Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

IAB-RS promoveu mesa sobre participação social

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Dando continuidade aos debates sobre o documento “10 pontos por um Projeto de Cidade”, que objetiva amplificar uma visão compartilhada sobre a produção urbana, um encontro no IAB-RS debateu a participação social na cidade nesta quarta-feira, 16 de outubro. A mesa redonda fez parte do projeto Quartas no IAB, que promove atividades semanalmente para arquitetos e comunidade, e foi organizada pela Comissão Cidades sob coordenação de Maria Teresa Albano.
O debate contou com a presença de Eduardo Speggiorion, gerente de Desenvolve Urbano e Rural da Caixa Econômica Federal; Claudia Favaro, integrante do Comitê Popular da Copa Porto Alegre; Ibirá Lucas, primeiro suplente de conselheiro da Região de Gestão de Planejamento; Rosane de Marco, conselheira titular da Região de Gestão de Planejamento Oito (RGP 8); e Milton Cruz – doutor em sociologia pela UFRGS e Pesquisador no Grupo de Pesquisa Democracia participativa, esfera pública e cidades/UFRGS/CNPq.
Eduardo Speggiorion comentou as dificuldades enfrentadas pela Caixa Econômica em estabelecer mecanismos efetivos para melhor compreender as demandas da população e, assim, direcionar de maneira mais adequada os recursos disponíveis para a produção da cidade. Nesse sentido, o arquiteto ainda apoiou a fala de Rosane, que observa a carência de um instituto que levante indicadores da gestão municipal de modo isento, oportunizando à população, imprensa e instituições uma avaliação mais adequada da cidade.

Já Claudia Favaro explicou que uma melhor distribuição de renda e mais mecanismos de acesso à moradia não fazem necessariamente com que o espaço urbano seja melhor compartilhado, visto que populações podem ficar restritas a áreas afastadas do trabalho, tendo consequências para a mobilidade e qualidade de vida. Acreditando que a cidade pode ser melhorada a partir sugestões de quem a usufrui, a arquiteta apontou que mecanismos de participação popular e democracia direta precisam se desenvolver.
Além de demonstrar a necessidade de um instituto que colha dados sobre a gestão municipal de maneira independente, Rosane de Marco apontou que a baixa adesão a discussões sobre a cidade é também fruto de experiências frustrantes. “ A gente perde o elã de tanto batalhar, repetir, trazer à tona discussões e muitas vezes ter um pequeno ou nulo retorno”, contou ela.

Ibirá Lucas também lamentou a pouca participação social no debate. “A elite conseguiu afastar inclusive a classe média das discussões”, apontou ele, complementando que “a classe média é muito heterogênea, mas alguns grupos desta podem ser transformadores, como vimos a partir de sua participação nos protestos de junho”. O conselheiro ainda lembrou que, apesar de todas as dificuldades, a participação em movimentos em prol de um melhor espaço urbano também é fonte de uma renovadora satisfação pessoal.
A falta de uma discussão pública mais ampla sobre o modelo de cidade foi um dos temas tratados por Milton Cruz. O sociólogo ressaltou que o desenvolvimento deveria respeitar a especificidade cultural da sociedade civil. Segundo ele, a Feira do Livro não ter entrado em pauta na discussão sobre cais Mauá é mais um exemplo de falta de um modelo norteador para a cidade.
O debate ainda contou ainda com contribuições da plateia. Opiniões e relatos de experiências foram compartilhados, possibilitando um ampla e enriquecedora discussão.
O ciclo Quartas no IAB tem apoio da Caixa Econômica Federal

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB-RS realiza evento sobre a dimensão territorial e cultural da presença negra na Capital

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) promoveu, dentro de sua programação cultural, o evento “Dimensão territorial e cultural da presença negra em Porto Alegre”, para celebrar e refletir sobre o novembro negro. O objetivo foi discutir e realizar trocas sobre as questões raciais que atravessam os territórios da cidade e as manifestações culturais, que traduzem os saberes e vivências da população negra.

Leia Mais →

Projeto de construção com 41 andares no Centro Histórico foi tema de audiência pública

A Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia promoveu, no dia 10 de novembro, audiência pública para debater o projeto de construção ao lado do Museu Júlio de Castilhos, e também a Lei 930/2021, que estabelece o Programa de Reabilitação do Centro Histórico de Porto Alegre. Durante o encontro, liderado pela deputada Sofia Cavedon, foram destacadas as consequências do empreendimento com 41 andares. A co-presidenta do presidente do IAB-RS, Clarice Oliveira, participou do encontro.

Leia Mais →

NOTA DE DEFESA PELO INVENTARIAMENTO DO PRÉDIO DA SMOV

O IAB RS acompanha, com atenção, o processo de leilão promovido pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre do antigo prédio da Secretaria Municipal de Obras e Viação (SMOV), previsto para o próximo dia 27 do mês vigente.  O prédio, localizado na av. Borges de Medeiros, próximo à avenida Ipiranga, faz parte de uma lista, com outros 100 imóveis do município, que poderão ser vendidos pelo poder municipal.

Leia Mais →

Governo Federal retoma atividades do ConCidades, desativado desde 2017

A co-presidenta do IAB-RS, Clarice Misoczky de Oliveira, que passa a ocupar uma cadeira no Conselho que representa também o IAB nacional, comemora a retomada do Conselho. “Com a presença de secretarias que tratam de questões como habitação e saneamento, por exemplo, teremos participação social de diferentes segmentos. O IAB tem cadeira no grupo de entidades profissionais, acadêmicos e de pesquisa, e cada representante pode escolher a comissão técnica que vai trabalhar”, explica.

Leia Mais →

Outras Notícias

Inscrições para Prêmio IAB encerram dia 10/11

O Departamento do Rio Grande do Sul do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB/RS) realizará a Premiação IAB 2023, com o objetivo de divulgar e premiar a produção intelectual e profissional de arquitetos, arquitetas e urbanistas do estado do Rio Grande do Sul.A participação é aberta a todos os profissionais associados do IAB em qualquer um dos seus Departamentos Estaduais e Distrital, e a inscrição é gratuita.

Leia Mais →

IAB-RS participa de 176ª edição do COSU em Brasília

Ocorreu em Brasília, Distrito Federal, nos dias 21 e 22 de outubro, a 176a Reunião do Conselho Superior do Instituto dos Arquitetos do Brasil (COSU). O encontro foi sediado no Auditório Darcy Ribeiro na Universidade de Brasília (UnB). A proposta do COSU é reforçar o compromisso do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) com a arquitetura e o urbanismo, por meio da discussão de questões que envolvem a profissão. Na ocasião, foi realizada, também, a eleição da nova diretoria nacional da entidade.

Leia Mais →

IAB-RS promoveu mesa sobre o Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro

A edição mais recente das Quartas no IAB promoveu a mesa “Patrimônio e resistência” para homenagear os quatro anos da fundação do Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro (FEDPCB). Fundado durante o 21° Congresso Nacional de Arquitetos, em Porto Alegre, em outubro de 2019, o Fórum reúne entidades e coletivos da sociedade civil para fomentar a mobilização contra ataques promovidos contra o Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e o Patrimônio Cultural Brasileiro.

Leia Mais →