Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Feevale promove o III Fórum Pró-Sustentabilidade discutirá a etiqueta PROCEL para edificações

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Os elementos que caracterizam a envoltória das edificações, como alvenaria, pisos e aberturas, também influenciam no consumo de energia, pelo maior ganho térmico que podem provocar, levando à necessidade de corretivos artificiais, como condicionadores de ar.

A solução deste problema não se resume apenas na especificação de materiais e cores, mas também na busca de soluções preventivas naturais, pensadas no projeto das edificações, e esse é um dos temas do III Fórum Pró-Sustentabilidade. Realizado pela Universidade Feevale entre os dias 10 e 12 de novembro, a abertura acontece no dia 10, às 19h30min, no auditório do prédio Azul, no Campus II (RS-239, 2755, Novo Hamburgo).

Entre as atividades do evento, está o minicurso Diretrizes para o projeto da envoltória e a etiqueta Procel de eficiência energética para edifícios comerciais, de serviços e públicos, ministrado por Fábio Boni. Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Boni é chefe do Departamento de Expressão Gráfica da Faculdade de Arquitetura da UFRGS, além de pesquisador da área do Conforto Ambiental das edificações. No minicurso, o professor falará sobre a responsabilidade do projeto arquitetônico em propor envoltórias que sejam naturalmente mais eficientes e adequadas, proporcionando desta forma a minimização da utilização dos meios artificiais disponíveis, como os condicionadores de ar. “Vivemos em uma região de clima subtropical, que enfrenta diversas variáveis climáticas e muita umidade, por isso a responsabilidade dos profissionais cresce ainda mais nos projetos”, afirma Boni.

O III Fórum Pró-Sustentabilidade é voltado para arquitetos, engenheiros, poder público, acadêmicos, professores e funcionários da área, bem como demais interessados. O objetivo é instrumentalizar os profissionais e estudantes da área da construção civil para o desenvolvimento de projetos que busquem um melhor desempenho energético. Acontecerão palestras e minicursos que abordam os três temas avaliados pela metodologia PROCEL para edificações: a envoltória, o sistema de iluminação, citado acima, e o sistema de condicionamento de ar das edificações.

A programação completa e as inscrições podem ser feitas pelo site www.feevale.br/forumsustentabilidade. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3586-8822.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Outras Notícias