Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

IAB-RS comemora 64 anos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

A “Quarta no IAB” se propõe a ser um encontro sistemático que se dará sempre neste dia da semana, com o objetivo de promover encontros, debates e mostras culturais sobre temas em pauta na atualidade. Já a Segunda Volta Ciclo Urbanística, que teve sua primeira edição em Fevereiro deste ano, é um momento para conhecer a cidade com outros olhos e sob a orientação dos profissionais que planejam esse espaço: os arquitetos.

Saiba mais sobre a programação:

1ª Edição da “Quarta no IAB”

No dia 21/03/2012, o encontro acontece às 19h e tem como tema “Cidade e Cultura”. Será um bate-papo com a participação dos convidados Luis Augusto Fischer e Irã Dudeque, com mediação do presidente do IAB, Tiago Holzmann da Silva. Após, o Grupo musical Brasileiros cantam Brasileiros fará um show para os presentes.

Convidados:

Irã Dudeque: Arquiteto (PUCPR), Bacharel em História (UFPR), Mestre e Doutor em Arquitetura (USP). Autor dos livros: “Nenhum dia sem uma linha: uma história do urbanismo em Curitiba” (Studio Nobel, 2010); “Espirais de madeira: uma história da arquitetura de Curitiba” (Studio Nobel, 2001); Autor da seção Anarquitetura, publicada na revista AU. Membro do Conselho Superior do IAB. Secretário Geral da Direção Nacional do IAB (Gestão 2008/2010). Torcedor do Clube Atlético Paranaense e do Sport Club Internacional.

Luis Augusto Fischer: Professor de literatura brasileira na UFRGS, doutor em Nélson Rodrigues, escritor, cronista e jornalista. Foi presidente da Associação Gaúcha de Escritores em 1998. Autor de vários livros de crônicas, ensaios e contos, com destaque para o já clássico Dicionário de Porto-Alegrês e a premiada novela Quatro Negros.

2ª Edição da “Volta Ciclo Urbanística”:

No sábado, dia 24/03/12, o passeio terá como ponto de partida a Usina do Gasômetro, às 10h, seguindo o roteiro:
– Gasômetro/ orla – projeto do Jaime Lerner;
– Ipiranga ciclovia (primeira parada);
– Érico ou Azenha, Carlos Barbosa, projeto para a área do Olímpico (segunda parada);
– Av. Tronco, projeto de duplicação;
– Cristal e Av. Icaraí sentido zona sul;
– Diário de Notícias (quarta parada);
– Volta pela Beira Rio (quinta parada);
– Chegada no Parque Harmonia (perto da OSPA).

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS elege nova direção para o triênio 2023/2025

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) elegeu no último sábado (26/11) a nova direção da entidade para o triênio 2023-2025. Foi eleita a chapa única denominada “IAB Cidade, Cultura e Sociedade”, encabeçada pela nova presidente do IAB RS,  Clarice Mizocsky de Oliveira. A arquiteta e urbanista divide a presidência com mais três lideranças femininas que integram a gestão compartilhada: Paula Silva Motta dos Santos, Nathalia Pereira Danezzi e Bruna Bergamaschi Tavares.

Leia Mais →

Eleição virtual no IAB RS será neste sábado (26/11)

A Assembleia Geral Ordinária de Eleições para o triênio 2023/2025, que vai definir a nova diretoria do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS), ocorrerá de forma virtual, no sábado dia 26 de novembro, das 9h às 21h. Vale lembrar que apenas associados arquitetos e urbanistas, em dia com a entidade, poderão participar do processo eleitoral. Também informamos que os núcleos do IAB RS no interior do Estado terão acesso somente a sua plataforma local.

Leia Mais →

Aos 96 anos, o arquiteto Emil Bered lança seu primeiro livro

Autor de várias edificações icônicas da paisagem urbana de Porto Alegre e do interior do Rio Grande do Sul, o arquiteto ex-presidente do IAB RS Emil Bered, de 96 anos, lança seu primeiro livro que apresenta a trajetória profissional e acadêmica, além de oferecer relatos, imagens e emoções de sua vida pessoal, associados a depoimentos de familiares e colegas de profissão. Será na quarta-feira (23/11), às 18h30min, no saguão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS.

Leia Mais →

Outras Notícias

Skate, estruturas e ATHIS são destaque no segundo dia da Trienal

O segundo dia da Trienal de Arquitetura e Urbanismo deu início às atividades no Multipalco do Theatro São Pedro. Na rua, os termômetros marcavam 30º, mas a sede do público era apenas por conhecimento. Os temas principais da quinta-feira rodearam os universos do ensino, das estruturas arquitetônicas, da inovação, e claro, da Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS).

Leia Mais →