Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

IAB-RS preserva patrimônio histórico restaurando o Solar do Conde

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O Solar do Conde de Porto Alegre, construído em 1855, na esquina das ruas Riachuelo e General Canabarro, tombado pelo patrimônio histórico e cultural, é definitivamente dos arquitetos gaúchos. Até o final do ano, o IAB-RS terá concluído o processo de restauração e terá ali a sua sede, que será aberta à comunidade como um centro cultural de Porto Alegre, espaço para manifestações de arte, arquitetura e urbanismo, com auditório, biblioteca, salas de estudo e oficinas de arte. A doação do prédio ao IAB é resultado de um trabalho iniciado em 1994, junto ao Governo do Estado e Assembléia Legislativa, quando o Instituto decidiu assumir a tarefa de restaurar o Solar, um dos três últimos que restam na área central da Capital.
A captação dos meios e recursos para viabilizar o projeto, orçado em R$ 2,5 milhões, tem sido o empenho do IAB que busca a utilização das leis de incentivo à cultura em nível federal e estadual. De parte do Governo Municipal, pela inexistência de fórmulas legais de doação, foi aprovada pela Câmara Municipal, em setembro de 99, e sancionada pelo Executivo, uma lei de exceção que permite a venda dos índices construtivos do Solar. Os recursos arrecadados por esse meio serão integralmente aplicados nas obras de restauração e tombamento do imóvel.
AS PREMISSAS BÁSICAS DO PROJETO
Em 3 de abril de 99 tiveram início as obras, a cargo da empresa Espaço Arquitetura e Restauro Ltda., tendo à frente o arquiteto Edegar Bittencourt da Luz, com os seguintes critérios que servirão de premissas básicas para a restauração:
– A permanência da atual volumetria e estética das fachadas do casarão.
– Resgate da tipologia espacial do Solar o máximo que for possível.
– Preservação do anexo posterior interligado ao casarão e do pátio interno.
– Preservação da volumetria e estética das fachadas.
– Resgate do espaço jardim.
– Resgate do acesso externo da rua Riachuelo.
CONCURSO PÚBLICO DE ARQUITETURA DO ANEXO DO SOLAR
Com o propósito de elaboração de um projeto arquitetônico, em nível de anteprojeto, para a área anexa ao Solar do Conde de Porto Alegre, o IAB-RS instituiu um concurso aberto à participação de todos os arquitetos associados, em situação regular junto ao Instituto e ao Conselho Regional de Engenharia ,Arquitetura e Agronomia.
As inscrições foram recebidas até 19 de abril de 2000, devendo os trabalhos serem entregues até 23 de junho. O julgamento ocorrerá no dia 26 do mesmo mês e a divulgação dos resultados e premiação dos vencedores quatro dias após.
A IMPORTÂNCIA DOS CONCURSOS PÚBLICOS DE ARQUITETURA O vice-presidente do IAB-RS, Iran Rosa, avalia como inquestionável a importância dos Concursos Públicos de Arquitetura. Segundo ele, arquitetos, urbanistas e planejadores devem procurar exaustivamente exercer sua atividade como elo entre a população, usuário passivo, e os investidores e entidades empreendedoras. E são os concursos públicos que podem e devem ser instrumentos para esse objetivo, ainda que muitos governantes insistam em conservadorismos que entravam o curso natural das novas evoluções tecnológicas e técnicas construtivas que, com sensatez e coerência devem definir a harmonia entre o ambiente e seus usuários.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Preparem suas equipes! Em breve será lançado o Concurso para Requalificar Entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado/RS

A Prefeitura de Gramado (RS) anunciou que realizará um concurso público de arquitetura e urbanismo com o objetivo de selecionar as melhores propostas para a requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier. O edital e as demais bases do concurso, organizadas pelo IAB RS, já estão em elaboração e devem ser publicadas em breve, sendo prevista ampla divulgação nas redes sociais do IAB RS e da Prefeitura de Gramado, além das publicações oficiais.

Leia Mais →

Ministério Público de Contas de Porto Alegre recebe denúncia de entidades sobre leis que envolvem planejamento urbano

O Ministério Público de Contas de Porto Alegre recebeu uma denúncia de entidades da sociedade civil relacionada a três leis municipais: Lei do Centro (930/2021), Lei do Arado (935/2022) e Lei de Regeneração do 4º Distrito (960/2022). De acordo com o documento, existe falta de conformidade com princípios legais, ausência de estudos econômicos e de medidas que possam preservar áreas históricas e culturais, bem como concessão de benefícios sem especificar os critérios adotados.

Leia Mais →

Lago Joaquina Rita Bier será requalificado em concurso de arquitetura

Importante espaço histórico do município, o Lago Joaquina Rita Bier será requalificado por meio de um concurso público nacional de arquitetura que está sendo promovido pela Prefeitura de Gramado com organização do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB/RS). A iniciativa conta com atuação das secretarias de Planejamento, do Meio Ambiente e da Cultura. A coletiva de imprensa de apresentação do certame ocorreu nesta sexta-feira (15), no próprio Lago.

Leia Mais →

Outras Notícias

Gramado anuncia Concurso de Projeto de Arquitetura para requalificar entorno do Lago Joaquina Rita Bier

Atenção arquitetos de todo o Brasil, preparem suas equipes, pois a Prefeitura de Gramado (RS) realizará na próxima sexta-feira (15/09), coletiva de imprensa para o anúncio oficial do concurso público de arquitetura e urbanismo, com o objetivo de selecionar as melhores propostas para a requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier. O certame terá abrangência nacional e ocorrerá em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS).

Leia Mais →

Núcleo Hortênsias do IAB/RS participa de encontro com o governador para falar sobre o Parque do Palácio

O tradicional Parque do Palácio, em Canela, na Serra Gaúcha, vem sendo tema de debates entre a prefeitura e entidades ligadas ao urbanismo e ao meio ambiente. A discussão retoma uma pauta antiga, que trata sobre a construção de um centro de eventos dentro do local, afetando importantes biomas que compõem a região. O núcleo Hortênsias do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB/RS), comunidade e autoridades participaram de uma audiência com o governador do Estado, Eduardo Leite, para solicitar maior atenção para o debate e apresentar um estudo ambiental.

Leia Mais →

Nota Pública: Prédio de 98,4m no Centro Histórico revela uma cidade sem rumo e sem respeito ao patrimônio cultural

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) se soma ao debate dos últimos dias acerca do lançamento do empreendimento das empresas Melnick e Zaffari, no Bairro Centro Histórico, da capital gaúcha. O edifício de 98,4m no nível da Rua Duque de Caxias será o mais alto no skyline da região.  Ainda que tenha 8m a menos que o Edifício Santa Cruz, o nível da Rua Duque de Caxias se localiza 30m acima do nível da Rua da Praia, local do prédio mais alto da cidade.

Leia Mais →