Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

IAB-RS preserva patrimônio histórico restaurando o Solar do Conde

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O Solar do Conde de Porto Alegre, construído em 1855, na esquina das ruas Riachuelo e General Canabarro, tombado pelo patrimônio histórico e cultural, é definitivamente dos arquitetos gaúchos. Até o final do ano, o IAB-RS terá concluído o processo de restauração e terá ali a sua sede, que será aberta à comunidade como um centro cultural de Porto Alegre, espaço para manifestações de arte, arquitetura e urbanismo, com auditório, biblioteca, salas de estudo e oficinas de arte. A doação do prédio ao IAB é resultado de um trabalho iniciado em 1994, junto ao Governo do Estado e Assembléia Legislativa, quando o Instituto decidiu assumir a tarefa de restaurar o Solar, um dos três últimos que restam na área central da Capital.
A captação dos meios e recursos para viabilizar o projeto, orçado em R$ 2,5 milhões, tem sido o empenho do IAB que busca a utilização das leis de incentivo à cultura em nível federal e estadual. De parte do Governo Municipal, pela inexistência de fórmulas legais de doação, foi aprovada pela Câmara Municipal, em setembro de 99, e sancionada pelo Executivo, uma lei de exceção que permite a venda dos índices construtivos do Solar. Os recursos arrecadados por esse meio serão integralmente aplicados nas obras de restauração e tombamento do imóvel.
AS PREMISSAS BÁSICAS DO PROJETO
Em 3 de abril de 99 tiveram início as obras, a cargo da empresa Espaço Arquitetura e Restauro Ltda., tendo à frente o arquiteto Edegar Bittencourt da Luz, com os seguintes critérios que servirão de premissas básicas para a restauração:
– A permanência da atual volumetria e estética das fachadas do casarão.
– Resgate da tipologia espacial do Solar o máximo que for possível.
– Preservação do anexo posterior interligado ao casarão e do pátio interno.
– Preservação da volumetria e estética das fachadas.
– Resgate do espaço jardim.
– Resgate do acesso externo da rua Riachuelo.
CONCURSO PÚBLICO DE ARQUITETURA DO ANEXO DO SOLAR
Com o propósito de elaboração de um projeto arquitetônico, em nível de anteprojeto, para a área anexa ao Solar do Conde de Porto Alegre, o IAB-RS instituiu um concurso aberto à participação de todos os arquitetos associados, em situação regular junto ao Instituto e ao Conselho Regional de Engenharia ,Arquitetura e Agronomia.
As inscrições foram recebidas até 19 de abril de 2000, devendo os trabalhos serem entregues até 23 de junho. O julgamento ocorrerá no dia 26 do mesmo mês e a divulgação dos resultados e premiação dos vencedores quatro dias após.
A IMPORTÂNCIA DOS CONCURSOS PÚBLICOS DE ARQUITETURA O vice-presidente do IAB-RS, Iran Rosa, avalia como inquestionável a importância dos Concursos Públicos de Arquitetura. Segundo ele, arquitetos, urbanistas e planejadores devem procurar exaustivamente exercer sua atividade como elo entre a população, usuário passivo, e os investidores e entidades empreendedoras. E são os concursos públicos que podem e devem ser instrumentos para esse objetivo, ainda que muitos governantes insistam em conservadorismos que entravam o curso natural das novas evoluções tecnológicas e técnicas construtivas que, com sensatez e coerência devem definir a harmonia entre o ambiente e seus usuários.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS elege nova direção para o triênio 2023/2025

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) elegeu no último sábado (26/11) a nova direção da entidade para o triênio 2023-2025. Foi eleita a chapa única denominada “IAB Cidade, Cultura e Sociedade”, encabeçada pela nova presidente do IAB RS,  Clarice Mizocsky de Oliveira. A arquiteta e urbanista divide a presidência com mais três lideranças femininas que integram a gestão compartilhada: Paula Silva Motta dos Santos, Nathalia Pereira Danezzi e Bruna Bergamaschi Tavares.

Leia Mais →

Eleição virtual no IAB RS será neste sábado (26/11)

A Assembleia Geral Ordinária de Eleições para o triênio 2023/2025, que vai definir a nova diretoria do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS), ocorrerá de forma virtual, no sábado dia 26 de novembro, das 9h às 21h. Vale lembrar que apenas associados arquitetos e urbanistas, em dia com a entidade, poderão participar do processo eleitoral. Também informamos que os núcleos do IAB RS no interior do Estado terão acesso somente a sua plataforma local.

Leia Mais →

Aos 96 anos, o arquiteto Emil Bered lança seu primeiro livro

Autor de várias edificações icônicas da paisagem urbana de Porto Alegre e do interior do Rio Grande do Sul, o arquiteto ex-presidente do IAB RS Emil Bered, de 96 anos, lança seu primeiro livro que apresenta a trajetória profissional e acadêmica, além de oferecer relatos, imagens e emoções de sua vida pessoal, associados a depoimentos de familiares e colegas de profissão. Será na quarta-feira (23/11), às 18h30min, no saguão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS.

Leia Mais →

Outras Notícias

Skate, estruturas e ATHIS são destaque no segundo dia da Trienal

O segundo dia da Trienal de Arquitetura e Urbanismo deu início às atividades no Multipalco do Theatro São Pedro. Na rua, os termômetros marcavam 30º, mas a sede do público era apenas por conhecimento. Os temas principais da quinta-feira rodearam os universos do ensino, das estruturas arquitetônicas, da inovação, e claro, da Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS).

Leia Mais →

Solar do IAB RS recebe programação da Trienal de Arquitetura e Urbanismo

Porto Alegre acordou ensolarada para a abertura da Trienal de Arquitetura e Urbanismo, uma realização do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS). Entre os dias 16 e 19 de novembro, a capital gaúcha sediará um grande evento – gratuito – não apenas para profissionais e estudantes de Arquitetura e Urbanismo, mas para todos os que amam e vivem a cidade, a cultura e a arte.

Leia Mais →