IAB-RS lança campanha por concurso público para as estações do metrô de Porto Alegre

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Primeiramente, reconhece a importância da implantação desta modalidade de transporte em Porto Alegre, como uma forma de integrar o conjunto de soluções exigidas para a melhoria da mobilidade urbana e da qualidade de vida da população, valorizando o transporte coletivo. Assim a implantação do metrô deverá estar integrada à reestruturação do sistema geral de transporte, considerando todas suas modalidades.

Destaca que a implantação do metrô não é apenas uma questão de mobilidade urbana. Deve ser considerada como geradora de transformações na dinâmica da cidade como um todo e no entorno de cada estação, em particular. Assim, é uma oportunidade ímpar de desencadear projetos urbanos integrados, capazes de dar respostas à diversidade de cada setor urbano nos seus múltiplos aspectos. Além da mobilidade, o metrô envolve questões de infraestrutura, paisagem natural e construída, espaços públicos e distribuição de atividades.

Neste sentido, é papel intransferível do Poder Público coordenar o processo de implantação do metrô e suas respectivas estações, elaborando desde estudos prévios específicos, definição de diretrizes, delimitação de áreas, até consultas à população e à técnicos de diversas áreas do conhecimento.

Diante da magnitude dos impactos decorrentes dessas intervenções, o IAB preconiza o uso do concurso público como instrumento imprescindível e incontestável para a elaboração dos projetos capazes de conduzir às soluções mais adequadas a cada situação.

O concurso público propicia a produção de espaços de qualidade, através de um processo democrático, transparente e dotado de lisura na escolha das propostas mais qualificadas entre várias alternativas. Este procedimento possibilita a publicidade de resultados e o conseqüente acompanhamento pela sociedade ao longo do processo.

Entenda como é a seleção através de um concurso e suas vantagens (http://www.iab-rs.org.br/noticia.php?id=1560)

Arte de divulgação: Andreia Bocian

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Construção modular na arquitetura foi tema de palestra no IAB RS

Aproximar a indústria da construção com o arquiteto. Esse foi o ponto de partida da palestra “A construção modular na arquitetura”, ministrada por Caroline Minetto, durante mais uma edição das Quartas no IAB. O encontro aproximou profissionais, estudantes e curiosos do tema, no Solar do IAB, no Centro Histórico de Porto Alegre.

Leia Mais →

A urbanização de periferias no combate à violência

A palestra técnica “A urbanização de periferias no combate à violência”, promovida pelo IAB RS, integrou a programação do Concurso Público Nacional de Arquitetura e Urbanismo para o Projeto Urbanístico Integrado (PUI) no território Umbu, em Alvorada, RS, iniciativa do Governo do Estado através da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (SEDUR) e do Programa RS Seguro. Participaram O arquiteto e urbanista Sérgio Ferraz Magalhães; o Diretor Executivo do Programa RS Seguro, Antônio Carlos Padilha, e da copresicente do IAB RS, Clarice Oliveira.

Leia Mais →

Outras Notícias

Agenda: A construção modular na arquitetura

A arquiteta Caroline Minetto ministrará a palestra “A Construção Modular na Arquitetura”, que tem como objetivo apresentar de forma clara e acessível os fundamentos da construção modular, destacando suas vantagens, desvantagens e exemplos práticos de projetos renomados ao redor do mundo. O evento integra a programação das Quartas no IAB e será realizado no dia 23 de outubro, a partir das 19h30.

Leia Mais →

Gestão para arquitetos é tema de palestra no IAB RS

Erros, acertos e dicas par impulsionar os negócios foram alguns dos tópicos abordados por executivos de marketing. Com o tema “Do Rascunho ao Sucesso: Estratégias de Negócios para Arquitetos” o encontro reuniu profissionais, estudantes e interessados no tema, no Solar do IAB, em Porto Alegre.

Leia Mais →

Arquitetura, cultura e identidade

Com auditório lotado, o boliviano Freddy Mamani Silvestre encantou o público ao mostrar a sua trajetória profissional. O pedreiro, engenheiro civil e arquiteto, expoente der um estilo denominado Naoandino, falou sobre sua carreira, suas referências, sobre como a arquitetura pode transformar o ambiente urbano a partir de uma perspectiva estética e funcional.

Leia Mais →