Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

IAB RS sediou Ciclo Nacional de Palestras “Cidades do Amanhã”

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
O IAB RS sediou no dia 28 de agosto, o Ciclo Nacional de  Palestras "Cidades do Amanhã" que reuniu cerca de 100 pessoas no Ponto de Cultura Solar do IAB, no centro histórico de Porto Alegre. O evento foi patrocinado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RJ) e pela pela Universidade Federal Fluminense (UFF), e teve como objetivo discutir a condição atual das nossas cidades, a fragmentação de sua paisagem, a arquitetura produzida no país – bem como seu papel e efeitos sobre o uso do espaço público, a dinâmica de bairros e cidades e seu ambiente.
As cidades que recebem o Ciclo são Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Recife, Natal e Belém.
Os pesquisadores identificaram parâmetros arquitetônicos recorrentes em diversas cidades brasileiras e os relacionaram com as atividades econômicas e o uso do espaço, concluindo que os padrões mais contínuos tendem a gerar efeitos mais positivos para os bairros. Variáveis espaciais como a densidade de ocupação, o afastamento dos prédios e a presença de muros, a tipologia dos quarteirões e até mesmo o número de janelas, influenciam o número de pedestres e, consequentemente, a segurança e mobilidade desses bairros.
Em defesa de cidades mais caminháveis
“Se o pedestre importa para as cidades, isso não pode ser ignorado”, alerta Vinícius Netto, professor da UFF e um dos autores de pesquisa, que concluiu que a arquitetura mais compacta tende a gerar mais efeitos positivos, em comparação com uma tipologia que privilegia o isolamento.
Netto, da UFF, e Júlio Vargas, da UFRGS, apresentaram os resultados de pesquisa realizada em 8 mil edifícios no Rio, Niterói, Florianópolis e Porto Alegre.
“São parâmetros que podem ajudar a indicar o quão caminhável é um bairro e uma região como um todo. Hoje isso já é um fator de valorização imobiliária”, ponderou Vargas, que mencionou o site Walkers Paradise como exemplo dessa valorização do pedestre. “Em cidades como São Francisco e Boston, por exemplo, esse parâmetro já é considerado por quem busca imóvel”, exemplificou.
Arquitetura e o Ballet da Rua
Na ocasião, foi lançado o documentário Arquitetura e o Ballet de Rua. Os palestrantes do evento consideram a filme uma ferramenta de comunicação importante. "O documentário consegue transcender a linguagem acadêmica para uma linguagem poética. Sabemos que muitas vezes a sociedade não compreende o papel do arquiteto e urbanista, e como a arquitetura pode impactar na vida econômica e até na saúde das pessoas", destacaram. 

O curta está disponível, na íntegra, no youtube: https://youtu.be/9HRxbbuxVvk?t=25

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Começa a Conferência de Avaliação do Plano Diretor

Diretoria do IAB RS marcará presença no evento ocorre nesta terça, quarta e quinta-feira, 7, 8 e 9 de março, no Salão de Atos da PUCRS. Promovida pela Diretoria de Planejamento Urbano da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), a conferência vai analisar os pontos positivos e negativos do atual Plano Diretor, instituído pela Lei Complementar 434/1999 e atualizado pela Lei Complementar 646/2010.

Leia Mais →

NOTA DE PESAR: Vera Fabrício Carvalho

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) informa com imenso pesar o falecimento da arquiteta e urbanista Vera Fabricio Carvalho, uma das profissionais que permaneceu em atividade por mais tempo no Estado. Ela era o registro de nº 12 do CAU em todo o Brasil.

Leia Mais →

Entidades se reúnem para tratar do Plano Diretor de Porto Alegre

Representantes da Ernst & Young, consultoria que trabalha com a prefeitura na revisão do Plano Diretor de Porto Alegre, estiveram reunidos nesta semana com três entidades de arquitetura e urbanismo com atuação local – Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA-RS), Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-RS) e Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS).

Leia Mais →

Outras Notícias

IAB RS assina manifesto em apoio à tribo Gah Té

Na defesa por mais justiça social, solidariedade e respeito aos povos indígenas brasileiro, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) assinou com mais 30 entidades um manifesto em apoio a Retomada Gãh Ré e em defesa da Cacica Gah Té.

Leia Mais →

IAB apresenta proposta de Revisão do Plano Diretor de Xangri-lá

Na última sexta-feira (13/01) o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) apresentou ao Ministério Público e a Associação de Moradores do município de Xangri-lá, no litoral gaúcho, um Relatório Técnico com objetivo de analisar a proposta de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental do Município (PDDUA).

Leia Mais →

Repúdio aos atos terroristas em Brasília

O Instituto de Arquitetos do Brasil manifesta seu veemente repúdio aos atos terroristas ocorridos hoje, dia 08 de janeiro de 2023, em Brasília.

Inaceitável que as autoridades responsáveis pela manutenção da ordem não atuem firmemente contra os atos de desrespeito ao resultado legítimo das eleições, a invasão e a depredação do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do tribunal Superior Federal.

Leia Mais →

Nova diretoria do IAB RS toma posse para a gestão 2023-2025

No último sábado (17/12) o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) realizou a cerimônia de posse da nova diretoria da entidade para o triênio 2023-2025. Mais de 100 pessoas estiveram no Solar da entidade para prestigiar o evento que oficializou o mandato da chapa “IAB Cidade, Cultura e Sociedade” em formato de presidência coletiva, composta por membros da gestão anterior em conjunto com novos integrantes.

Leia Mais →