Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

IAB RS ganha Comissão de Acervo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) agora tem uma Comissão de Acervo (CA) que irá auxiliar o projeto de extensão Acervos IAB RS, que é fruto de um Acordo de Cooperação Técnica com o curso de Museologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O anúncio da CA foi feito na sede da entidade na noite da última terça-feira (17/12) pela prof. Dra. Jeniffer Cuty, coordenadora do projeto, durante a palestra de apresentação sobre o primeiro ano de atividades. O evento também contou com a participação da arquivista e historiadora responsável Raquel Fonseca e do bolsista Osmar Weyh (biblioteconomia/UFRGS).

No primeiro ano de trabalho do projeto, com apoio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), foi possível realizar a organização do acervo pessoal da Arquiteta Enilda Ribeiro, doado ao IAB RS; a organização da Hemeroteca; além de desenvolvimento do ciclo de palestras Memória e Direitos Humanos. Ainda foi realizada a implementação do sistema Open Source Biblivre5, que permite a catalogação, gestão, tanto de livros como do fluxo de empréstimos, planilhas de controle e demais rotinas administrativas de uma biblioteca.

Confira os integrantes da Comissão de Acervo do IAB RS:

Arquiteta Tamáris Pivatto (IAB RS)
Arquiteto Alexandre Bento (IAB RS)
Arquiteto Tiago Holzmann da Silva (CAU-RS)
Arquiteta Jeniffer Cuty, Profa. Dra. (Museologia/UFRGS)
Raquel Fonseca (Arquivista e Historiadora)
Profa. Dra. Márcia Bertotto (Museologia/UFRGS)
Prof. Dr. Moises Rockembach (Arquivologia/UFRGS)
Arquiteto Leandro Marino Vieira Andrade, Prof. Dr. (UFRGS)
Arquiteta Ana Rosa Sulzbach Cé, Profa. Me. (PUCRS)
Arquiteto Lucas Volpato, Prof. Me. (IAB RS e UniRitter)
Arquiteta Nathália Cantergiani (Cantergiani e Kunze Arquitetos)
Arquiteto Jorge Stocker Jr. (Vale dos Sinos; Conselheiro Estadual de Cultura)
Conservadora-restauradora Fernanda Matschinske

A Comissão de Acervo (CA) possui a atribuição de contribuir com a preservação dos acervos de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul, reconhecidos pelo IAB RS e salvaguardados em sua sede, bem como acervos de relevância para o campo da Arquitetura e do Urbanismo regional e nacional.

A CA IAB RS ainda irá elaborar o Regimento do Museu do Ofício da Arquitetura e do Urbanismo do RS, de modo a viabilizar o seu registro na Cadastro Nacional de Museus do IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus), além de auxiliar na formalização de documentos, bem como na captação de recursos para a manutenção e a visibilidade dos acervos.

De acordo com Jeniffer Cuty, a possibilidade de organizar o acervo mostrou que existe uma riqueza documentos, objetos e livros que podem ser disponibilizados para arquitetos e pesquisadores da cidade. “Estamos ainda num momento de descortinar o que existe, mas já temos vários instrumentos da arquivologia que foram feitos durante esse ano, como a tabela de temporalidade”, informa.

No acervo da Enilda Ribeiro, por exemplo, foi identificada toda a trajetória social e política da arquiteta e um diálogo com Demétrio Ribeiro, que era seu marido. “Como isso é importante para entender a atuação dos arquitetos em vários momentos e toda a correlação com outros países como Cuba e Rússia, no âmbito sociológico e político”, observa Jeniffer Cuty.

Ela acredita que o projeto possa seguir por mais dois anos, realizando a caracterização e descrição dos documentos, ampliando a identificação de objetos museológicos, como as obras de arte, e disponibilizando uma parte da biblioteca on-line. Jeniffer informa ainda que o projeto busca por apoios e recebimento de documentos e acervos de arquitetos, para viabilizar uma concentração da produção cultural e científica de arquitetos do Estado

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Eleição virtual no IAB RS será neste sábado (26/11)

A Assembleia Geral Ordinária de Eleições para o triênio 2023/2025, que vai definir a nova diretoria do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS), ocorrerá de forma virtual, no sábado dia 26 de novembro, das 9h às 21h. Vale lembrar que apenas associados arquitetos e urbanistas, em dia com a entidade, poderão participar do processo eleitoral. Também informamos que os núcleos do IAB RS no interior do Estado terão acesso somente a sua plataforma local.

Leia Mais →

Aos 96 anos, o arquiteto Emil Bered lança seu primeiro livro

Autor de várias edificações icônicas da paisagem urbana de Porto Alegre e do interior do Rio Grande do Sul, o arquiteto ex-presidente do IAB RS Emil Bered, de 96 anos, lança seu primeiro livro que apresenta a trajetória profissional e acadêmica, além de oferecer relatos, imagens e emoções de sua vida pessoal, associados a depoimentos de familiares e colegas de profissão. Será na quarta-feira (23/11), às 18h30min, no saguão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS.

Leia Mais →

Outras Notícias

Skate, estruturas e ATHIS são destaque no segundo dia da Trienal

O segundo dia da Trienal de Arquitetura e Urbanismo deu início às atividades no Multipalco do Theatro São Pedro. Na rua, os termômetros marcavam 30º, mas a sede do público era apenas por conhecimento. Os temas principais da quinta-feira rodearam os universos do ensino, das estruturas arquitetônicas, da inovação, e claro, da Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS).

Leia Mais →

Solar do IAB RS recebe programação da Trienal de Arquitetura e Urbanismo

Porto Alegre acordou ensolarada para a abertura da Trienal de Arquitetura e Urbanismo, uma realização do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS). Entre os dias 16 e 19 de novembro, a capital gaúcha sediará um grande evento – gratuito – não apenas para profissionais e estudantes de Arquitetura e Urbanismo, mas para todos os que amam e vivem a cidade, a cultura e a arte.

Leia Mais →

Cerimônia do Prêmio José Albano Volkmer será dia 19/11 no Theatro São Pedro

O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) promove no sábado (19/11) a cerimônia de entrega do Prêmio José Albano Volkmer, a partir das 19 horas, no Theatro São Pedro, em Porto Alegre. Este ano, o evento que revela o grande vencedor fará parte da programação da Trienal da Arquitetura, promovida pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do RS (CAU/RS), patrocinador do prêmio.

Leia Mais →