Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

IAB celebrou seus 65 anos com homenagens e memórias

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
O Instituto que representa os arquitetos e urbanistas gaúchos comemorou na última quarta-feira (20/03) 65 anos de atividades. O IAB-RS abriu o Solar Conde de Porto Alegre, no Centro Histórico da capital, para uma confraternização a partir das 19 horas em homenagem aos ex-presidentes. 
O evento reuniu cerca de 150 pessoas, entre elas 13 ex-presidentes do Instituto e seus familiares. A cerimônia contou com um vídeo em homenagem aos ex-presidentes,  além de discursos de ex-presidentes e arquitetos convidados, que relembraram as histórias e fatos políticos da época da Legalidade.
O evento teve a presença do Vice – Prefeito em exercício, Sebastião Melo, que salientou a importância de um trabalho de parceria como o IAB no desenvolvimento urbano da cidade, lembrando do "10 pontos para um Projeto Cidade" criado pelo Instituto, e que para ele auxilia no processo de urbanização e também foi tema de debate com candidatos durante a eleição. Sebastião valorizou ainda a participação do IAB no debate sobre as obras da Avenida Edvaldo Pereira Paiva, considerando legítima e relevante as contribuições oferecidas ao longo desse processo, além de anunciar a criação de um instituto de planejamento urbano da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, intensificando a importância do apoio do IAB.
O Deputado Estadual Arquiteto Vinícius Ribeiro também saudou aos presentes manifestando seu compromisso com a causa dos arquitetos e afirmou que sua trajetória política está baseada na sua atuação como estudante e como profissional de arquitetura e urbanismo.
O ex presidente do IAB RS e do IAB nacional, Telmo Magadan, foi o escolhido para falar em nome dos ex presidentes e foi enfático na definição do IAB como um dos principais espaços de discussão da cidade e da política urbana. Fez um relato da história da entidade e manifestou sua profunda emoção em ser o porta voz dos ex presidentes e dirigentes do IAB RS com especial homenagem à ex presidente Enilda Ribeiro e à sempre presente Salma Cafruni.
O presidente do Instituto, Tiago Holzmann da Silva, saudou os convidados anunciando os projetos para 2013 como caravanas e interiorização, projetos culturais, patrocínios, e destacou o que já foi feito na gestão em 2012.“Hoje, o IAB está buscando recuperar e ampliar sua atuação na defesa da cidade e do seu desenvolvimento sustentável e justo, assim como ações de valorização da arquitetura e de fomento da cultura arquitetônica”, destaca o presidente.

Confira o álbum completo do evento aqui.

Confira a lista dos ex-presidentes:
Ernani Dias Corrêa – 1948
Max Herrmann Schlüpmann – 1949/1950 e 1951/1952
Roberto Felix Veronese – 1953/1954
Emil Achutti Bered – 1955/1956
Manoel José Carvalho Meira – 1957
Emil Achutti Bered – 1958
Irineu Breitmaz – 1959/1960 , 1961
Miguel Alves Pereira – 1962/1963
Irineu Breitmaz – 1964
Edegar Bittencourt da Luz – 1965
Cláudio Luiz Araujo – 1966/1967
Demétrio Ribeiro – 1968/1969
Günter Weimer – 1970/1971
Newton Burmeister – 1972/1973
Jorge Decken Debiagi – 1974/1975
José Albano Volkmer – 1976/1977
Telmo Borba Magadan – 1978/1979
Enilda Ribeiro – 1980/1981
Augusto Primo Portugal – 1982/1983
Maria Isabel Marocco Milanez – 1984/1985
Rômulo Krafta – 1986/1987
David Léo Bondar – 1988/1989
Ivan Gilberto Borges Mizoguchi – 1990/1991
Sônia Nara P. Rego Mascarello – 1992/1993
Carlos Maximiliano Fayet – 1994/1995 e 1996/1997
Francisco Danilo Menezes Landó – 1998/1999 e 2000/2001
José Albano Volkmer – 2002/2003 e 2004/2005
Iran Fernando da Rosa – 2006/2007
Carlos Alberto Sant´Ana – 2008/2009 – 2010/2011


 

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Começa a Conferência de Avaliação do Plano Diretor

Diretoria do IAB RS marcará presença no evento ocorre nesta terça, quarta e quinta-feira, 7, 8 e 9 de março, no Salão de Atos da PUCRS. Promovida pela Diretoria de Planejamento Urbano da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), a conferência vai analisar os pontos positivos e negativos do atual Plano Diretor, instituído pela Lei Complementar 434/1999 e atualizado pela Lei Complementar 646/2010.

Leia Mais →

NOTA DE PESAR: Vera Fabrício Carvalho

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) informa com imenso pesar o falecimento da arquiteta e urbanista Vera Fabricio Carvalho, uma das profissionais que permaneceu em atividade por mais tempo no Estado. Ela era o registro de nº 12 do CAU em todo o Brasil.

Leia Mais →

Entidades se reúnem para tratar do Plano Diretor de Porto Alegre

Representantes da Ernst & Young, consultoria que trabalha com a prefeitura na revisão do Plano Diretor de Porto Alegre, estiveram reunidos nesta semana com três entidades de arquitetura e urbanismo com atuação local – Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA-RS), Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-RS) e Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS).

Leia Mais →

Outras Notícias

IAB RS assina manifesto em apoio à tribo Gah Té

Na defesa por mais justiça social, solidariedade e respeito aos povos indígenas brasileiro, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) assinou com mais 30 entidades um manifesto em apoio a Retomada Gãh Ré e em defesa da Cacica Gah Té.

Leia Mais →

IAB apresenta proposta de Revisão do Plano Diretor de Xangri-lá

Na última sexta-feira (13/01) o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) apresentou ao Ministério Público e a Associação de Moradores do município de Xangri-lá, no litoral gaúcho, um Relatório Técnico com objetivo de analisar a proposta de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental do Município (PDDUA).

Leia Mais →

Repúdio aos atos terroristas em Brasília

O Instituto de Arquitetos do Brasil manifesta seu veemente repúdio aos atos terroristas ocorridos hoje, dia 08 de janeiro de 2023, em Brasília.

Inaceitável que as autoridades responsáveis pela manutenção da ordem não atuem firmemente contra os atos de desrespeito ao resultado legítimo das eleições, a invasão e a depredação do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do tribunal Superior Federal.

Leia Mais →

Nova diretoria do IAB RS toma posse para a gestão 2023-2025

No último sábado (17/12) o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) realizou a cerimônia de posse da nova diretoria da entidade para o triênio 2023-2025. Mais de 100 pessoas estiveram no Solar da entidade para prestigiar o evento que oficializou o mandato da chapa “IAB Cidade, Cultura e Sociedade” em formato de presidência coletiva, composta por membros da gestão anterior em conjunto com novos integrantes.

Leia Mais →