Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

IAB de Erechim faz proposta para Centro Histórico do município

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Os visitantes da Feira do Livro de Erechim puderam conferir, além das diversas atividades e opções culturais, uma amostra do que será o Centro Histórico e Comercial da cidade gaúcha. O Parklet, montado pelo núcleo do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) de Erechim, em frente ao Prédio da antiga EMA – onde acontece a feira – faz parte da proposta de revitalização do centro do município.
De acordo com a diretoria do núcleo do IAB RS, o Parklet é utilizado como equipamento que ocupa espaços ociosos entre vagas de estacionamento ou entrada de veículos. O Parklet pode conter bancos, canteiros com vegetação, mesas, estacionamento para bicicletas, totem com informações e espaços para exposições artísticas. O objetivo é dar prioridade para às pessoas e deixar veículos em segundo plano. O IAB RS adianta que o Parklet montado na Feira do Livro possivelmente irá para outro lugar, após o término do evento.
O projeto piloto de requalificação do centro urbano de Erechim, que tem como parceiros e apoiadores a Accie, o IAB RS o Sindilojas, a UFFS e a URI, e se constitui num estudo, visa tornar a cidade atraente para ela mesma e para os outros. Estão previstos também a mudança no passeio público para dar acessibilidade a todos, a criação de esquinas protegidas com segurança contra o tráfego, a inclusão de parklets definitivos, e limpeza das fachadas.  O projeto ainda contempla a inclusão de multiespaços, a relocação de taxis, a implantação de uma ciclofaixa e a adequação da iluminação pública com o objetivo de humanizar a cidade por meio dos espaços públicos e torná-los mais adequados.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Outras Notícias