Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Feira reuniu artistas visuais no Solar do IAB

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Na tarde do sábado (20/05) grandes nomes das artes visuais gaúchas se encontraram no Centro Histórico de Porto Alegre. O  Solar do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) foi palco da primeira edição do projeto Ephemeros.

O público confeririu gratuitamente mais de 20 exposições, feira de artes gráficas, publicações impressas, fotografia, projeções de videoarte, intervenções e performances teatrais.
 


O projeto Ephemeros surgiu a partir das experiências pessoais dos produtores e curadores do evento Fabricio Sortica, Jaqueline Sampaio e Ziza Ferreira, vindos de diferentes áreas da cultura. 

Entre as projeções de videoarte, a Ephemeros contou com uma edição especial do Festivau De C4nn3$, que abriu convocatória dedicada ao evento. Na área de feira de arte gráfica e publicações impressas, esteve presente a Poutsplaf, do artista Gustavo Razzera, que há seis anos vem desenvolvendo este projeto que envolve fotografia, performance e corpo.
 


O ator Antônio Carlos Falcão apresentou a versão pocket do espetáculo "A Doce Bárbara" que este ano completou 36 anos em cartaz. O evento cultural contou com a realização de uma intervenção em pintura mural do artista visual Eduardo Turski, que nos últimos anos tem se dedicado ao projeto Triangulogia.
 

A feira ainda teve uma área de alimentação com a presença da Cerveja artesanal Bugio, lanches de Eduardo Althaus, atual chef do Estômago Café Vegano, além de doces da Brigaderia Barnabé.

“A ideia foi promover artistas e agentes locais, oportunizando ao público uma vivência cultural interdisciplinar e múltipla, com a participação de cerca de vinte artistas em um total de 6 horas de intensa programação”, informaram os curadores.
 

 

Confira quem participou:
 

– FEIRA DE ARTES GRÁFICAS E PUBLICAÇÕES IMPRESSAS
* Cactus Edições
* Dani Amorim
* Coletivo Decimal
* Giovani Urio
* Kaijuu Editora
* Larissa Fauri
* Lívia dos Santos
* Poutsplaf

– PERFORMANCES E INTERVENÇÕES
* Antonio Carlos Falcão
* Diego Esteves
* Fernanda Bertoncello Boff
* Isabella de Mendonça
* Qex

– VIDEOARTE
* Élle de Bernardini
* Estúdio Hybrido
* Festivau de C4nn3$
* Renata Sampaio

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS elege nova direção para o triênio 2023/2025

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) elegeu no último sábado (26/11) a nova direção da entidade para o triênio 2023-2025. Foi eleita a chapa única denominada “IAB Cidade, Cultura e Sociedade”, encabeçada pela nova presidente do IAB RS,  Clarice Mizocsky de Oliveira. A arquiteta e urbanista divide a presidência com mais três lideranças femininas que integram a gestão compartilhada: Paula Silva Motta dos Santos, Nathalia Pereira Danezzi e Bruna Bergamaschi Tavares.

Leia Mais →

Eleição virtual no IAB RS será neste sábado (26/11)

A Assembleia Geral Ordinária de Eleições para o triênio 2023/2025, que vai definir a nova diretoria do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS), ocorrerá de forma virtual, no sábado dia 26 de novembro, das 9h às 21h. Vale lembrar que apenas associados arquitetos e urbanistas, em dia com a entidade, poderão participar do processo eleitoral. Também informamos que os núcleos do IAB RS no interior do Estado terão acesso somente a sua plataforma local.

Leia Mais →

Aos 96 anos, o arquiteto Emil Bered lança seu primeiro livro

Autor de várias edificações icônicas da paisagem urbana de Porto Alegre e do interior do Rio Grande do Sul, o arquiteto ex-presidente do IAB RS Emil Bered, de 96 anos, lança seu primeiro livro que apresenta a trajetória profissional e acadêmica, além de oferecer relatos, imagens e emoções de sua vida pessoal, associados a depoimentos de familiares e colegas de profissão. Será na quarta-feira (23/11), às 18h30min, no saguão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS.

Leia Mais →

Outras Notícias

Skate, estruturas e ATHIS são destaque no segundo dia da Trienal

O segundo dia da Trienal de Arquitetura e Urbanismo deu início às atividades no Multipalco do Theatro São Pedro. Na rua, os termômetros marcavam 30º, mas a sede do público era apenas por conhecimento. Os temas principais da quinta-feira rodearam os universos do ensino, das estruturas arquitetônicas, da inovação, e claro, da Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS).

Leia Mais →

Solar do IAB RS recebe programação da Trienal de Arquitetura e Urbanismo

Porto Alegre acordou ensolarada para a abertura da Trienal de Arquitetura e Urbanismo, uma realização do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS). Entre os dias 16 e 19 de novembro, a capital gaúcha sediará um grande evento – gratuito – não apenas para profissionais e estudantes de Arquitetura e Urbanismo, mas para todos os que amam e vivem a cidade, a cultura e a arte.

Leia Mais →