Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

IAB promove abraço ao patrimônio

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Na manhã do sábado (18/08), na Praça da Alfândega, em Porto Alegre, ocorreu uma mobilização nacional simultânea em defesa do patrimônio cultural envolvendo entidades e a comunidades de diversos municípios do país. A iniciativa do “Abraço ao Patrimônio do Brasil” foi do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB). 

De acordo com o presidente nacional do IAB, Nivaldo Andrade, o Brasil tem um patrimônio cultural rico e diversificado, que vem sendo objeto de abandono, descaso e destruição, apesar da atuação dos órgãos federal, estaduais e municipais voltados à sua preservação, cujos recursos humanos e econômicos têm sido sempre inferiores ao necessário para que possam cumprir plenamente suas funções. “Preservar nosso patrimônio cultural, seja de natureza material ou imaterial, significa garantir o direito às futuras gerações de conhecer sua história e sua memória coletiva, conforme estabelecido pela Constituição Federal”, explica Nivaldo.
 


Na ocasião, houve  homenagem à arquiteta e urbanista Briane Bicca (in memorian) por sua trajetória de defesa ao patrimônio histórico cultural. Quem passou por lá também recebeu pranchetas para produzir desenhos do patrimônio.
Quem passou por lá também recebeu pranchetas para produzir desenhos do patrimônio.

A ação em rede buscou denunciar o abandono do patrimônio, que vem sendo objeto de descaso e destruição, apesar da atuação dos órgãos federais, estaduais e municipais voltados à sua preservação, cujos recursos humanos e econômicos tem sido sempre – e atualmente mais do que nunca – inferiores ao necessário para que possam cumprir plenamente suas funções.

Além de Porto Alegre, o abraço aos patrimônios culturais movimentou outros 20 prédios históricos ontem: Estação de Trem do Valongo (Santos-SP), Complexo Fepasa (Jundiaí-SP), Cine Jandaia (Salvador-BA), Casa Padre Palmeira (Vitória da Conquista-BA), Igreja de São Sebastião de Planaltina (Brasília-DF), Faculdade de Artes Dulcina de Moraes (Brasília-DF), Igreja Nossa Senhora do Rosário (Vila Velha-ES), Museu da Imagem e do Som Cuiabá, Instituto Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Cuiabá-MT), Morada do Bais (Campo Grande-MS), Praça Carlos Drummond de Andrade(Belo Horizonte-MG), Sede do IAB-PB (João Pessoa-PB), Sede do IAB-PE (Recife-PE), Hotel Glória e Palacete São Cornélio (Rio de Janeiro-RJ), Cinema Icaraí (Niterói-RJ), Museu Anita Garibaldi (Laguna-SC), Centro de Conviência Cultural (Campinas-SP), Palacete Batista Seroni (Santa Maria-RS), Antiga Prefeitura (Santa Rosa) e Casa Finco (Caxias).
 
IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos

No dia 25 de abril Portugal relembra os 50 anos da Revolução Portuguesa. Nesta data, em 1974, ocorreu o evento conhecido como Revolução dos Cravos, marcando o fim da ditadura salazarista. Para relembrar a data, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) e a ADUFRGS Sindical, com apoio do Consulado Português, inauguram a exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, a partir de uma coleção de cartazes da época colecionados pela arquiteta e pesquisadora Daniela Fialho. A abertura ocorrerá no dia 25 de abril, às 18h45, no Solar do IAB (Rua General Canabarro 363, Centro Histórico, em Porto Alegre). A entrada é franca.

Leia Mais →

Documentário “Vozes da arquitetura Porto Alegrense” encerra programação de aniversário do IAB RS

O último dia da programação especial que comemorou os 76 anos do IAB RS foi marcado pela exibição do documentário “Vozes da Arquitetura Porto Alegrense”. O filme, produzido pela entidade com apoio institucional do CAU/RS, reuniu depoimentos de 19 profissionais, que falaram sobre a profissão e suas percepções envolvendo aspectos como criatividade, coletividade e outros significados. Além da exibição, foram anunciados dois editais de cultura. 

Leia Mais →

Outras Notícias

NOTA PÚBLICA

As entidades Associação dos Técnicos de Nível Superior de Porto Alegre (Astec), Instituto de Arquitetos do Brasil – Depto Rio Grande do Sul (IAB RS), Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), ONG Acesso Cidadania e Direitos Humanos e Sociedade de Economia do Rio Grande do Sul (SOCECON) entraram com ação ordinária a fim de denunciar irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental – Biênio 2024/2025. 

Leia Mais →

Desafios do planejamento urbano e gestão em Porto Alegre foram temas de debate no IAB RS

A relação envolvendo o setor imobiliário e a administração pública na Capital, bem como os desdobramentos da revisão do Plano Diretor e as eleições para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA), foram alguns dos tópicos abordados no debate “Planejamento Urbano e Gestão: desafios atuais e perspectivas futuras para Porto Alegre”, que ocorreu no dia 28 de março na sede do IAB RS, em Porto Alegre.

Leia Mais →

Arquiteta Enilda Ribeiro é homenageada em evento do IAB RS

Para comemorar os 76 anos do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), a entidade planejou uma série com três eventos especiais para debater a profissão, relembrar a história e preservar memórias. Na primeira atividade, a palestra “Acervos em arquitetura e urbanismo – homenagem a Enilda Ribeiro” promoveu o encontro entre o professor da FAUUSP e coordenador da biblioteca da FAUUSP, Eduardo Costa; o membro do conselho consultivo do Centro de Memória CAU/RS, José Daniel Simões; e a copresidente do IAB RS e responsável pelo projeto documental, Bruna Tavares. 

Leia Mais →

IAB RS participa do painel RS Seguro COMunidade no South Summit

A copresidente Clarice Oliveira falou sobre a importância dos Concursos Públicos de Projeto e dos processos participativos que o IAB RS vem implantando junto ao governo do Estado. Durante sua fala, destacou que “o IAB RS desenvolve concursos de projeto urbanístico integrai que tem como um pilar muito importante a participação da comunidade no processo inicial de elaboração do programa de necessidades, que vai constituir as bases do concurso público de projetos”.

Leia Mais →