Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

IAB RS sediou Ciclo Nacional de Palestras “Cidades do Amanhã”

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
O IAB RS sediou no dia 28 de agosto, o Ciclo Nacional de  Palestras "Cidades do Amanhã" que reuniu cerca de 100 pessoas no Ponto de Cultura Solar do IAB, no centro histórico de Porto Alegre. O evento foi patrocinado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RJ) e pela pela Universidade Federal Fluminense (UFF), e teve como objetivo discutir a condição atual das nossas cidades, a fragmentação de sua paisagem, a arquitetura produzida no país – bem como seu papel e efeitos sobre o uso do espaço público, a dinâmica de bairros e cidades e seu ambiente.
As cidades que recebem o Ciclo são Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Recife, Natal e Belém.
Os pesquisadores identificaram parâmetros arquitetônicos recorrentes em diversas cidades brasileiras e os relacionaram com as atividades econômicas e o uso do espaço, concluindo que os padrões mais contínuos tendem a gerar efeitos mais positivos para os bairros. Variáveis espaciais como a densidade de ocupação, o afastamento dos prédios e a presença de muros, a tipologia dos quarteirões e até mesmo o número de janelas, influenciam o número de pedestres e, consequentemente, a segurança e mobilidade desses bairros.
Em defesa de cidades mais caminháveis
“Se o pedestre importa para as cidades, isso não pode ser ignorado”, alerta Vinícius Netto, professor da UFF e um dos autores de pesquisa, que concluiu que a arquitetura mais compacta tende a gerar mais efeitos positivos, em comparação com uma tipologia que privilegia o isolamento.
Netto, da UFF, e Júlio Vargas, da UFRGS, apresentaram os resultados de pesquisa realizada em 8 mil edifícios no Rio, Niterói, Florianópolis e Porto Alegre.
“São parâmetros que podem ajudar a indicar o quão caminhável é um bairro e uma região como um todo. Hoje isso já é um fator de valorização imobiliária”, ponderou Vargas, que mencionou o site Walkers Paradise como exemplo dessa valorização do pedestre. “Em cidades como São Francisco e Boston, por exemplo, esse parâmetro já é considerado por quem busca imóvel”, exemplificou.
Arquitetura e o Ballet da Rua
Na ocasião, foi lançado o documentário Arquitetura e o Ballet de Rua. Os palestrantes do evento consideram a filme uma ferramenta de comunicação importante. "O documentário consegue transcender a linguagem acadêmica para uma linguagem poética. Sabemos que muitas vezes a sociedade não compreende o papel do arquiteto e urbanista, e como a arquitetura pode impactar na vida econômica e até na saúde das pessoas", destacaram. 

O curta está disponível, na íntegra, no youtube: https://youtu.be/9HRxbbuxVvk?t=25

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Na mídia: Diretora adjunta de comunicação do IAB RS, Karolina Silva participou de bate-papo sobre mobilidade e mudanças climáticas, na TVE

O tema mobilidade urbana e mudanças climáticas, cada vez mais urgente em todas as esferas de debate, foi tema do programa Rodar, da TVE RS, apresentado por Pati Salvadori, na noite do dia 25 de abril. O bate-papo contou com a presença da diretora de comunicação adjunta do IAB RS, karolina Silva, e da ciclista e ativista Carol Strüssmann.

Leia Mais →

Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos

No dia 25 de abril Portugal relembra os 50 anos da Revolução Portuguesa. Nesta data, em 1974, ocorreu o evento conhecido como Revolução dos Cravos, marcando o fim da ditadura salazarista. Para relembrar a data, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) e a ADUFRGS Sindical, com apoio do Consulado Português, inauguram a exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, a partir de uma coleção de cartazes da época colecionados pela arquiteta e pesquisadora Daniela Fialho. A abertura ocorrerá no dia 25 de abril, às 18h45, no Solar do IAB (Rua General Canabarro 363, Centro Histórico, em Porto Alegre). A entrada é franca.

Leia Mais →

Outras Notícias

Documentário “Vozes da arquitetura Porto Alegrense” encerra programação de aniversário do IAB RS

O último dia da programação especial que comemorou os 76 anos do IAB RS foi marcado pela exibição do documentário “Vozes da Arquitetura Porto Alegrense”. O filme, produzido pela entidade com apoio institucional do CAU/RS, reuniu depoimentos de 19 profissionais, que falaram sobre a profissão e suas percepções envolvendo aspectos como criatividade, coletividade e outros significados. Além da exibição, foram anunciados dois editais de cultura. 

Leia Mais →

NOTA PÚBLICA

As entidades Associação dos Técnicos de Nível Superior de Porto Alegre (Astec), Instituto de Arquitetos do Brasil – Depto Rio Grande do Sul (IAB RS), Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), ONG Acesso Cidadania e Direitos Humanos e Sociedade de Economia do Rio Grande do Sul (SOCECON) entraram com ação ordinária a fim de denunciar irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental – Biênio 2024/2025. 

Leia Mais →

Desafios do planejamento urbano e gestão em Porto Alegre foram temas de debate no IAB RS

A relação envolvendo o setor imobiliário e a administração pública na Capital, bem como os desdobramentos da revisão do Plano Diretor e as eleições para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA), foram alguns dos tópicos abordados no debate “Planejamento Urbano e Gestão: desafios atuais e perspectivas futuras para Porto Alegre”, que ocorreu no dia 28 de março na sede do IAB RS, em Porto Alegre.

Leia Mais →

Arquiteta Enilda Ribeiro é homenageada em evento do IAB RS

Para comemorar os 76 anos do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), a entidade planejou uma série com três eventos especiais para debater a profissão, relembrar a história e preservar memórias. Na primeira atividade, a palestra “Acervos em arquitetura e urbanismo – homenagem a Enilda Ribeiro” promoveu o encontro entre o professor da FAUUSP e coordenador da biblioteca da FAUUSP, Eduardo Costa; o membro do conselho consultivo do Centro de Memória CAU/RS, José Daniel Simões; e a copresidente do IAB RS e responsável pelo projeto documental, Bruna Tavares. 

Leia Mais →