não temos esse costume que é muito salutar, pois valoriza o projeto e diminui também o tempo de contratação.  Só com um projeto completo e de qualidade que o Poder Público saberá desde o início quanto que custará e qual será o prazo de entrega da obra. Isso é fundamental para que tenhamos no país obras com controle de qualidade, além de ser um ótimo mecanismo contra a corrupção.
IAB RS – Qual a importância para a categoria de ter um deputado arquiteto?
DEPUTADO – Se a gente não tiver representação no Congresso Nacional não vai ter quem brigar pela nossa profissão. Atualmente somos cinco arquitetos na Câmara e a luta de todos foi fundamental para a aprovação do projeto do Supersimples.
IAB RS – Qual sua avaliação sobre os três anos do CAU, visto que o senhor foi um dos responsáveis pela luta na criação do conselho?
DEPUTADO – Foi no meu primeiro mandato que realizamos uma luta muito grande para a criação do CAU. Para minha satisfação foi uma luta muito certa e que hoje até os que na época diziam que não ia dar certo reconhecem a importância. O Conselho já atingiu a maturidade que a gente sonhava e tem tido uma atuação muito importante em todos os temas que tramitam no Congresso Nacional que interessam aos arquitetos.

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

NOTA PÚBLICA

As entidades Associação dos Técnicos de Nível Superior de Porto Alegre (Astec), Instituto de Arquitetos do Brasil – Depto Rio Grande do Sul (IAB RS), Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), ONG Acesso Cidadania e Direitos Humanos e Sociedade de Economia do Rio Grande do Sul (SOCECON) entraram com ação ordinária a fim de denunciar irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental – Biênio 2024/2025. 

Leia Mais →

Desafios do planejamento urbano e gestão em Porto Alegre foram temas de debate no IAB RS

A relação envolvendo o setor imobiliário e a administração pública na Capital, bem como os desdobramentos da revisão do Plano Diretor e as eleições para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA), foram alguns dos tópicos abordados no debate “Planejamento Urbano e Gestão: desafios atuais e perspectivas futuras para Porto Alegre”, que ocorreu no dia 28 de março na sede do IAB RS, em Porto Alegre.

Leia Mais →

Arquiteta Enilda Ribeiro é homenageada em evento do IAB RS

Para comemorar os 76 anos do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), a entidade planejou uma série com três eventos especiais para debater a profissão, relembrar a história e preservar memórias. Na primeira atividade, a palestra “Acervos em arquitetura e urbanismo – homenagem a Enilda Ribeiro” promoveu o encontro entre o professor da FAUUSP e coordenador da biblioteca da FAUUSP, Eduardo Costa; o membro do conselho consultivo do Centro de Memória CAU/RS, José Daniel Simões; e a copresidente do IAB RS e responsável pelo projeto documental, Bruna Tavares. 

Leia Mais →

IAB RS participa do painel RS Seguro COMunidade no South Summit

A copresidente Clarice Oliveira falou sobre a importância dos Concursos Públicos de Projeto e dos processos participativos que o IAB RS vem implantando junto ao governo do Estado. Durante sua fala, destacou que “o IAB RS desenvolve concursos de projeto urbanístico integrai que tem como um pilar muito importante a participação da comunidade no processo inicial de elaboração do programa de necessidades, que vai constituir as bases do concurso público de projetos”.

Leia Mais →

Outras Notícias

Arquiteta Enilda Ribeiro é destaque na coluna Almanaque, da Zero Hora

Enilda foi uma das primeiras mulheres a ser diplomada no curso específico em Arquitetura no Rio Grande do Sul. Além e ter lutado pela criação do curso superior de graduação na URFGS, foi presidente do IAB/RS entre 1980 e 1981. “Eu gostaria muito de ter conversado, em algum momento, com ela sobre os desafios que foram enfrentados, tanto no IAB-RS quanto em nível nacional, onde ela articulou a construção de ideias e diretrizes para a formação de um conselho próprio de arquitetura e urbanismo”, declarou a co-presidente do IAB/RS, Bruna Tavares.

Leia Mais →

Na mídia: “Depois de construído, é difícil reverter”: o que dizem especialistas sobre mudanças na fachada do Pontal Shopping

Especialistas em urbanismo avaliam que a readequação da fachada da loja Leroy Merlin, no Pontal Shopping, na zonal sul de Porto Alegre, traz pequenas melhorias no visual e no microclima, mas não resolve o problema de sua construção ter se tornado uma barreira à contemplação e à conexão da Avenida Padre Cacique com a orla do Guaíba. Em entrevista ao jornal Zero Hora, a co-presidente do IAB-RS, Clarice Oliveira, ressalta que “Uma parede verde de plantas naturais é positiva porque vai diminuir o calor naquele microclima, com menos concreto. Vai ficar mais agradável, mas continuará sendo um paredão sem interface com o outro lado. Não vai deixar de ser uma barreira”.

Leia Mais →

NOTA PÚBLICA SOBRE OS PROCESSOS DE IMPUGNAÇÃO NAS ELEIÇÕS PARA O CMDUA.

O IAB-RS expressa preocupação em relação à ausência de registro dos pedidos de impugnação apresentados pelo instituto no âmbito do processo eleitoral das entidades de classe ligadas ao planejamento urbano no Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA). Conforme o cronograma estabelecido no edital 006/2023, utilizando os critérios estipulados no item 2.11 do referido edital, foi emitido um documento elencando 23 entidades que não demonstram caráter de atividades relacionadas ao planejamento urbano. Isso ocorreu após análise apropriada e indicação da regularidade dessas entidades para participação nas eleições do CMDUA.

Leia Mais →