IAB da Bahia consegue interdição de obra de espigão em região histórica de Salvador

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Assim como o IAB RS vem batalhando em Porto Alegre para anular o projeto do Consórcio Cais Mauá, que prevê a construção de um shopping center e a demolição de armazéns, o IAB da Bahia também estava na luta para impedir a construção de um grande empreendimento em Salvador, em região de edificações tombadas.

O Instituto de Arquitetos do Brasil na Bahia (IAB-BA) conseguiu recentemente um importante resultado, junto ao IPHAN, ao encaminhar solicitação de reavaliação do processo em que o IPHAN-BA autorizou a construção do Empreendimento LA VUE.

O edifício, projetado para alcançar 107 metros de altura, está situado em área de conjunto de edificações tombadas em nível federal, composta por: Conjunto de Santo Antônio da Barra, Forte São Diogo, Forte Santa Maria e Forte Santo Antônio/Farol da Barra. Como resultado da ação do IAB-BA, o IPHAN revogou a autorização do IPHAN-BA e determinou a interdição da obra.

Para Tiago Holzmann da Silva, presidente do IAB RS, é altamente elogiável esta tomada de posição do IPHAN e a conclusão de que a paisagem e o patrimônio da cidade e da sociedade é mais importante que a especulação imobiliária.

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Outras Notícias

IAB RS recebeu o arquiteto Gustavo Utrabo

Arte, engenharia e sociedade são partes constitutivas da prática do Estúdio Gustavo Utrabo. Se um impulsiona a imaginação e os outros tornam os sonhos possíveis, é nessa troca constante que a sua atuação encontra seu chão e faz sua maneira de ver, agir e conviver no mundo.

Leia Mais →

IAB realiza abaixo assinado em defesa das DCNs e da qualidade da formação em Arquitetura e Urbanismo

Convidamos os(as) arquitetos (as) e urbanistas brasileiros e a todos(as) os(as) que defendem a educação de qualidade que assinem o presente abaixo assinado, cujo objetivo é solicitar ao Ministério da Educação (MEC) a homologação de proposta para as novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino de Graduação de Arquitetura e Urbanismo (DCN´s), elaborada entre 2013 e 2023, pela comunidade profissional, científica, acadêmica e estudantil e o conselho regulador da profissão.

Leia Mais →