Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

IAB-RS apresenta Concursos Públicos para arquitetos na Tribuna Popular da Câmara de Vereadores de Porto Alegre

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) participou de Tribuna Popular sobre Concursos Públicos na Câmara Municipal de Porto Alegre no dia 21 de outubro. O presidente, arq. Tiago Holzmann da Silva, apresentou os objetivos e o funcionamento de um Concurso público para projetos arquitetônico que, segundo ele, consiste em uma modalidade de licitação pública e preferencial para a seleção de projetos e serviços de natureza intelectual.
Em um Concurso, profissionais de áreas técnicas como arquitetura, urbanismo ou paisagismo submetem propostas a partir de um programa específico e de condições e regras estabelecidas previamente. O julgamento é sobre a qualidade do projeto e a remuneração é definida previamente, com base na Tabela de Honorários Profissionais.
Ainda, lembrou que a UNESCO, através da União Internacional de Arquitetos – UIA – recomenda que seus países membros adotem Concurso Público como forma de licitação de projetos para arquitetura e urbanismo. Também salientou que no Brasil, de acordo com a Lei de Licitações (8666/1993), o Concurso é a modalidade preferencial para a contratação de projetos, pois permite ao cliente escolher, entre diversas opções apresentadas simultaneamente e a partir do julgamento qualitativo, a solução projetual mais adequada para um contexto específico. Desta maneira, a modalidade é a maneira mais segura, sustentável e que prioriza a qualidade, ao invés da vantagem financeira.
Na apresentação, o presidente explicou brevemente o processo do Concurso Público. Os interessados se inscrevem a partir de um edital, com descrição clara do objeto. A análise dos projetos é realizada por uma comissão julgadora, composta a partir da indicação dos promotores e organizadores do concurso, para exame técnico dos trabalhos inscritos. A avaliação é sigilosa, pois a comissão não tem acesso ao nome dos autores da proposta, sendo assim, é avaliada a melhor proposta para um problema específico.
O presidente também usou como referência o documento “10 pontos por um projeto de cidade”, no qual o item 9 é dedicado ao tema concursos públicos de arquitetura e urbanismo, com o título “Concursos públicos de projetos para obras públicas”. O instituto defende que é necessário exigir a realização de concursos públicos de arquitetura e urbanismo abertos a todos os profissionais ou equipes qualificadas tecnicamente para estudar, avaliar e propor soluções para a cidade.
O documento também sugere eliminar a prática de contratação de projetos através de licitações de menor preço e as questionáveis e antiquadas contratações de “notório saber”. Ainda, salienta a importância de valorizar concursos públicos como um instrumento para a conquista de cidades mais sustentáveis, justas e belas.
Para finalizar, Tiago Holzmann da Silva lembrou que o tempo de duração do Concurso é igual ou inferior a uma licitação normal, ocorrendo de 4 a 6 meses. A modalidade valoriza a transparência do processo e consolida o caráter público democrático na escolha de um projeto que visa melhorar a cidade. Também, é uma maneira de promover novos talentos, a criatividade e a inovação.
Com relação à recente polêmica do projeto para a Orla, o presidente lembrou que entre 2007 e 2008 a Secretaria de Planejamento de Porto Alegre estava organizando, em conjunto com o IAB RS, a realização de um concurso público para a Orla do Guaíba, processo que foi abortado sem maiores esclarecimentos.
Fotos: Francielle Caetano/CMPA

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Preparem suas equipes! Em breve será lançado o Concurso para Requalificar Entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado/RS

A Prefeitura de Gramado (RS) anunciou que realizará um concurso público de arquitetura e urbanismo com o objetivo de selecionar as melhores propostas para a requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier. O edital e as demais bases do concurso, organizadas pelo IAB RS, já estão em elaboração e devem ser publicadas em breve, sendo prevista ampla divulgação nas redes sociais do IAB RS e da Prefeitura de Gramado, além das publicações oficiais.

Leia Mais →

Ministério Público de Contas de Porto Alegre recebe denúncia de entidades sobre leis que envolvem planejamento urbano

O Ministério Público de Contas de Porto Alegre recebeu uma denúncia de entidades da sociedade civil relacionada a três leis municipais: Lei do Centro (930/2021), Lei do Arado (935/2022) e Lei de Regeneração do 4º Distrito (960/2022). De acordo com o documento, existe falta de conformidade com princípios legais, ausência de estudos econômicos e de medidas que possam preservar áreas históricas e culturais, bem como concessão de benefícios sem especificar os critérios adotados.

Leia Mais →

Lago Joaquina Rita Bier será requalificado em concurso de arquitetura

Importante espaço histórico do município, o Lago Joaquina Rita Bier será requalificado por meio de um concurso público nacional de arquitetura que está sendo promovido pela Prefeitura de Gramado com organização do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB/RS). A iniciativa conta com atuação das secretarias de Planejamento, do Meio Ambiente e da Cultura. A coletiva de imprensa de apresentação do certame ocorreu nesta sexta-feira (15), no próprio Lago.

Leia Mais →

Outras Notícias

Gramado anuncia Concurso de Projeto de Arquitetura para requalificar entorno do Lago Joaquina Rita Bier

Atenção arquitetos de todo o Brasil, preparem suas equipes, pois a Prefeitura de Gramado (RS) realizará na próxima sexta-feira (15/09), coletiva de imprensa para o anúncio oficial do concurso público de arquitetura e urbanismo, com o objetivo de selecionar as melhores propostas para a requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier. O certame terá abrangência nacional e ocorrerá em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS).

Leia Mais →

Núcleo Hortênsias do IAB/RS participa de encontro com o governador para falar sobre o Parque do Palácio

O tradicional Parque do Palácio, em Canela, na Serra Gaúcha, vem sendo tema de debates entre a prefeitura e entidades ligadas ao urbanismo e ao meio ambiente. A discussão retoma uma pauta antiga, que trata sobre a construção de um centro de eventos dentro do local, afetando importantes biomas que compõem a região. O núcleo Hortênsias do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB/RS), comunidade e autoridades participaram de uma audiência com o governador do Estado, Eduardo Leite, para solicitar maior atenção para o debate e apresentar um estudo ambiental.

Leia Mais →

Nota Pública: Prédio de 98,4m no Centro Histórico revela uma cidade sem rumo e sem respeito ao patrimônio cultural

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) se soma ao debate dos últimos dias acerca do lançamento do empreendimento das empresas Melnick e Zaffari, no Bairro Centro Histórico, da capital gaúcha. O edifício de 98,4m no nível da Rua Duque de Caxias será o mais alto no skyline da região.  Ainda que tenha 8m a menos que o Edifício Santa Cruz, o nível da Rua Duque de Caxias se localiza 30m acima do nível da Rua da Praia, local do prédio mais alto da cidade.

Leia Mais →