O evento, que começou com falas explicativas da Comissão Organizadora, composta por Pedro Xavier de Araujo como Coordenador e Marcelo Arioli Heck como Coordenador Adjunto, contou a participação das arquitetas e urbanistas Aline Fuhrmeister e Tânia Bertolucci da Comissão Julgadora na leitura da ata. No total, foram 42 inscritos e 37 propostas enviadas de nove estados brasileiros, sendo a maioria do Rio Grande do Sul. "Desde o lançamento do Concurso até a data de hoje foram três meses de trabalho onde cumprimos todos os prazos", comemorou Marcelo Arioli Heck.
Para Tiago Holzmann da Silva, Presidente do IAB RS, um aspecto que diferencia o Concurso Público das demais maneiras de licitar é a clara definição do objeto e a precisão do valor dos honorários. “Ganha o profissional arquiteto e urbanista, ganha o promotor do concurso e ganha a sociedade com uma edificação ou espaço de qualidade. Nós estamos aqui também para celebrar esta forma de contratação”, concluiu.
Joaquim Haas, Presidente em Exercício do CAU/RS, colocou que a realização deste concurso é um grande marco para os arquitetos e urbanistas gaúchos. “Defendemos a realização de concursos de Arquitetura e Urbanismo e nada melhor do que ser exemplo”, comemorou Joaquim.
O 1º lugar foi para arquiteta e urbanista Paula Zielinski Otto, do escritório Arquitetura Nacional, de Porto Alegre, que foi saudado por todos os presentes na Cerimônia. A responsável pelo projeto vencedor, defendeu a atuação de seu escritório, o Arquitetura Nacional, e disse que este prêmio é de todos que trabalharam juntos na procura pelas melhores soluções.
“Nossa ideia foi valorizar elementos brasileiros em função de ser o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul, mas ter essa relação com o do Brasil. Utilizamos materiais que buscassem esses elementos, valorizamos a área de exposições para evitar espaços ociosos e criamos um núcleo de atividade central, que permite a flexibilidade de uso do espaço”, comentou Paula.
O 2º com um escritório de Belo Horizonte (MG), o Linha2 Arquitetura, com Thiago Barbosa de Campos como profissional titular responsável e o 3º lugar ficou com Estevan Barin, do EArquitetos, de Santa Maria (RS).
A Menção Honrosa foi para Jean Grivot Avancini, do Hype Studio, que foi representado pelo coautor do projeto, Gabriel Johansson Azeredo, do ALTA. Gabriel destacou a importância de os profissionais aproveitarem a oportunidade do concurso público para experimentar. “Acredito que se destaca quem apresenta uma ideia radical, uma ideia forte, para a solução”, ressaltou.
Próxima etapas
Após a divulgação dos vencedores, haverá o pagamento do prêmio aos cinco primeiros colocados e a contratação do 1º lugar para execução do projeto. Todas as propostas participantes estão expostas no IAB RS até 13 de novembro para visitação pública.
Confira o resultado completo com a lista de todos os premiados no site oficial: http://concursos.arqs.com.br/concursocaurs/resultado/
Para assistir o vídeo da cerimônia acesse: www.youtube.com/user/iabrstv