Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

IAB-RS debate programa “Minha Casa Minha Vida”

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Na próxima quarta-feira, dia 21/08, às 19h30, o IAB-RS, debate sobre o programa “Minha Casa Minha Vida”. Para este debate do ciclo Desafios Urbanos do IAB-RS se propõe o tema N°7 do Decálogo publicado em 2012: “Habitação com qualidade e integração das comunidades”.
É desejo IAB-RS, neste contexto pouco pacífico, mas ineditamente potente da produção habitacional do país, de discutir a promoção da moradia popular a partir do Programa Minha Casa Minha Vida. Na discussão, serão considerados os efeitos sobre o território e as comunidades urbanas, como seus desdobramentos profissionais sobre projeto e o planejamento para os arquitetos. Também serão relevadas as implicações sociais, políticas e culturais para a população brasileira, especialmente para as famílias que, historicamente, têm encontrado apenas no Estado o acesso à moradia.
No documento “10 pontos por um projeto de cidade”, o item 07 do foca-se no tema “Habitação Social”, “Habitação com qualidade e integração das comunidades”. No documento, o instituto defende a necessidade de valorizar projetos habitacionais que priorizem a inserção da habitação de interesse social no tecido urbano existente construindo bairros e não guetos.  Também, salienta a importância de garantir o direito à cidade, entendido como acesso à habitação, ao transporte, aos equipamentos urbanos e comunitários, ao trabalho, à renda e a um ambiente equilibrado para todos os cidadãos. Ainda salienta a necessidade de projetar e construir moradias que considerem as diversidades paisagísticas, climáticas e topográficas, assim como as diversas composições familiares das populações.
É visando esta perspectiva ampla que se apresentam os convidados, representando, de certa forma, vertentes da profissão do arquiteto, da pesquisa sobre o tema, da gestão do Programa e da militância na questão habitacional. Assim, participarão da mesa:
– Julia Wartchow, Arquiteta e Urbanista, mestre em Planejamento Urbano e Regional pela UFRGS e pesquisadora do Observatório das Metrópoles. Sua dissertação de mestrado foi sobre o acesso à terra por parte de cooperativas habitacionais na Região Metropolitana de Porto Alegre, dentro dos programas Crédito Solidário e Minha Casa Minha Vida;
– Alvaro Pedrotti, arquiteto e urbanista formado pela UFRGS, diretor da SEHAB-RS de 1999 a 2002, atualmente cursa Especialização Arquitetura da Habitação de Interesse Social na PUCRS, trabalha com grupos organizados a elaboração e implantação de Projetos de Habitação de Interesse Social desde 2005.
– Eduardo Solari, uruguaio, músico e escritor autodidata, residente há 12 anos no Brasil. Interveio em varias ocupações urbanas, entre elas, na que hoje é o Assentamento Urbano Utopia e Luta, no centro histórico de Porto Alegre. Atualmente, está comprometido com o projeto das redes de Autogestão comunitárias, proposto pela COOPSUL, a qual preside.
– Eduardo Speggiorin, Arquiteto e Urbanista, formado em 1987 pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, desde 1992 atua na área de engenharia e arquitetura da Caixa Econômica Federal. Atualmente coordena a área de avaliações, normas e padrões técnicos de engenharia e arquitetura da GIDUR/PO Gerência de Desenvolvimento Urbano e Rural Porto Alegre.
– Alexandre Pereira Santos será o mediador. É arquiteto e urbanista, sócio da empresa 3C Arquitetura e Urbanismo e mestrando da UFPEL. Desenvolve pesquisa na área dos Sistemas Configuracionais Urbanos sobre forma da cidade enquanto processo social, especialmente através das suas contradições, relações com a pobreza e ambiente natural através da modelagem das dinâmicas urbanas.
As Quartas no IAB têm patrocínio da Caixa Econômica Federal.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Preparem suas equipes! Em breve será lançado o Concurso para Requalificar Entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado/RS

A Prefeitura de Gramado (RS) anunciou que realizará um concurso público de arquitetura e urbanismo com o objetivo de selecionar as melhores propostas para a requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier. O edital e as demais bases do concurso, organizadas pelo IAB RS, já estão em elaboração e devem ser publicadas em breve, sendo prevista ampla divulgação nas redes sociais do IAB RS e da Prefeitura de Gramado, além das publicações oficiais.

Leia Mais →

Ministério Público de Contas de Porto Alegre recebe denúncia de entidades sobre leis que envolvem planejamento urbano

O Ministério Público de Contas de Porto Alegre recebeu uma denúncia de entidades da sociedade civil relacionada a três leis municipais: Lei do Centro (930/2021), Lei do Arado (935/2022) e Lei de Regeneração do 4º Distrito (960/2022). De acordo com o documento, existe falta de conformidade com princípios legais, ausência de estudos econômicos e de medidas que possam preservar áreas históricas e culturais, bem como concessão de benefícios sem especificar os critérios adotados.

Leia Mais →

Lago Joaquina Rita Bier será requalificado em concurso de arquitetura

Importante espaço histórico do município, o Lago Joaquina Rita Bier será requalificado por meio de um concurso público nacional de arquitetura que está sendo promovido pela Prefeitura de Gramado com organização do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB/RS). A iniciativa conta com atuação das secretarias de Planejamento, do Meio Ambiente e da Cultura. A coletiva de imprensa de apresentação do certame ocorreu nesta sexta-feira (15), no próprio Lago.

Leia Mais →

Outras Notícias

Gramado anuncia Concurso de Projeto de Arquitetura para requalificar entorno do Lago Joaquina Rita Bier

Atenção arquitetos de todo o Brasil, preparem suas equipes, pois a Prefeitura de Gramado (RS) realizará na próxima sexta-feira (15/09), coletiva de imprensa para o anúncio oficial do concurso público de arquitetura e urbanismo, com o objetivo de selecionar as melhores propostas para a requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier. O certame terá abrangência nacional e ocorrerá em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS).

Leia Mais →

Núcleo Hortênsias do IAB/RS participa de encontro com o governador para falar sobre o Parque do Palácio

O tradicional Parque do Palácio, em Canela, na Serra Gaúcha, vem sendo tema de debates entre a prefeitura e entidades ligadas ao urbanismo e ao meio ambiente. A discussão retoma uma pauta antiga, que trata sobre a construção de um centro de eventos dentro do local, afetando importantes biomas que compõem a região. O núcleo Hortênsias do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB/RS), comunidade e autoridades participaram de uma audiência com o governador do Estado, Eduardo Leite, para solicitar maior atenção para o debate e apresentar um estudo ambiental.

Leia Mais →

Nota Pública: Prédio de 98,4m no Centro Histórico revela uma cidade sem rumo e sem respeito ao patrimônio cultural

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) se soma ao debate dos últimos dias acerca do lançamento do empreendimento das empresas Melnick e Zaffari, no Bairro Centro Histórico, da capital gaúcha. O edifício de 98,4m no nível da Rua Duque de Caxias será o mais alto no skyline da região.  Ainda que tenha 8m a menos que o Edifício Santa Cruz, o nível da Rua Duque de Caxias se localiza 30m acima do nível da Rua da Praia, local do prédio mais alto da cidade.

Leia Mais →