Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Feira reuniu artistas visuais no Solar do IAB

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Na tarde do sábado (20/05) grandes nomes das artes visuais gaúchas se encontraram no Centro Histórico de Porto Alegre. O  Solar do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) foi palco da primeira edição do projeto Ephemeros.

O público confeririu gratuitamente mais de 20 exposições, feira de artes gráficas, publicações impressas, fotografia, projeções de videoarte, intervenções e performances teatrais.
 


O projeto Ephemeros surgiu a partir das experiências pessoais dos produtores e curadores do evento Fabricio Sortica, Jaqueline Sampaio e Ziza Ferreira, vindos de diferentes áreas da cultura. 

Entre as projeções de videoarte, a Ephemeros contou com uma edição especial do Festivau De C4nn3$, que abriu convocatória dedicada ao evento. Na área de feira de arte gráfica e publicações impressas, esteve presente a Poutsplaf, do artista Gustavo Razzera, que há seis anos vem desenvolvendo este projeto que envolve fotografia, performance e corpo.
 


O ator Antônio Carlos Falcão apresentou a versão pocket do espetáculo "A Doce Bárbara" que este ano completou 36 anos em cartaz. O evento cultural contou com a realização de uma intervenção em pintura mural do artista visual Eduardo Turski, que nos últimos anos tem se dedicado ao projeto Triangulogia.
 

A feira ainda teve uma área de alimentação com a presença da Cerveja artesanal Bugio, lanches de Eduardo Althaus, atual chef do Estômago Café Vegano, além de doces da Brigaderia Barnabé.

“A ideia foi promover artistas e agentes locais, oportunizando ao público uma vivência cultural interdisciplinar e múltipla, com a participação de cerca de vinte artistas em um total de 6 horas de intensa programação”, informaram os curadores.
 

 

Confira quem participou:
 

– FEIRA DE ARTES GRÁFICAS E PUBLICAÇÕES IMPRESSAS
* Cactus Edições
* Dani Amorim
* Coletivo Decimal
* Giovani Urio
* Kaijuu Editora
* Larissa Fauri
* Lívia dos Santos
* Poutsplaf

– PERFORMANCES E INTERVENÇÕES
* Antonio Carlos Falcão
* Diego Esteves
* Fernanda Bertoncello Boff
* Isabella de Mendonça
* Qex

– VIDEOARTE
* Élle de Bernardini
* Estúdio Hybrido
* Festivau de C4nn3$
* Renata Sampaio

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Na mídia: IAB RS participa de reportagem da Folha de São Paulo sobre reconstrução do RS

A copresidente do IAB RS, Clarice Misoczky de Oliveira, concedeu entrevista para reportagem da Folha de São Paulo. O ponto central foi a reconstrução do RS. “A questão habitacional é mais dramática. Há municípios no Vale do Taquari, como Muçum e Roca Sales, que se desenvolveram em áreas de encostas. Cidades como Santa Tereza em que parte das casas estão em áreas de inundações. Precisamos construir com segurança”, disse.

Leia Mais →

MANIFESTO IAB RS PARA A RECONSTRUÇÃO DO RS

Considerando a enorme tragédia causada pelos efeitos da crise climática e pelo descaso do poder público com o planejamento urbano e regional sustentável na promoção de cidades justas, igualitárias e ecologicamente  equilibradas, a Comissão Cidades/IAB RS, por meio deste, manifesta a necessidade de atenção às questões referentes às diferentes escalas de planejamento, arquitetura e urbanismo para reconstrução das cidades do Rio Grande do Sul, aqui agrupadas em dois grandes grupos: (A) Planejamento Urbano e Regional e (B) Moradia Digna.

Leia Mais →

Outras Notícias

COMUNICADO DO IAB RS SOBRE O ESTADO DE CALAMIDADE CLIMÁTICA

O momento é grave e compreendemos que enquanto Instituto temos um trabalho de articulação de impacto a médio prazo, sendo provocadas e estruturadas redes que auxiliem nas questões habitacionais e de reestruturação das cidades, com projetos que considerem os riscos e impactos que os eventos climáticos tem gerado em nossas cidades, de modo mais frequente e de maior intensidade. Compreendendo a sensibilidade das questões ambientais, com a natureza impondo seus limites, frente às ocupações urbanas.

Leia Mais →

Nota pública em apoio às familias atingidas pelas enchentes no RS

O IAB-RS manifesta solidariedade às famílias atingidas pelas inundações e enchentes no Rio Grande do Sul. Os eventos de chuvas extremas estão se mostrando uma realidade com recorrência no nosso estado. O momento pede a soma de esforços de todos os setores da sociedade para ajudar aqueles que estão em situação de vulnerabilidade.

Leia Mais →