Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

ENTREVISTA: Deputado Federal Luiz Carlos Busato

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Formado em arquitetura e urbanismo, o deputado federal Luiz Carlos Busato (PTB) já foi empresário da construção civil, secretário de Planejamento Urbano de Canoas e vereador da cidade em 2004. Também ocupou o cargo de secretário estadual de Obras Públicas no governo Tarso Genro. Hoje, ele está no seu terceiro mandato como deputado federal.
O político conquistou na última eleição 130.807 votos no pleito, com crescimento de 52% no número total de votos se comparado com a eleição de 2010, quando fez 85.832. A paixão pela política veio do pai Luiz Jeronymo Busato, que foi prefeito de Canoas em 1978.
O deputado gaúcho é hoje um dos principais defensores dos diversos projetos que tramitam na Câmara que interessam aos arquitetos e urbanistas. Confira a entrevista exclusiva do IAB RS com o político, onde ele fala de questões como RDC, Lei de Licitações, SIMPLES, entre outros temas.

IAB RS – Quais as atuais discussões na Câmara que interessam aos arquitetos?
DEPUTADO –
São vários projetos que tramitam na Câmara que interessam aos arquitetos. Um de minha autoria é o Projeto de Lei 2381/2015, que institui o dia 15 de dezembro como o Dia Nacional do Arquiteto. Essa data é alusiva ao nascimento de Oscar Niemeyer e também da data de fundação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo.
IAB RS – Qual sua observação sobre a Revisão da Lei de Licitações?
DEPUTADO –
Eu sou sub-relator na Comissão criada para revisar a Lei 8.666, que considero uma das mais importantes que temos no país, pois 80% de tudo que acontece no Brasil é regulado por essa lei.
IAB RS – E a aprovação do SIMPLES para empresas de arquitetos?
DEPUTADO –
Foi uma grande vitória. Antes da votação eu fiz um pronunciamento na tribuna da Câmara pedindo aos colegas para reparar a injustiça que os pequenos escritórios de arquitetura enfrentam. Hoje no Brasil existem mais de 15 mil escritórios de engenharia, arquitetura e urbanismo. Desses, 86% não atingem o faturamento de R$ 360 mil, que se caracterizaria como uma empresa maior. Então 13.200 escritórios de micro e pequenos empresários seriam beneficiados com a redução do imposto.
IAB RS – Qual sua opinião sobre o fim da RDC?
DEPUTADO – O RDC está causando um problema muito grande para as obras no país e deve ser revisto imediatamente. Não é possível aceitar uma obra sem um projeto. É preciso que o governo invista na elaboração de um projeto bem feito para que se saiba o valor real que custará a obra e também se o resultado irá atender os anseios da população.
IAB RS – A fragmentação da profissão de arquiteto para designer de interiores, paisagista e decorador é uma realidade. Qual sua visão sobre esse processo?
DEPUTADO – A fragmentação da profissão de arquiteto para designer de interiores, paisagista e decorador preocupa bastante, pois acaba fatiando a profissão de arquiteto. Por exemplo, uma faculdade no Rio de Janeiro criou um curso de paisagista e querem regulamentar como uma profissão, mas essa é uma atribuição dos arquitetos. Estamos lutando para impedir que isso ocorra.
IAB RS – O senhor entendes que Concurso Público de Arquitetura é uma maneira de qualificação e atuação dos arquitetos e melhor processo de contração pública?
DEPUTADO – Defendo a realização de concurso para a contratação de projetos públicos seguindo o modelo que é adotado na França, onde todos os projetos são contratados por concursos. Infelizmente aqui no Brasil não temos esse costume que é muito salutar, pois valoriza o projeto e diminui também o tempo de contratação.  Só com um projeto completo e de qualidade que o Poder Público saberá desde o início quanto que custará e qual será o prazo de entrega da obra. Isso é fundamental para que tenhamos no país obras com controle de qualidade, além de ser um ótimo mecanismo contra a corrupção.
IAB RS – Qual a importância para a categoria de ter um deputado arquiteto?
DEPUTADO – Se a gente não tiver representação no Congresso Nacional não vai ter quem brigar pela nossa profissão. Atualmente somos cinco arquitetos na Câmara e a luta de todos foi fundamental para a aprovação do projeto do Supersimples.
IAB RS – Qual sua avaliação sobre os três anos do CAU, visto que o senhor foi um dos responsáveis pela luta na criação do conselho?
DEPUTADO – Foi no meu primeiro mandato que realizamos uma luta muito grande para a criação do CAU. Para minha satisfação foi uma luta muito certa e que hoje até os que na época diziam que não ia dar certo reconhecem a importância. O Conselho já atingiu a maturidade que a gente sonhava e tem tido uma atuação muito importante em todos os temas que tramitam no Congresso Nacional que interessam aos arquitetos.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Começa a Conferência de Avaliação do Plano Diretor

Diretoria do IAB RS marcará presença no evento ocorre nesta terça, quarta e quinta-feira, 7, 8 e 9 de março, no Salão de Atos da PUCRS. Promovida pela Diretoria de Planejamento Urbano da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), a conferência vai analisar os pontos positivos e negativos do atual Plano Diretor, instituído pela Lei Complementar 434/1999 e atualizado pela Lei Complementar 646/2010.

Leia Mais →

NOTA DE PESAR: Vera Fabrício Carvalho

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) informa com imenso pesar o falecimento da arquiteta e urbanista Vera Fabricio Carvalho, uma das profissionais que permaneceu em atividade por mais tempo no Estado. Ela era o registro de nº 12 do CAU em todo o Brasil.

Leia Mais →

Entidades se reúnem para tratar do Plano Diretor de Porto Alegre

Representantes da Ernst & Young, consultoria que trabalha com a prefeitura na revisão do Plano Diretor de Porto Alegre, estiveram reunidos nesta semana com três entidades de arquitetura e urbanismo com atuação local – Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA-RS), Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-RS) e Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS).

Leia Mais →

Outras Notícias

IAB RS assina manifesto em apoio à tribo Gah Té

Na defesa por mais justiça social, solidariedade e respeito aos povos indígenas brasileiro, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) assinou com mais 30 entidades um manifesto em apoio a Retomada Gãh Ré e em defesa da Cacica Gah Té.

Leia Mais →

IAB apresenta proposta de Revisão do Plano Diretor de Xangri-lá

Na última sexta-feira (13/01) o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) apresentou ao Ministério Público e a Associação de Moradores do município de Xangri-lá, no litoral gaúcho, um Relatório Técnico com objetivo de analisar a proposta de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental do Município (PDDUA).

Leia Mais →

Repúdio aos atos terroristas em Brasília

O Instituto de Arquitetos do Brasil manifesta seu veemente repúdio aos atos terroristas ocorridos hoje, dia 08 de janeiro de 2023, em Brasília.

Inaceitável que as autoridades responsáveis pela manutenção da ordem não atuem firmemente contra os atos de desrespeito ao resultado legítimo das eleições, a invasão e a depredação do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do tribunal Superior Federal.

Leia Mais →

Nova diretoria do IAB RS toma posse para a gestão 2023-2025

No último sábado (17/12) o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) realizou a cerimônia de posse da nova diretoria da entidade para o triênio 2023-2025. Mais de 100 pessoas estiveram no Solar da entidade para prestigiar o evento que oficializou o mandato da chapa “IAB Cidade, Cultura e Sociedade” em formato de presidência coletiva, composta por membros da gestão anterior em conjunto com novos integrantes.

Leia Mais →