Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

IAB celebrou seus 65 anos com homenagens e memórias

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
O Instituto que representa os arquitetos e urbanistas gaúchos comemorou na última quarta-feira (20/03) 65 anos de atividades. O IAB-RS abriu o Solar Conde de Porto Alegre, no Centro Histórico da capital, para uma confraternização a partir das 19 horas em homenagem aos ex-presidentes. 
O evento reuniu cerca de 150 pessoas, entre elas 13 ex-presidentes do Instituto e seus familiares. A cerimônia contou com um vídeo em homenagem aos ex-presidentes,  além de discursos de ex-presidentes e arquitetos convidados, que relembraram as histórias e fatos políticos da época da Legalidade.
O evento teve a presença do Vice – Prefeito em exercício, Sebastião Melo, que salientou a importância de um trabalho de parceria como o IAB no desenvolvimento urbano da cidade, lembrando do "10 pontos para um Projeto Cidade" criado pelo Instituto, e que para ele auxilia no processo de urbanização e também foi tema de debate com candidatos durante a eleição. Sebastião valorizou ainda a participação do IAB no debate sobre as obras da Avenida Edvaldo Pereira Paiva, considerando legítima e relevante as contribuições oferecidas ao longo desse processo, além de anunciar a criação de um instituto de planejamento urbano da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, intensificando a importância do apoio do IAB.
O Deputado Estadual Arquiteto Vinícius Ribeiro também saudou aos presentes manifestando seu compromisso com a causa dos arquitetos e afirmou que sua trajetória política está baseada na sua atuação como estudante e como profissional de arquitetura e urbanismo.
O ex presidente do IAB RS e do IAB nacional, Telmo Magadan, foi o escolhido para falar em nome dos ex presidentes e foi enfático na definição do IAB como um dos principais espaços de discussão da cidade e da política urbana. Fez um relato da história da entidade e manifestou sua profunda emoção em ser o porta voz dos ex presidentes e dirigentes do IAB RS com especial homenagem à ex presidente Enilda Ribeiro e à sempre presente Salma Cafruni.
O presidente do Instituto, Tiago Holzmann da Silva, saudou os convidados anunciando os projetos para 2013 como caravanas e interiorização, projetos culturais, patrocínios, e destacou o que já foi feito na gestão em 2012.“Hoje, o IAB está buscando recuperar e ampliar sua atuação na defesa da cidade e do seu desenvolvimento sustentável e justo, assim como ações de valorização da arquitetura e de fomento da cultura arquitetônica”, destaca o presidente.

Confira o álbum completo do evento aqui.

Confira a lista dos ex-presidentes:
Ernani Dias Corrêa – 1948
Max Herrmann Schlüpmann – 1949/1950 e 1951/1952
Roberto Felix Veronese – 1953/1954
Emil Achutti Bered – 1955/1956
Manoel José Carvalho Meira – 1957
Emil Achutti Bered – 1958
Irineu Breitmaz – 1959/1960 , 1961
Miguel Alves Pereira – 1962/1963
Irineu Breitmaz – 1964
Edegar Bittencourt da Luz – 1965
Cláudio Luiz Araujo – 1966/1967
Demétrio Ribeiro – 1968/1969
Günter Weimer – 1970/1971
Newton Burmeister – 1972/1973
Jorge Decken Debiagi – 1974/1975
José Albano Volkmer – 1976/1977
Telmo Borba Magadan – 1978/1979
Enilda Ribeiro – 1980/1981
Augusto Primo Portugal – 1982/1983
Maria Isabel Marocco Milanez – 1984/1985
Rômulo Krafta – 1986/1987
David Léo Bondar – 1988/1989
Ivan Gilberto Borges Mizoguchi – 1990/1991
Sônia Nara P. Rego Mascarello – 1992/1993
Carlos Maximiliano Fayet – 1994/1995 e 1996/1997
Francisco Danilo Menezes Landó – 1998/1999 e 2000/2001
José Albano Volkmer – 2002/2003 e 2004/2005
Iran Fernando da Rosa – 2006/2007
Carlos Alberto Sant´Ana – 2008/2009 – 2010/2011


 
IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

NOTA PÚBLICA

As entidades Associação dos Técnicos de Nível Superior de Porto Alegre (Astec), Instituto de Arquitetos do Brasil – Depto Rio Grande do Sul (IAB RS), Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), ONG Acesso Cidadania e Direitos Humanos e Sociedade de Economia do Rio Grande do Sul (SOCECON) entraram com ação ordinária a fim de denunciar irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental – Biênio 2024/2025. 

Leia Mais →

Desafios do planejamento urbano e gestão em Porto Alegre foram temas de debate no IAB RS

A relação envolvendo o setor imobiliário e a administração pública na Capital, bem como os desdobramentos da revisão do Plano Diretor e as eleições para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA), foram alguns dos tópicos abordados no debate “Planejamento Urbano e Gestão: desafios atuais e perspectivas futuras para Porto Alegre”, que ocorreu no dia 28 de março na sede do IAB RS, em Porto Alegre.

Leia Mais →

Arquiteta Enilda Ribeiro é homenageada em evento do IAB RS

Para comemorar os 76 anos do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), a entidade planejou uma série com três eventos especiais para debater a profissão, relembrar a história e preservar memórias. Na primeira atividade, a palestra “Acervos em arquitetura e urbanismo – homenagem a Enilda Ribeiro” promoveu o encontro entre o professor da FAUUSP e coordenador da biblioteca da FAUUSP, Eduardo Costa; o membro do conselho consultivo do Centro de Memória CAU/RS, José Daniel Simões; e a copresidente do IAB RS e responsável pelo projeto documental, Bruna Tavares. 

Leia Mais →

IAB RS participa do painel RS Seguro COMunidade no South Summit

A copresidente Clarice Oliveira falou sobre a importância dos Concursos Públicos de Projeto e dos processos participativos que o IAB RS vem implantando junto ao governo do Estado. Durante sua fala, destacou que “o IAB RS desenvolve concursos de projeto urbanístico integrai que tem como um pilar muito importante a participação da comunidade no processo inicial de elaboração do programa de necessidades, que vai constituir as bases do concurso público de projetos”.

Leia Mais →

Outras Notícias

Arquiteta Enilda Ribeiro é destaque na coluna Almanaque, da Zero Hora

Enilda foi uma das primeiras mulheres a ser diplomada no curso específico em Arquitetura no Rio Grande do Sul. Além e ter lutado pela criação do curso superior de graduação na URFGS, foi presidente do IAB/RS entre 1980 e 1981. “Eu gostaria muito de ter conversado, em algum momento, com ela sobre os desafios que foram enfrentados, tanto no IAB-RS quanto em nível nacional, onde ela articulou a construção de ideias e diretrizes para a formação de um conselho próprio de arquitetura e urbanismo”, declarou a co-presidente do IAB/RS, Bruna Tavares.

Leia Mais →

Na mídia: “Depois de construído, é difícil reverter”: o que dizem especialistas sobre mudanças na fachada do Pontal Shopping

Especialistas em urbanismo avaliam que a readequação da fachada da loja Leroy Merlin, no Pontal Shopping, na zonal sul de Porto Alegre, traz pequenas melhorias no visual e no microclima, mas não resolve o problema de sua construção ter se tornado uma barreira à contemplação e à conexão da Avenida Padre Cacique com a orla do Guaíba. Em entrevista ao jornal Zero Hora, a co-presidente do IAB-RS, Clarice Oliveira, ressalta que “Uma parede verde de plantas naturais é positiva porque vai diminuir o calor naquele microclima, com menos concreto. Vai ficar mais agradável, mas continuará sendo um paredão sem interface com o outro lado. Não vai deixar de ser uma barreira”.

Leia Mais →

NOTA PÚBLICA SOBRE OS PROCESSOS DE IMPUGNAÇÃO NAS ELEIÇÕS PARA O CMDUA.

O IAB-RS expressa preocupação em relação à ausência de registro dos pedidos de impugnação apresentados pelo instituto no âmbito do processo eleitoral das entidades de classe ligadas ao planejamento urbano no Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA). Conforme o cronograma estabelecido no edital 006/2023, utilizando os critérios estipulados no item 2.11 do referido edital, foi emitido um documento elencando 23 entidades que não demonstram caráter de atividades relacionadas ao planejamento urbano. Isso ocorreu após análise apropriada e indicação da regularidade dessas entidades para participação nas eleições do CMDUA.

Leia Mais →