Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

IAB RS apresentou Concurso para Memorial das Vítimas da Boate Kiss

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) apresentou na segunda-feira (10/07), em Santa Maria (RS), o concurso público nacional para a seleção de projetos para a construção do Memorial às Vítimas da Tragédia da Boate Kiss.

O evento contou com a presença do prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom; do presidente do IAB RS, Rafael Passos; do presidente da Associação de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), Sergio da Silva;  do vice-presidente da AVTSM, Flávio Silva; da procuradora geral do município, Rossana Schuch Boeira; do representante da Eccon Empreendimentos, Paulo Henrique Corrêa da Silva; e da secretária de Educação, Lúcia Madruga.

Três iniciativas marcaram o evento: a assinatura do termo de desapropriação do imóvel localizado na Rua dos Andradas, no centro de Santa Maria; a apresentação do concurso público nacional de Arquitetos para execução do memorial, organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS); e a assinatura de um termo de cooperação entre prefeitura e Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia em Santa Maria (AVTSM), com apoio do IAB RS. O documento estabelece que o município seja responsável pela contratação e licitação da empresa que fará o projeto do memorial e da empresa que construirá a homenagem.
 

"Ressignificar aquele lugar é o mais importante que podemos fazer agora",
disse o presidente o IAB RS, Rafael Passos.

 
O IAB RS apresentou o concurso que terá custo estimado entre R$ 160 mil e R$ 250 mil e a captação de recursos deve ocorrer até setembro.  A seleção dos inscritos começa em setembro. Antes disso, é preciso captar recursos, por meio da internet, que serão investidos para a execução do projeto vencedor e custos com o certame. Também foram anunciados pelo IAB RS dois seminários que ocorrerão em agosto na cidade, para unir a AVTSM e a comunidade envolvida no processo de construção de memorial. 

 

Confira algumas etapas do concurso:

24 de julho – Lançamento da plataforma digital para crowdfunding (financiamento coletivo pela internet)

18 e 19 de agosto – Seminário com apresentação de memoriais, propostas da AVTSM, conversa aberta à comunidade, definição do conceito e demais desdobramentos

Setembro (sem data definida) – Abertura do prazo de inscrição dos projetos

Entre dezembro de 2017 e janeiro de 2018 – Divulgação dos resultados

27 de janeiro de 2018 – O compromisso assumido pelo prefeito é de que na data em que a tragédia completa cinco anos, em 27 de janeiro de 2018, o prédio esteja demolido e à disposição da associação.

Assista reportagem do evento publicada na RBS TV: CLIQUE AQUI

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Começa a Conferência de Avaliação do Plano Diretor

Diretoria do IAB RS marcará presença no evento ocorre nesta terça, quarta e quinta-feira, 7, 8 e 9 de março, no Salão de Atos da PUCRS. Promovida pela Diretoria de Planejamento Urbano da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), a conferência vai analisar os pontos positivos e negativos do atual Plano Diretor, instituído pela Lei Complementar 434/1999 e atualizado pela Lei Complementar 646/2010.

Leia Mais →

NOTA DE PESAR: Vera Fabrício Carvalho

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) informa com imenso pesar o falecimento da arquiteta e urbanista Vera Fabricio Carvalho, uma das profissionais que permaneceu em atividade por mais tempo no Estado. Ela era o registro de nº 12 do CAU em todo o Brasil.

Leia Mais →

Outras Notícias

Entidades se reúnem para tratar do Plano Diretor de Porto Alegre

Representantes da Ernst & Young, consultoria que trabalha com a prefeitura na revisão do Plano Diretor de Porto Alegre, estiveram reunidos nesta semana com três entidades de arquitetura e urbanismo com atuação local – Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA-RS), Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-RS) e Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS).

Leia Mais →

IAB RS assina manifesto em apoio à tribo Gah Té

Na defesa por mais justiça social, solidariedade e respeito aos povos indígenas brasileiro, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) assinou com mais 30 entidades um manifesto em apoio a Retomada Gãh Ré e em defesa da Cacica Gah Té.

Leia Mais →

IAB apresenta proposta de Revisão do Plano Diretor de Xangri-lá

Na última sexta-feira (13/01) o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) apresentou ao Ministério Público e a Associação de Moradores do município de Xangri-lá, no litoral gaúcho, um Relatório Técnico com objetivo de analisar a proposta de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental do Município (PDDUA).

Leia Mais →

Repúdio aos atos terroristas em Brasília

O Instituto de Arquitetos do Brasil manifesta seu veemente repúdio aos atos terroristas ocorridos hoje, dia 08 de janeiro de 2023, em Brasília.

Inaceitável que as autoridades responsáveis pela manutenção da ordem não atuem firmemente contra os atos de desrespeito ao resultado legítimo das eleições, a invasão e a depredação do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do tribunal Superior Federal.

Leia Mais →