Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Grande vencedor do Concurso do Espaço do Arquiteto do CAU/RS é de Porto Alegre

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Na noite da quarta-feira, dia 28/09, ocorreu na sede do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) a Cerimônia de Divulgação dos Vencedores do Concurso Público Nacional de Arquitetura de Interiores para o Espaço do Arquiteto do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul – CAU/RS, localizado na capital gaúcha.O concurso é uma promoção do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS) com organização do IAB RS.
 

O evento, que começou com falas explicativas da Comissão Organizadora, composta por Pedro Xavier de Araujo como Coordenador e Marcelo Arioli Heck como Coordenador Adjunto, contou a participação das arquitetas e urbanistas Aline Fuhrmeister e Tânia Bertolucci da Comissão Julgadora na leitura da ata. No total, foram 42 inscritos e 37 propostas enviadas de nove estados brasileiros, sendo a maioria do Rio Grande do Sul. "Desde o lançamento do Concurso até a data de hoje foram três meses de trabalho onde cumprimos todos os prazos", comemorou Marcelo Arioli Heck.
 

Para Tiago Holzmann da Silva, Presidente do IAB RS, um aspecto que diferencia o Concurso Público das demais maneiras de licitar é a clara definição do objeto e a precisão do valor dos honorários. “Ganha o profissional arquiteto e urbanista, ganha o promotor do concurso e ganha a sociedade com uma edificação ou espaço de qualidade. Nós estamos aqui também para celebrar esta forma de contratação”, concluiu.

Joaquim Haas, Presidente em Exercício do CAU/RS, colocou que a realização deste concurso é um grande marco para os arquitetos e urbanistas gaúchos. “Defendemos a realização de concursos de Arquitetura e Urbanismo e nada melhor do que ser exemplo”, comemorou Joaquim.
 

O 1º lugar foi para arquiteta e urbanista Paula Zielinski Otto, do escritório Arquitetura Nacional, de Porto Alegre, que foi saudado por todos os presentes na Cerimônia. A responsável pelo projeto vencedor, defendeu a atuação de seu escritório, o Arquitetura Nacional, e disse que este prêmio é de todos que trabalharam juntos na procura pelas melhores soluções.

“Nossa ideia foi valorizar elementos brasileiros em função de ser o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul, mas ter essa relação com o do Brasil. Utilizamos materiais que buscassem esses elementos, valorizamos a área de exposições para evitar espaços ociosos e criamos um núcleo de atividade central, que permite a flexibilidade de uso do espaço”, comentou Paula.

O 2º com um escritório de Belo Horizonte (MG), o Linha2 Arquitetura, com Thiago Barbosa de Campos como profissional titular responsável e o 3º lugar ficou com Estevan Barin, do EArquitetos, de Santa Maria (RS).

 

 

 
O 4º lugar ficou com Felipe de Souza Lima Pacheco, do escritório Felipe Pacheco Arquitetos, e o 5º Lugar com Rodrigo Spinelli, do Projet Arquitetura, de Lajeado (RS). “Esta é minha sexta participação em concursos públicos. A primeira aconteceu há vinte anos, quando recém-formado”, relembrou Felipe. “O edital é a voz do cliente e este, especificamente, estava muito bem organizado, o que facilita o trabalho da equipe no desenvolvimento do projeto”, enfatizou.

A Menção Honrosa foi para Jean Grivot Avancini, do Hype Studio, que foi representado pelo coautor do projeto, Gabriel Johansson Azeredo, do ALTA. Gabriel destacou a importância de os profissionais aproveitarem a oportunidade do concurso público para experimentar. “Acredito que se destaca quem apresenta uma ideia radical, uma ideia forte, para a solução”, ressaltou.
 

 

Próxima etapas
Após a divulgação dos vencedores, haverá o pagamento do prêmio aos cinco primeiros colocados e a contratação do 1º lugar para execução do projeto. Todas as propostas participantes estão expostas no IAB RS até 13 de novembro para visitação pública.
 

Confira o resultado completo com a lista de todos os premiados no site oficial: http://concursos.arqs.com.br/concursocaurs/resultado/
Para assistir o vídeo da cerimônia acesse: www.youtube.com/user/iabrstv
 

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos

No dia 25 de abril Portugal relembra os 50 anos da Revolução Portuguesa. Nesta data, em 1974, ocorreu o evento conhecido como Revolução dos Cravos, marcando o fim da ditadura salazarista. Para relembrar a data, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) e a ADUFRGS Sindical, com apoio do Consulado Português, inauguram a exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, a partir de uma coleção de cartazes da época colecionados pela arquiteta e pesquisadora Daniela Fialho. A abertura ocorrerá no dia 25 de abril, às 18h45, no Solar do IAB (Rua General Canabarro 363, Centro Histórico, em Porto Alegre). A entrada é franca.

Leia Mais →

Documentário “Vozes da arquitetura Porto Alegrense” encerra programação de aniversário do IAB RS

O último dia da programação especial que comemorou os 76 anos do IAB RS foi marcado pela exibição do documentário “Vozes da Arquitetura Porto Alegrense”. O filme, produzido pela entidade com apoio institucional do CAU/RS, reuniu depoimentos de 19 profissionais, que falaram sobre a profissão e suas percepções envolvendo aspectos como criatividade, coletividade e outros significados. Além da exibição, foram anunciados dois editais de cultura. 

Leia Mais →

Outras Notícias

NOTA PÚBLICA

As entidades Associação dos Técnicos de Nível Superior de Porto Alegre (Astec), Instituto de Arquitetos do Brasil – Depto Rio Grande do Sul (IAB RS), Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), ONG Acesso Cidadania e Direitos Humanos e Sociedade de Economia do Rio Grande do Sul (SOCECON) entraram com ação ordinária a fim de denunciar irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental – Biênio 2024/2025. 

Leia Mais →

Desafios do planejamento urbano e gestão em Porto Alegre foram temas de debate no IAB RS

A relação envolvendo o setor imobiliário e a administração pública na Capital, bem como os desdobramentos da revisão do Plano Diretor e as eleições para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA), foram alguns dos tópicos abordados no debate “Planejamento Urbano e Gestão: desafios atuais e perspectivas futuras para Porto Alegre”, que ocorreu no dia 28 de março na sede do IAB RS, em Porto Alegre.

Leia Mais →

Arquiteta Enilda Ribeiro é homenageada em evento do IAB RS

Para comemorar os 76 anos do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), a entidade planejou uma série com três eventos especiais para debater a profissão, relembrar a história e preservar memórias. Na primeira atividade, a palestra “Acervos em arquitetura e urbanismo – homenagem a Enilda Ribeiro” promoveu o encontro entre o professor da FAUUSP e coordenador da biblioteca da FAUUSP, Eduardo Costa; o membro do conselho consultivo do Centro de Memória CAU/RS, José Daniel Simões; e a copresidente do IAB RS e responsável pelo projeto documental, Bruna Tavares. 

Leia Mais →

IAB RS participa do painel RS Seguro COMunidade no South Summit

A copresidente Clarice Oliveira falou sobre a importância dos Concursos Públicos de Projeto e dos processos participativos que o IAB RS vem implantando junto ao governo do Estado. Durante sua fala, destacou que “o IAB RS desenvolve concursos de projeto urbanístico integrai que tem como um pilar muito importante a participação da comunidade no processo inicial de elaboração do programa de necessidades, que vai constituir as bases do concurso público de projetos”.

Leia Mais →