Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Feevale promove o III Fórum Pró-Sustentabilidade discutirá a etiqueta PROCEL para edificações

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Os elementos que caracterizam a envoltória das edificações, como alvenaria, pisos e aberturas, também influenciam no consumo de energia, pelo maior ganho térmico que podem provocar, levando à necessidade de corretivos artificiais, como condicionadores de ar.

A solução deste problema não se resume apenas na especificação de materiais e cores, mas também na busca de soluções preventivas naturais, pensadas no projeto das edificações, e esse é um dos temas do III Fórum Pró-Sustentabilidade. Realizado pela Universidade Feevale entre os dias 10 e 12 de novembro, a abertura acontece no dia 10, às 19h30min, no auditório do prédio Azul, no Campus II (RS-239, 2755, Novo Hamburgo).

Entre as atividades do evento, está o minicurso Diretrizes para o projeto da envoltória e a etiqueta Procel de eficiência energética para edifícios comerciais, de serviços e públicos, ministrado por Fábio Boni. Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Boni é chefe do Departamento de Expressão Gráfica da Faculdade de Arquitetura da UFRGS, além de pesquisador da área do Conforto Ambiental das edificações. No minicurso, o professor falará sobre a responsabilidade do projeto arquitetônico em propor envoltórias que sejam naturalmente mais eficientes e adequadas, proporcionando desta forma a minimização da utilização dos meios artificiais disponíveis, como os condicionadores de ar. “Vivemos em uma região de clima subtropical, que enfrenta diversas variáveis climáticas e muita umidade, por isso a responsabilidade dos profissionais cresce ainda mais nos projetos”, afirma Boni.

O III Fórum Pró-Sustentabilidade é voltado para arquitetos, engenheiros, poder público, acadêmicos, professores e funcionários da área, bem como demais interessados. O objetivo é instrumentalizar os profissionais e estudantes da área da construção civil para o desenvolvimento de projetos que busquem um melhor desempenho energético. Acontecerão palestras e minicursos que abordam os três temas avaliados pela metodologia PROCEL para edificações: a envoltória, o sistema de iluminação, citado acima, e o sistema de condicionamento de ar das edificações.

A programação completa e as inscrições podem ser feitas pelo site www.feevale.br/forumsustentabilidade. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3586-8822.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Preparem suas equipes! Em breve será lançado o Concurso para Requalificar Entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado/RS

A Prefeitura de Gramado (RS) anunciou que realizará um concurso público de arquitetura e urbanismo com o objetivo de selecionar as melhores propostas para a requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier. O edital e as demais bases do concurso, organizadas pelo IAB RS, já estão em elaboração e devem ser publicadas em breve, sendo prevista ampla divulgação nas redes sociais do IAB RS e da Prefeitura de Gramado, além das publicações oficiais.

Leia Mais →

Ministério Público de Contas de Porto Alegre recebe denúncia de entidades sobre leis que envolvem planejamento urbano

O Ministério Público de Contas de Porto Alegre recebeu uma denúncia de entidades da sociedade civil relacionada a três leis municipais: Lei do Centro (930/2021), Lei do Arado (935/2022) e Lei de Regeneração do 4º Distrito (960/2022). De acordo com o documento, existe falta de conformidade com princípios legais, ausência de estudos econômicos e de medidas que possam preservar áreas históricas e culturais, bem como concessão de benefícios sem especificar os critérios adotados.

Leia Mais →

Lago Joaquina Rita Bier será requalificado em concurso de arquitetura

Importante espaço histórico do município, o Lago Joaquina Rita Bier será requalificado por meio de um concurso público nacional de arquitetura que está sendo promovido pela Prefeitura de Gramado com organização do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB/RS). A iniciativa conta com atuação das secretarias de Planejamento, do Meio Ambiente e da Cultura. A coletiva de imprensa de apresentação do certame ocorreu nesta sexta-feira (15), no próprio Lago.

Leia Mais →

Outras Notícias

Gramado anuncia Concurso de Projeto de Arquitetura para requalificar entorno do Lago Joaquina Rita Bier

Atenção arquitetos de todo o Brasil, preparem suas equipes, pois a Prefeitura de Gramado (RS) realizará na próxima sexta-feira (15/09), coletiva de imprensa para o anúncio oficial do concurso público de arquitetura e urbanismo, com o objetivo de selecionar as melhores propostas para a requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier. O certame terá abrangência nacional e ocorrerá em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS).

Leia Mais →

Núcleo Hortênsias do IAB/RS participa de encontro com o governador para falar sobre o Parque do Palácio

O tradicional Parque do Palácio, em Canela, na Serra Gaúcha, vem sendo tema de debates entre a prefeitura e entidades ligadas ao urbanismo e ao meio ambiente. A discussão retoma uma pauta antiga, que trata sobre a construção de um centro de eventos dentro do local, afetando importantes biomas que compõem a região. O núcleo Hortênsias do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB/RS), comunidade e autoridades participaram de uma audiência com o governador do Estado, Eduardo Leite, para solicitar maior atenção para o debate e apresentar um estudo ambiental.

Leia Mais →

Nota Pública: Prédio de 98,4m no Centro Histórico revela uma cidade sem rumo e sem respeito ao patrimônio cultural

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) se soma ao debate dos últimos dias acerca do lançamento do empreendimento das empresas Melnick e Zaffari, no Bairro Centro Histórico, da capital gaúcha. O edifício de 98,4m no nível da Rua Duque de Caxias será o mais alto no skyline da região.  Ainda que tenha 8m a menos que o Edifício Santa Cruz, o nível da Rua Duque de Caxias se localiza 30m acima do nível da Rua da Praia, local do prédio mais alto da cidade.

Leia Mais →