Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

IAB RS entrega projetos da Ocupação Cerâmica Anita na Secretaria de Habitação de São Leopoldo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Nesta quinta-feira (28/02) o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) realizou a assinatura e entrega dos projetos arquitetônicos das casas da Ocupação Cerâmica Anita, no Bairro Vicentina, em São Leopoldo. Na ocasião, o Secretário de Habitação de São Leopoldo (Semhab), Nelson Spolaor. recebeu a arquiteta Eloise Mudo, coordenadora do projeto de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS) – iniciativa que está beneficiando 40 famílias de baixa renda da localidade.

De acordo com o secretário Spolaor, a realização deste trabalho só é possível através das parcerias firmadas, como a do Projeto Inclusão Urbana. “Estamos conversando com os moradores para pensarmos na perspectiva de futuro. Hoje, por exemplo, eles podem não ter condições de construir algo mais elaborado, mas amanhã podem ter”, ressaltou.

Segundo Eloise Mudo, as plantas foram feitas de acordo com os pedidos dos moradores. “Tivemos casas de todos os jeitos. Cada um colocou o que gostaria de fazer, contanto que estivesse dentro de suas condições financeiras”, informou.

 

 

Assinatura de contratos

Na terça-feira (26/02) as famílias da Ocupação Cerâmica Anita que compareceram a Associação dos Moradores do Bairro Vicentina (Ambav) realizaram a formalização e assinatura dos contratos. Para orientar e auxiliar os moradores, estiveram presentes a arquiteta Eloise Mudo e a diretora de produção habitacionais da Semhab, Angela Müller.

Foram coletadas as assinaturas dos contratos bases, quando as famílias receberam cópias das plantas das casas e também assinaram outras três vias de documentos.

Segundo Angela Müller “Mesmo com todas as dificuldades do município, esse projeto representa uma grande conquista e também uma garantia de melhora na qualidade de vida dessas famílias”, destaca.

O projeto ATHIS teve início em 2018 e é fruto da uma cooperação técnica entre a Secretaria de Habitação de São Leopoldo (Semhab), IAB RS e Unisinos, com patrocínio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS).

Na época, o IAB RS consultou o município para a implantação da assistência técnica gratuita as famílias. O projeto acabou sendo realizado junto à Cerâmica Anita por conta de sua área, pelo alto número de moradores que lá residem e pela possibilidade de regularização do local.

O IAB RS também realizou na comunidade oficinas de instalações elétricas, em parceria com a ONG “Mulher em Construção”, referentes ao processo do desenvolvimento do projeto de unidade habitacional. Para o próximo mês, a coordenação do ATHIS já programou uma nova atividade, desta vez com foco nas instalações hidráulicas.

Até o final da semana um memorando será encaminhado para a Secretaria de Gestão de Governo, que dará prosseguimento ao programa. O projeto ainda conta com a parceria das Secretarias Geral de Geral (SGG), Obras e Viação (Semov), Meio Ambiente (Semmam) e Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae).

Fotos: Sabrina Nascimento/ Asscom Pref.São Leopoldo

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS elege nova direção para o triênio 2023/2025

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) elegeu no último sábado (26/11) a nova direção da entidade para o triênio 2023-2025. Foi eleita a chapa única denominada “IAB Cidade, Cultura e Sociedade”, encabeçada pela nova presidente do IAB RS,  Clarice Mizocsky de Oliveira. A arquiteta e urbanista divide a presidência com mais três lideranças femininas que integram a gestão compartilhada: Paula Silva Motta dos Santos, Nathalia Pereira Danezzi e Bruna Bergamaschi Tavares.

Leia Mais →

Eleição virtual no IAB RS será neste sábado (26/11)

A Assembleia Geral Ordinária de Eleições para o triênio 2023/2025, que vai definir a nova diretoria do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS), ocorrerá de forma virtual, no sábado dia 26 de novembro, das 9h às 21h. Vale lembrar que apenas associados arquitetos e urbanistas, em dia com a entidade, poderão participar do processo eleitoral. Também informamos que os núcleos do IAB RS no interior do Estado terão acesso somente a sua plataforma local.

Leia Mais →

Aos 96 anos, o arquiteto Emil Bered lança seu primeiro livro

Autor de várias edificações icônicas da paisagem urbana de Porto Alegre e do interior do Rio Grande do Sul, o arquiteto ex-presidente do IAB RS Emil Bered, de 96 anos, lança seu primeiro livro que apresenta a trajetória profissional e acadêmica, além de oferecer relatos, imagens e emoções de sua vida pessoal, associados a depoimentos de familiares e colegas de profissão. Será na quarta-feira (23/11), às 18h30min, no saguão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS.

Leia Mais →

Outras Notícias

Skate, estruturas e ATHIS são destaque no segundo dia da Trienal

O segundo dia da Trienal de Arquitetura e Urbanismo deu início às atividades no Multipalco do Theatro São Pedro. Na rua, os termômetros marcavam 30º, mas a sede do público era apenas por conhecimento. Os temas principais da quinta-feira rodearam os universos do ensino, das estruturas arquitetônicas, da inovação, e claro, da Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS).

Leia Mais →

Solar do IAB RS recebe programação da Trienal de Arquitetura e Urbanismo

Porto Alegre acordou ensolarada para a abertura da Trienal de Arquitetura e Urbanismo, uma realização do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS). Entre os dias 16 e 19 de novembro, a capital gaúcha sediará um grande evento – gratuito – não apenas para profissionais e estudantes de Arquitetura e Urbanismo, mas para todos os que amam e vivem a cidade, a cultura e a arte.

Leia Mais →