Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Exposições de Artes Visuais no IAB RS

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Na última quarta-feira (15/08) o Instituto de Arquitetos do Brasil  (IAB RS) abriu três exposições selecionadas em edital, que integram o segundo ciclo de artes visuais da Galeria Espaço IAB em 2018. O coquetel de abertura reuniu diversos artistas da capital em noite de confraternização no Solar do IAB (Rua General Canabarro 363). A visitação da mostra é gratuita e permanece até o dia 14 de setembro de 2018, das 13h30 às 18h00, de segunda à sexta-feira. Confira abaixo mais detalhes dos expositores:

 

Núcleo de Arte Impressa / Instituto de Artes – UFRGS
O Núcleo de Arte Impressa é um grupo de pesquisa e extensão do Instituto de Artes da UFRGS, formado por Amanda Charão, Ana Paula Pollock, Ário Gonçalves, Arnaldo Drummond, Bruno Tamboreno, Caroline Veilson, Jorge Rico, Julia Moreira, Maria Galant e Sara Winckelmann. Helena Kanaan (org.) . A proposta é investigar através da prática reflexiva diferentes modos de gravar e de imprimir imagens. Transferências que possibilitam e problematizam o múltiplo buscando diferenças. O grupo, através da extensão, recebe artistas, professores e críticos organizando cursos, palestras e workshops abertos à comunidade. Litografia, silckscreen, monotipia, frotagem, carimbo, xilogravura, litowaterless e photolitografia nos levam a uma compreensão da história e da contemporaneidade da arte impressa Helena Kanaan – coordenadora do NAI.

 

ALICE – Um diálogo Gráfico
Alice Till, Fernando Piccoli e Gus Bozzetti

 

Em tempos em que a tolerância e a empatia parecem valer pouco, o diálogo é a única maneira de reverter esse processo. É a partir daí que se desenrola o trabalho de Alice Till, Fernando Piccoli e Gus Bozzetti. Construído aos poucos, em que cada um dos envolvidos tinha uma história a contar e um caminho a ser desvendado em conjunto. Nas fotos em preto e branco, feitas em câmera analógica, Fernando nos apresenta suas inquietações e desejos. Pela lente, ele conta essas histórias para Alice, que responde em poses, gestos e desafios. Nas fotos impressas os dois convidam Gus a se juntar à conversa. Ele entra cheio de argumentos em forma de cores, riscos e palavras. A partir daí o que se deu foi um bate-papo. Uma troca de idéias visual. Um diálogo gráfico. A cada traço ou pincelada, a foto respondia. Gus sabia o que Fernando e Alice estavam dizendo e retrucava com um punhado de dourado ou concordava com palavras que apareciam em negro ou vermelho. O que se percebe nesse trabalho é que existe uma grande vontade de fazer junto, de criar a várias mãos, de entender os limites do outro e conhecer os seus próprios. Uma capacidade de acreditar no outro e dar espaço para suas histórias. Quando olhamos para o conjunto da obra, estão ali os seus heróis e seus vilões, seus caminhos e seus desvios, seus amores e seus medos. Estão ali, Gus, Alice e Fernando. Às vezes conversando, às vezes discutindo. Mas estão ali, contando suas histórias. 

Cartas para o futuro
Anaurelino Barros Neto


A exposição Cartas para o Futuro de Anaurelino Barros Neto na Galeria Espaço IAB apresenta-se como um desdobramento da exposição Anthropos, realizada pelo artista NA Galeria Duque, vizinha ao IAB, no ano de 2017. Seu trabalho procura instigar o visitante e interagir com “documentos deixados para as futuras civilizações”, caso a nossa deixe de existir. Nessa perspectiva, a série Anthropos busca fazer uma análise da origem do processo civilizatório do Homem, através de diversos trabalhos em técnica mista sobre papéis colados rasgados e telas, se utilizando de distintos materiais como tinta acrílica, folha de ouro e pastel.

::
Galeria Espaço IAB
Galeria de Arte do Instituto de Arquitetos do Brasil
Solar do IAB. Rua Gal. Canabarro, 363
Centro Histórico. Porto Alegre, RS. Brasil
(51) 3212 2552.  www.iabrs.org.br

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

COMUNICADO DO IAB RS SOBRE O ESTADO DE CALAMIDADE CLIMÁTICA

O momento é grave e compreendemos que enquanto Instituto temos um trabalho de articulação de impacto a médio prazo, sendo provocadas e estruturadas redes que auxiliem nas questões habitacionais e de reestruturação das cidades, com projetos que considerem os riscos e impactos que os eventos climáticos tem gerado em nossas cidades, de modo mais frequente e de maior intensidade. Compreendendo a sensibilidade das questões ambientais, com a natureza impondo seus limites, frente às ocupações urbanas.

Leia Mais →

Nota pública em apoio às familias atingidas pelas enchentes no RS

O IAB-RS manifesta solidariedade às famílias atingidas pelas inundações e enchentes no Rio Grande do Sul. Os eventos de chuvas extremas estão se mostrando uma realidade com recorrência no nosso estado. O momento pede a soma de esforços de todos os setores da sociedade para ajudar aqueles que estão em situação de vulnerabilidade.

Leia Mais →

Outras Notícias

IAB RS participa da 178ª reunião do COSU

O correu em Aracaju, nos dias 22 e 24 de abril, o 1º Seminário Nacional de Arquitetura e Urbanismo do estado de Sergipe (ArqUrb.SE). Na sequência, entre os dias 25 e 27 de abril, foi realizada a 178ª Reunião do Conselho Superior do IAB (COSU), com abrangência nacional. Os dois eventos foram promovidos pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Sergipe (IAB-SE) com apoio do IAB Nacional. O IAB RS esteve presente na reunião.

Leia Mais →

Primeira fase da requalificação da Avenida 25 de Julho em Flores da Cunha iniciará em maio

Flores da Cunha de cara nova: a partir do mês de maio, a principal via da cidade – que conecta o município de norte a sul – será requalificada. A iniciativa da administração municipal iniciou ainda em 2021, com o lançamento do Concurso Público Nacional “Avenida 25 de Julho”, realizado em parceria com o IAB RS, e apoio do CAU/RS e da ABAP, e resultou em um novo projeto estético e funcional para a Avenida 25 de Julho. Em função das chuvas, a prefeitura informou que a cerimônia de início da obra, com o lançamento da Pedra Fundamental, foi adiada, e nova data será divulgada em breve.

Leia Mais →

50 anos do retorno da democracia em Portugal e colônias africanas é celebrado com exposição no IAB RS

Em 25 de abril de 1974 Portugal retomava o regime democrático, após um longo período de ditadura iniciada em 1933. A chamada Revolução dos Cravos é relembrada, 50 anos depois, por meio de uma exposição organizada pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) e a ADUFRGS Sindical, com apoio do Consulado Português, e curadoria de Airton Cattani e Daniela Fialho, que colecionou 47 cartazes de manifestações distribuídos nas ruas no período da revolução. A exposição segue aberta no Solar do IAB (Rua General Canabarro 363, Centro Histórico, em Porto Alegre), com visitação gratuita de segunda a sexta-feira, das 10h às 12h, e das 14h30 às 17h, até o dia 24 de maio.

Leia Mais →

Na mídia: Diretora adjunta de comunicação do IAB RS, Karolina Silva participou de bate-papo sobre mobilidade e mudanças climáticas, na TVE

O tema mobilidade urbana e mudanças climáticas, cada vez mais urgente em todas as esferas de debate, foi tema do programa Rodar, da TVE RS, apresentado por Pati Salvadori, na noite do dia 25 de abril. O bate-papo contou com a presença da diretora de comunicação adjunta do IAB RS, karolina Silva, e da ciclista e ativista Carol Strüssmann.

Leia Mais →