IAB-RS preserva patrimônio histórico restaurando o Solar do Conde

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

O Solar do Conde de Porto Alegre, construído em 1855, na esquina das ruas Riachuelo e General Canabarro, tombado pelo patrimônio histórico e cultural, é definitivamente dos arquitetos gaúchos. Até o final do ano, o IAB-RS terá concluído o processo de restauração e terá ali a sua sede, que será aberta à comunidade como um centro cultural de Porto Alegre, espaço para manifestações de arte, arquitetura e urbanismo, com auditório, biblioteca, salas de estudo e oficinas de arte. A doação do prédio ao IAB é resultado de um trabalho iniciado em 1994, junto ao Governo do Estado e Assembléia Legislativa, quando o Instituto decidiu assumir a tarefa de restaurar o Solar, um dos três últimos que restam na área central da Capital.
A captação dos meios e recursos para viabilizar o projeto, orçado em R$ 2,5 milhões, tem sido o empenho do IAB que busca a utilização das leis de incentivo à cultura em nível federal e estadual. De parte do Governo Municipal, pela inexistência de fórmulas legais de doação, foi aprovada pela Câmara Municipal, em setembro de 99, e sancionada pelo Executivo, uma lei de exceção que permite a venda dos índices construtivos do Solar. Os recursos arrecadados por esse meio serão integralmente aplicados nas obras de restauração e tombamento do imóvel.
AS PREMISSAS BÁSICAS DO PROJETO
Em 3 de abril de 99 tiveram início as obras, a cargo da empresa Espaço Arquitetura e Restauro Ltda., tendo à frente o arquiteto Edegar Bittencourt da Luz, com os seguintes critérios que servirão de premissas básicas para a restauração:
– A permanência da atual volumetria e estética das fachadas do casarão.
– Resgate da tipologia espacial do Solar o máximo que for possível.
– Preservação do anexo posterior interligado ao casarão e do pátio interno.
– Preservação da volumetria e estética das fachadas.
– Resgate do espaço jardim.
– Resgate do acesso externo da rua Riachuelo.
CONCURSO PÚBLICO DE ARQUITETURA DO ANEXO DO SOLAR
Com o propósito de elaboração de um projeto arquitetônico, em nível de anteprojeto, para a área anexa ao Solar do Conde de Porto Alegre, o IAB-RS instituiu um concurso aberto à participação de todos os arquitetos associados, em situação regular junto ao Instituto e ao Conselho Regional de Engenharia ,Arquitetura e Agronomia.
As inscrições foram recebidas até 19 de abril de 2000, devendo os trabalhos serem entregues até 23 de junho. O julgamento ocorrerá no dia 26 do mesmo mês e a divulgação dos resultados e premiação dos vencedores quatro dias após.
A IMPORTÂNCIA DOS CONCURSOS PÚBLICOS DE ARQUITETURA O vice-presidente do IAB-RS, Iran Rosa, avalia como inquestionável a importância dos Concursos Públicos de Arquitetura. Segundo ele, arquitetos, urbanistas e planejadores devem procurar exaustivamente exercer sua atividade como elo entre a população, usuário passivo, e os investidores e entidades empreendedoras. E são os concursos públicos que podem e devem ser instrumentos para esse objetivo, ainda que muitos governantes insistam em conservadorismos que entravam o curso natural das novas evoluções tecnológicas e técnicas construtivas que, com sensatez e coerência devem definir a harmonia entre o ambiente e seus usuários.

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Outras Notícias

IAB RS recebeu o arquiteto Gustavo Utrabo

Arte, engenharia e sociedade são partes constitutivas da prática do Estúdio Gustavo Utrabo. Se um impulsiona a imaginação e os outros tornam os sonhos possíveis, é nessa troca constante que a sua atuação encontra seu chão e faz sua maneira de ver, agir e conviver no mundo.

Leia Mais →

IAB realiza abaixo assinado em defesa das DCNs e da qualidade da formação em Arquitetura e Urbanismo

Convidamos os(as) arquitetos (as) e urbanistas brasileiros e a todos(as) os(as) que defendem a educação de qualidade que assinem o presente abaixo assinado, cujo objetivo é solicitar ao Ministério da Educação (MEC) a homologação de proposta para as novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino de Graduação de Arquitetura e Urbanismo (DCN´s), elaborada entre 2013 e 2023, pela comunidade profissional, científica, acadêmica e estudantil e o conselho regulador da profissão.

Leia Mais →