Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

IAB realiza 131.° COSU em Ouro Preto

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Entre os dias 13 e 16 de Maio, o IAB realizou em Ouro Preto, Minas Gerais, a 131.° reunião do Conselho superior da entidade, reunindo representantes de departamentos de todo o Brasil. Com a condução do Presidente Nacional do IAB, João Suplicy, foi aprovado o texto da Carta de Ouro Preto (http://www.iab-rs.org.br/noticia.php?id=699) , com co-autoria das entidades nacionais que compõem o Colégio Brasileiro de Arquitetos – CBA – em apoio ao Projeto de Lei enviado pelo Presidente Lula ao Congresso Nacional para criação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo – CAU-BR – antiga reivindicação dos arquitetos brasileiros. Para a aprovação da Carta, estiveram presentes, como convidados, representantes das outras entidades nacionais componentess do CBA.

Além da manifestação em prol do CAU, o COSU discutiu largamente outros assuntos do interesse da entidade e que afetam a profissão como um todo, em grupos de trabalho temáticos. Entre os assuntos mais discutidos estava a disposição do IAB em colaborar ativamente pela regulamentação da Assistência Técnica à Moradia, estabelecida em Lei Federal recentemente, pela implantação do Plano Nacional de Habitação, e colaborando para que o programa Minha Casa Minha Vida contemple da melhor forma possível a necessidade da população brasileira de habitação com qualidade.

O aperfeiçoamento da legislação de concursos, a defesa do patrimônio natural e cultural, e as relações internacionais entre os arquitetos e suas entidades repesentativas também foram temas de discussão e encaminhamentos.

A organização do encontro ficou encarregada ao IAB de Minas Gerais e teve lugar no Grande Hotel de Ouro Preto, edificação de projeto de Oscar Niemeyer erguida em 1939, que por muitos anos foi a única construção moderna permitida naquela cidade tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional. Contando com patrocínio do CREA-MG, a boa organização do evento facilitou o bom desenvolvimento dos trabalhos.

Em nome do Rio Grande do Sul compareceu a delegação chefiada pelo Presidente do IAB-RS, Carlos Alberto Sant’Ana e os conselheiros César Dorfman, Clóvis Ilgenfritz da Silva, José Carlos Pereira da Rosa, Cláudio Fischer, Júlio Celso Vargas e o vice-presidente Tiago Holzmann da Silva.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Outras Notícias