Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

IAB RS ganha Comissão de Acervo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) agora tem uma Comissão de Acervo (CA) que irá auxiliar o projeto de extensão Acervos IAB RS, que é fruto de um Acordo de Cooperação Técnica com o curso de Museologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O anúncio da CA foi feito na sede da entidade na noite da última terça-feira (17/12) pela prof. Dra. Jeniffer Cuty, coordenadora do projeto, durante a palestra de apresentação sobre o primeiro ano de atividades. O evento também contou com a participação da arquivista e historiadora responsável Raquel Fonseca e do bolsista Osmar Weyh (biblioteconomia/UFRGS).

No primeiro ano de trabalho do projeto, com apoio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), foi possível realizar a organização do acervo pessoal da Arquiteta Enilda Ribeiro, doado ao IAB RS; a organização da Hemeroteca; além de desenvolvimento do ciclo de palestras Memória e Direitos Humanos. Ainda foi realizada a implementação do sistema Open Source Biblivre5, que permite a catalogação, gestão, tanto de livros como do fluxo de empréstimos, planilhas de controle e demais rotinas administrativas de uma biblioteca.

Confira os integrantes da Comissão de Acervo do IAB RS:

Arquiteta Tamáris Pivatto (IAB RS)
Arquiteto Alexandre Bento (IAB RS)
Arquiteto Tiago Holzmann da Silva (CAU-RS)
Arquiteta Jeniffer Cuty, Profa. Dra. (Museologia/UFRGS)
Raquel Fonseca (Arquivista e Historiadora)
Profa. Dra. Márcia Bertotto (Museologia/UFRGS)
Prof. Dr. Moises Rockembach (Arquivologia/UFRGS)
Arquiteto Leandro Marino Vieira Andrade, Prof. Dr. (UFRGS)
Arquiteta Ana Rosa Sulzbach Cé, Profa. Me. (PUCRS)
Arquiteto Lucas Volpato, Prof. Me. (IAB RS e UniRitter)
Arquiteta Nathália Cantergiani (Cantergiani e Kunze Arquitetos)
Arquiteto Jorge Stocker Jr. (Vale dos Sinos; Conselheiro Estadual de Cultura)
Conservadora-restauradora Fernanda Matschinske

A Comissão de Acervo (CA) possui a atribuição de contribuir com a preservação dos acervos de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul, reconhecidos pelo IAB RS e salvaguardados em sua sede, bem como acervos de relevância para o campo da Arquitetura e do Urbanismo regional e nacional.

A CA IAB RS ainda irá elaborar o Regimento do Museu do Ofício da Arquitetura e do Urbanismo do RS, de modo a viabilizar o seu registro na Cadastro Nacional de Museus do IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus), além de auxiliar na formalização de documentos, bem como na captação de recursos para a manutenção e a visibilidade dos acervos.

De acordo com Jeniffer Cuty, a possibilidade de organizar o acervo mostrou que existe uma riqueza documentos, objetos e livros que podem ser disponibilizados para arquitetos e pesquisadores da cidade. “Estamos ainda num momento de descortinar o que existe, mas já temos vários instrumentos da arquivologia que foram feitos durante esse ano, como a tabela de temporalidade”, informa.

No acervo da Enilda Ribeiro, por exemplo, foi identificada toda a trajetória social e política da arquiteta e um diálogo com Demétrio Ribeiro, que era seu marido. “Como isso é importante para entender a atuação dos arquitetos em vários momentos e toda a correlação com outros países como Cuba e Rússia, no âmbito sociológico e político”, observa Jeniffer Cuty.

Ela acredita que o projeto possa seguir por mais dois anos, realizando a caracterização e descrição dos documentos, ampliando a identificação de objetos museológicos, como as obras de arte, e disponibilizando uma parte da biblioteca on-line. Jeniffer informa ainda que o projeto busca por apoios e recebimento de documentos e acervos de arquitetos, para viabilizar uma concentração da produção cultural e científica de arquitetos do Estado

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Começa a Conferência de Avaliação do Plano Diretor

Diretoria do IAB RS marcará presença no evento ocorre nesta terça, quarta e quinta-feira, 7, 8 e 9 de março, no Salão de Atos da PUCRS. Promovida pela Diretoria de Planejamento Urbano da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), a conferência vai analisar os pontos positivos e negativos do atual Plano Diretor, instituído pela Lei Complementar 434/1999 e atualizado pela Lei Complementar 646/2010.

Leia Mais →

NOTA DE PESAR: Vera Fabrício Carvalho

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) informa com imenso pesar o falecimento da arquiteta e urbanista Vera Fabricio Carvalho, uma das profissionais que permaneceu em atividade por mais tempo no Estado. Ela era o registro de nº 12 do CAU em todo o Brasil.

Leia Mais →

Outras Notícias

Entidades se reúnem para tratar do Plano Diretor de Porto Alegre

Representantes da Ernst & Young, consultoria que trabalha com a prefeitura na revisão do Plano Diretor de Porto Alegre, estiveram reunidos nesta semana com três entidades de arquitetura e urbanismo com atuação local – Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA-RS), Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-RS) e Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS).

Leia Mais →

IAB RS assina manifesto em apoio à tribo Gah Té

Na defesa por mais justiça social, solidariedade e respeito aos povos indígenas brasileiro, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) assinou com mais 30 entidades um manifesto em apoio a Retomada Gãh Ré e em defesa da Cacica Gah Té.

Leia Mais →

IAB apresenta proposta de Revisão do Plano Diretor de Xangri-lá

Na última sexta-feira (13/01) o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) apresentou ao Ministério Público e a Associação de Moradores do município de Xangri-lá, no litoral gaúcho, um Relatório Técnico com objetivo de analisar a proposta de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental do Município (PDDUA).

Leia Mais →

Repúdio aos atos terroristas em Brasília

O Instituto de Arquitetos do Brasil manifesta seu veemente repúdio aos atos terroristas ocorridos hoje, dia 08 de janeiro de 2023, em Brasília.

Inaceitável que as autoridades responsáveis pela manutenção da ordem não atuem firmemente contra os atos de desrespeito ao resultado legítimo das eleições, a invasão e a depredação do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do tribunal Superior Federal.

Leia Mais →