Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

IAB promove abraço ao patrimônio

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Na manhã do sábado (18/08), na Praça da Alfândega, em Porto Alegre, ocorreu uma mobilização nacional simultânea em defesa do patrimônio cultural envolvendo entidades e a comunidades de diversos municípios do país. A iniciativa do “Abraço ao Patrimônio do Brasil” foi do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB). 

De acordo com o presidente nacional do IAB, Nivaldo Andrade, o Brasil tem um patrimônio cultural rico e diversificado, que vem sendo objeto de abandono, descaso e destruição, apesar da atuação dos órgãos federal, estaduais e municipais voltados à sua preservação, cujos recursos humanos e econômicos têm sido sempre inferiores ao necessário para que possam cumprir plenamente suas funções. “Preservar nosso patrimônio cultural, seja de natureza material ou imaterial, significa garantir o direito às futuras gerações de conhecer sua história e sua memória coletiva, conforme estabelecido pela Constituição Federal”, explica Nivaldo.
 


Na ocasião, houve  homenagem à arquiteta e urbanista Briane Bicca (in memorian) por sua trajetória de defesa ao patrimônio histórico cultural. Quem passou por lá também recebeu pranchetas para produzir desenhos do patrimônio.
Quem passou por lá também recebeu pranchetas para produzir desenhos do patrimônio.

A ação em rede buscou denunciar o abandono do patrimônio, que vem sendo objeto de descaso e destruição, apesar da atuação dos órgãos federais, estaduais e municipais voltados à sua preservação, cujos recursos humanos e econômicos tem sido sempre – e atualmente mais do que nunca – inferiores ao necessário para que possam cumprir plenamente suas funções.

Além de Porto Alegre, o abraço aos patrimônios culturais movimentou outros 20 prédios históricos ontem: Estação de Trem do Valongo (Santos-SP), Complexo Fepasa (Jundiaí-SP), Cine Jandaia (Salvador-BA), Casa Padre Palmeira (Vitória da Conquista-BA), Igreja de São Sebastião de Planaltina (Brasília-DF), Faculdade de Artes Dulcina de Moraes (Brasília-DF), Igreja Nossa Senhora do Rosário (Vila Velha-ES), Museu da Imagem e do Som Cuiabá, Instituto Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Cuiabá-MT), Morada do Bais (Campo Grande-MS), Praça Carlos Drummond de Andrade(Belo Horizonte-MG), Sede do IAB-PB (João Pessoa-PB), Sede do IAB-PE (Recife-PE), Hotel Glória e Palacete São Cornélio (Rio de Janeiro-RJ), Cinema Icaraí (Niterói-RJ), Museu Anita Garibaldi (Laguna-SC), Centro de Conviência Cultural (Campinas-SP), Palacete Batista Seroni (Santa Maria-RS), Antiga Prefeitura (Santa Rosa) e Casa Finco (Caxias).
 
IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

COMUNICADO DO IAB RS SOBRE O ESTADO DE CALAMIDADE CLIMÁTICA

O momento é grave e compreendemos que enquanto Instituto temos um trabalho de articulação de impacto a médio prazo, sendo provocadas e estruturadas redes que auxiliem nas questões habitacionais e de reestruturação das cidades, com projetos que considerem os riscos e impactos que os eventos climáticos tem gerado em nossas cidades, de modo mais frequente e de maior intensidade. Compreendendo a sensibilidade das questões ambientais, com a natureza impondo seus limites, frente às ocupações urbanas.

Leia Mais →

Outras Notícias

Nota pública em apoio às familias atingidas pelas enchentes no RS

O IAB-RS manifesta solidariedade às famílias atingidas pelas inundações e enchentes no Rio Grande do Sul. Os eventos de chuvas extremas estão se mostrando uma realidade com recorrência no nosso estado. O momento pede a soma de esforços de todos os setores da sociedade para ajudar aqueles que estão em situação de vulnerabilidade.

Leia Mais →

IAB RS participa da 178ª reunião do COSU

O correu em Aracaju, nos dias 22 e 24 de abril, o 1º Seminário Nacional de Arquitetura e Urbanismo do estado de Sergipe (ArqUrb.SE). Na sequência, entre os dias 25 e 27 de abril, foi realizada a 178ª Reunião do Conselho Superior do IAB (COSU), com abrangência nacional. Os dois eventos foram promovidos pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Sergipe (IAB-SE) com apoio do IAB Nacional. O IAB RS esteve presente na reunião.

Leia Mais →

Primeira fase da requalificação da Avenida 25 de Julho em Flores da Cunha iniciará em maio

Flores da Cunha de cara nova: a partir do mês de maio, a principal via da cidade – que conecta o município de norte a sul – será requalificada. A iniciativa da administração municipal iniciou ainda em 2021, com o lançamento do Concurso Público Nacional “Avenida 25 de Julho”, realizado em parceria com o IAB RS, e apoio do CAU/RS e da ABAP, e resultou em um novo projeto estético e funcional para a Avenida 25 de Julho. Em função das chuvas, a prefeitura informou que a cerimônia de início da obra, com o lançamento da Pedra Fundamental, foi adiada, e nova data será divulgada em breve.

Leia Mais →

50 anos do retorno da democracia em Portugal e colônias africanas é celebrado com exposição no IAB RS

Em 25 de abril de 1974 Portugal retomava o regime democrático, após um longo período de ditadura iniciada em 1933. A chamada Revolução dos Cravos é relembrada, 50 anos depois, por meio de uma exposição organizada pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) e a ADUFRGS Sindical, com apoio do Consulado Português, e curadoria de Airton Cattani e Daniela Fialho, que colecionou 47 cartazes de manifestações distribuídos nas ruas no período da revolução. A exposição segue aberta no Solar do IAB (Rua General Canabarro 363, Centro Histórico, em Porto Alegre), com visitação gratuita de segunda a sexta-feira, das 10h às 12h, e das 14h30 às 17h, até o dia 24 de maio.

Leia Mais →