Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

IAB RS ganha Comissão de Acervo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) agora tem uma Comissão de Acervo (CA) que irá auxiliar o projeto de extensão Acervos IAB RS, que é fruto de um Acordo de Cooperação Técnica com o curso de Museologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O anúncio da CA foi feito na sede da entidade na noite da última terça-feira (17/12) pela prof. Dra. Jeniffer Cuty, coordenadora do projeto, durante a palestra de apresentação sobre o primeiro ano de atividades. O evento também contou com a participação da arquivista e historiadora responsável Raquel Fonseca e do bolsista Osmar Weyh (biblioteconomia/UFRGS).

No primeiro ano de trabalho do projeto, com apoio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), foi possível realizar a organização do acervo pessoal da Arquiteta Enilda Ribeiro, doado ao IAB RS; a organização da Hemeroteca; além de desenvolvimento do ciclo de palestras Memória e Direitos Humanos. Ainda foi realizada a implementação do sistema Open Source Biblivre5, que permite a catalogação, gestão, tanto de livros como do fluxo de empréstimos, planilhas de controle e demais rotinas administrativas de uma biblioteca.

Confira os integrantes da Comissão de Acervo do IAB RS:

Arquiteta Tamáris Pivatto (IAB RS)
Arquiteto Alexandre Bento (IAB RS)
Arquiteto Tiago Holzmann da Silva (CAU-RS)
Arquiteta Jeniffer Cuty, Profa. Dra. (Museologia/UFRGS)
Raquel Fonseca (Arquivista e Historiadora)
Profa. Dra. Márcia Bertotto (Museologia/UFRGS)
Prof. Dr. Moises Rockembach (Arquivologia/UFRGS)
Arquiteto Leandro Marino Vieira Andrade, Prof. Dr. (UFRGS)
Arquiteta Ana Rosa Sulzbach Cé, Profa. Me. (PUCRS)
Arquiteto Lucas Volpato, Prof. Me. (IAB RS e UniRitter)
Arquiteta Nathália Cantergiani (Cantergiani e Kunze Arquitetos)
Arquiteto Jorge Stocker Jr. (Vale dos Sinos; Conselheiro Estadual de Cultura)
Conservadora-restauradora Fernanda Matschinske

A Comissão de Acervo (CA) possui a atribuição de contribuir com a preservação dos acervos de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul, reconhecidos pelo IAB RS e salvaguardados em sua sede, bem como acervos de relevância para o campo da Arquitetura e do Urbanismo regional e nacional.

A CA IAB RS ainda irá elaborar o Regimento do Museu do Ofício da Arquitetura e do Urbanismo do RS, de modo a viabilizar o seu registro na Cadastro Nacional de Museus do IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus), além de auxiliar na formalização de documentos, bem como na captação de recursos para a manutenção e a visibilidade dos acervos.

De acordo com Jeniffer Cuty, a possibilidade de organizar o acervo mostrou que existe uma riqueza documentos, objetos e livros que podem ser disponibilizados para arquitetos e pesquisadores da cidade. “Estamos ainda num momento de descortinar o que existe, mas já temos vários instrumentos da arquivologia que foram feitos durante esse ano, como a tabela de temporalidade”, informa.

No acervo da Enilda Ribeiro, por exemplo, foi identificada toda a trajetória social e política da arquiteta e um diálogo com Demétrio Ribeiro, que era seu marido. “Como isso é importante para entender a atuação dos arquitetos em vários momentos e toda a correlação com outros países como Cuba e Rússia, no âmbito sociológico e político”, observa Jeniffer Cuty.

Ela acredita que o projeto possa seguir por mais dois anos, realizando a caracterização e descrição dos documentos, ampliando a identificação de objetos museológicos, como as obras de arte, e disponibilizando uma parte da biblioteca on-line. Jeniffer informa ainda que o projeto busca por apoios e recebimento de documentos e acervos de arquitetos, para viabilizar uma concentração da produção cultural e científica de arquitetos do Estado

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

COMUNICADO DO IAB RS SOBRE O ESTADO DE CALAMIDADE CLIMÁTICA

O momento é grave e compreendemos que enquanto Instituto temos um trabalho de articulação de impacto a médio prazo, sendo provocadas e estruturadas redes que auxiliem nas questões habitacionais e de reestruturação das cidades, com projetos que considerem os riscos e impactos que os eventos climáticos tem gerado em nossas cidades, de modo mais frequente e de maior intensidade. Compreendendo a sensibilidade das questões ambientais, com a natureza impondo seus limites, frente às ocupações urbanas.

Leia Mais →

Nota pública em apoio às familias atingidas pelas enchentes no RS

O IAB-RS manifesta solidariedade às famílias atingidas pelas inundações e enchentes no Rio Grande do Sul. Os eventos de chuvas extremas estão se mostrando uma realidade com recorrência no nosso estado. O momento pede a soma de esforços de todos os setores da sociedade para ajudar aqueles que estão em situação de vulnerabilidade.

Leia Mais →

Outras Notícias

IAB RS participa da 178ª reunião do COSU

O correu em Aracaju, nos dias 22 e 24 de abril, o 1º Seminário Nacional de Arquitetura e Urbanismo do estado de Sergipe (ArqUrb.SE). Na sequência, entre os dias 25 e 27 de abril, foi realizada a 178ª Reunião do Conselho Superior do IAB (COSU), com abrangência nacional. Os dois eventos foram promovidos pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Sergipe (IAB-SE) com apoio do IAB Nacional. O IAB RS esteve presente na reunião.

Leia Mais →

Primeira fase da requalificação da Avenida 25 de Julho em Flores da Cunha iniciará em maio

Flores da Cunha de cara nova: a partir do mês de maio, a principal via da cidade – que conecta o município de norte a sul – será requalificada. A iniciativa da administração municipal iniciou ainda em 2021, com o lançamento do Concurso Público Nacional “Avenida 25 de Julho”, realizado em parceria com o IAB RS, e apoio do CAU/RS e da ABAP, e resultou em um novo projeto estético e funcional para a Avenida 25 de Julho. Em função das chuvas, a prefeitura informou que a cerimônia de início da obra, com o lançamento da Pedra Fundamental, foi adiada, e nova data será divulgada em breve.

Leia Mais →

50 anos do retorno da democracia em Portugal e colônias africanas é celebrado com exposição no IAB RS

Em 25 de abril de 1974 Portugal retomava o regime democrático, após um longo período de ditadura iniciada em 1933. A chamada Revolução dos Cravos é relembrada, 50 anos depois, por meio de uma exposição organizada pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) e a ADUFRGS Sindical, com apoio do Consulado Português, e curadoria de Airton Cattani e Daniela Fialho, que colecionou 47 cartazes de manifestações distribuídos nas ruas no período da revolução. A exposição segue aberta no Solar do IAB (Rua General Canabarro 363, Centro Histórico, em Porto Alegre), com visitação gratuita de segunda a sexta-feira, das 10h às 12h, e das 14h30 às 17h, até o dia 24 de maio.

Leia Mais →

Na mídia: Diretora adjunta de comunicação do IAB RS, Karolina Silva participou de bate-papo sobre mobilidade e mudanças climáticas, na TVE

O tema mobilidade urbana e mudanças climáticas, cada vez mais urgente em todas as esferas de debate, foi tema do programa Rodar, da TVE RS, apresentado por Pati Salvadori, na noite do dia 25 de abril. O bate-papo contou com a presença da diretora de comunicação adjunta do IAB RS, karolina Silva, e da ciclista e ativista Carol Strüssmann.

Leia Mais →