Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

IAB realiza 131.° COSU em Ouro Preto

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Entre os dias 13 e 16 de Maio, o IAB realizou em Ouro Preto, Minas Gerais, a 131.° reunião do Conselho superior da entidade, reunindo representantes de departamentos de todo o Brasil. Com a condução do Presidente Nacional do IAB, João Suplicy, foi aprovado o texto da Carta de Ouro Preto (http://www.iab-rs.org.br/noticia.php?id=699) , com co-autoria das entidades nacionais que compõem o Colégio Brasileiro de Arquitetos – CBA – em apoio ao Projeto de Lei enviado pelo Presidente Lula ao Congresso Nacional para criação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo – CAU-BR – antiga reivindicação dos arquitetos brasileiros. Para a aprovação da Carta, estiveram presentes, como convidados, representantes das outras entidades nacionais componentess do CBA.

Além da manifestação em prol do CAU, o COSU discutiu largamente outros assuntos do interesse da entidade e que afetam a profissão como um todo, em grupos de trabalho temáticos. Entre os assuntos mais discutidos estava a disposição do IAB em colaborar ativamente pela regulamentação da Assistência Técnica à Moradia, estabelecida em Lei Federal recentemente, pela implantação do Plano Nacional de Habitação, e colaborando para que o programa Minha Casa Minha Vida contemple da melhor forma possível a necessidade da população brasileira de habitação com qualidade.

O aperfeiçoamento da legislação de concursos, a defesa do patrimônio natural e cultural, e as relações internacionais entre os arquitetos e suas entidades repesentativas também foram temas de discussão e encaminhamentos.

A organização do encontro ficou encarregada ao IAB de Minas Gerais e teve lugar no Grande Hotel de Ouro Preto, edificação de projeto de Oscar Niemeyer erguida em 1939, que por muitos anos foi a única construção moderna permitida naquela cidade tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional. Contando com patrocínio do CREA-MG, a boa organização do evento facilitou o bom desenvolvimento dos trabalhos.

Em nome do Rio Grande do Sul compareceu a delegação chefiada pelo Presidente do IAB-RS, Carlos Alberto Sant’Ana e os conselheiros César Dorfman, Clóvis Ilgenfritz da Silva, José Carlos Pereira da Rosa, Cláudio Fischer, Júlio Celso Vargas e o vice-presidente Tiago Holzmann da Silva.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS elege nova direção para o triênio 2023/2025

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) elegeu no último sábado (26/11) a nova direção da entidade para o triênio 2023-2025. Foi eleita a chapa única denominada “IAB Cidade, Cultura e Sociedade”, encabeçada pela nova presidente do IAB RS,  Clarice Mizocsky de Oliveira. A arquiteta e urbanista divide a presidência com mais três lideranças femininas que integram a gestão compartilhada: Paula Silva Motta dos Santos, Nathalia Pereira Danezzi e Bruna Bergamaschi Tavares.

Leia Mais →

Eleição virtual no IAB RS será neste sábado (26/11)

A Assembleia Geral Ordinária de Eleições para o triênio 2023/2025, que vai definir a nova diretoria do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS), ocorrerá de forma virtual, no sábado dia 26 de novembro, das 9h às 21h. Vale lembrar que apenas associados arquitetos e urbanistas, em dia com a entidade, poderão participar do processo eleitoral. Também informamos que os núcleos do IAB RS no interior do Estado terão acesso somente a sua plataforma local.

Leia Mais →

Aos 96 anos, o arquiteto Emil Bered lança seu primeiro livro

Autor de várias edificações icônicas da paisagem urbana de Porto Alegre e do interior do Rio Grande do Sul, o arquiteto ex-presidente do IAB RS Emil Bered, de 96 anos, lança seu primeiro livro que apresenta a trajetória profissional e acadêmica, além de oferecer relatos, imagens e emoções de sua vida pessoal, associados a depoimentos de familiares e colegas de profissão. Será na quarta-feira (23/11), às 18h30min, no saguão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS.

Leia Mais →

Outras Notícias

Skate, estruturas e ATHIS são destaque no segundo dia da Trienal

O segundo dia da Trienal de Arquitetura e Urbanismo deu início às atividades no Multipalco do Theatro São Pedro. Na rua, os termômetros marcavam 30º, mas a sede do público era apenas por conhecimento. Os temas principais da quinta-feira rodearam os universos do ensino, das estruturas arquitetônicas, da inovação, e claro, da Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS).

Leia Mais →