Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

IAB-RS lança campanha por concurso público para as estações do metrô de Porto Alegre

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Primeiramente, reconhece a importância da implantação desta modalidade de transporte em Porto Alegre, como uma forma de integrar o conjunto de soluções exigidas para a melhoria da mobilidade urbana e da qualidade de vida da população, valorizando o transporte coletivo. Assim a implantação do metrô deverá estar integrada à reestruturação do sistema geral de transporte, considerando todas suas modalidades.

Destaca que a implantação do metrô não é apenas uma questão de mobilidade urbana. Deve ser considerada como geradora de transformações na dinâmica da cidade como um todo e no entorno de cada estação, em particular. Assim, é uma oportunidade ímpar de desencadear projetos urbanos integrados, capazes de dar respostas à diversidade de cada setor urbano nos seus múltiplos aspectos. Além da mobilidade, o metrô envolve questões de infraestrutura, paisagem natural e construída, espaços públicos e distribuição de atividades.

Neste sentido, é papel intransferível do Poder Público coordenar o processo de implantação do metrô e suas respectivas estações, elaborando desde estudos prévios específicos, definição de diretrizes, delimitação de áreas, até consultas à população e à técnicos de diversas áreas do conhecimento.

Diante da magnitude dos impactos decorrentes dessas intervenções, o IAB preconiza o uso do concurso público como instrumento imprescindível e incontestável para a elaboração dos projetos capazes de conduzir às soluções mais adequadas a cada situação.

O concurso público propicia a produção de espaços de qualidade, através de um processo democrático, transparente e dotado de lisura na escolha das propostas mais qualificadas entre várias alternativas. Este procedimento possibilita a publicidade de resultados e o conseqüente acompanhamento pela sociedade ao longo do processo.

Entenda como é a seleção através de um concurso e suas vantagens (http://www.iab-rs.org.br/noticia.php?id=1560)

Arte de divulgação: Andreia Bocian

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Outras Notícias