Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Impacto da Copa de 2014 em Porto Alegre foi tema de debate no IAB-RS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O filme uruguaio O Banheiro do Papa foi o ponto de partida para a discussão a respeito das obras da Copa de Mundo e suas consequências para a capital gaúcha. A arquiteta Cláudia Favaro, integrante do Comitê Popular da Copa em Porto Alegre, foi a convidada especial do debate, que aconteceu nesta quarta-feira, 04 de setembro, no Solar Conde de Porto Alegre, sede do IAB-RS. O encontro teve mediação de Humberto Hickel, vice presidente da entidade.
Depois da exibição do filme de César Charlone e Enrique Fernández, que aborda as consequências da visita do Papa João Paulo II a uma pequena cidade uruguaia, Cláudia buscou traçar analogias e diferenças da história do longa-metragem com a vinda da Copa para Porto Alegre. “O que está acontecendo é uma verdadeira ‘limpeza’ da cidade em benefício das construtoras, não respeitando populações marginalizadas, meio ambiente ou patrimônio histórico”, apontou Cláudia.
“O filme deixa muito clara uma esperança da população de que a cidade melhore e de que a população mais pobre lucre com o evento, algo que também acontece em Porto Alegre; mas a FIFA não vai permitir vendedores ambulantes ou pequenos comerciantes perto dos estádios e as obras que estão sendo feitas não irão solucionar de fato problemas sérios da cidade”, afirmou a arquiteta.

Carlos Alberto Sant’Ana, ex-presidente do IAB-RS, citou o caso da implantação da frota de ônibus BRTs como um caso de esperança de melhoria que será frustrada. Segundo ele, o novo sistema “vai transformar o usuário de ônibus em alguém que precisará caminhar mais, já que as estações serão mais distantes umas das outras, e isso rá desestimular o uso do transporte público”.
O estado de exceção da cidade durante a Copa de 2014 também foi tema do debate. “A população irá se surpreender com as restrições de liberdades em algumas áreas, como no Morro Santa Tereza, que só poderá ser acessado nos dias das partidas por pessoas com ingresso ou mediante comprovação de residência”, relatou Cláudia. Para o presidente do IAB-RS, Tiago Holzmann da Silva, tais arbitrariedades deverão ser revistas e melhor divulgadas para a população, pois, sem essa revisão de postura, a “a reação popular poderá ser forte e até mesmo violenta como vimos nas manifestações recentes em todo o Brasil”.
As Quartas no IAB têm o patrocínio da Caixa Econômica Federal.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS elege nova direção para o triênio 2023/2025

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) elegeu no último sábado (26/11) a nova direção da entidade para o triênio 2023-2025. Foi eleita a chapa única denominada “IAB Cidade, Cultura e Sociedade”, encabeçada pela nova presidente do IAB RS,  Clarice Mizocsky de Oliveira. A arquiteta e urbanista divide a presidência com mais três lideranças femininas que integram a gestão compartilhada: Paula Silva Motta dos Santos, Nathalia Pereira Danezzi e Bruna Bergamaschi Tavares.

Leia Mais →

Eleição virtual no IAB RS será neste sábado (26/11)

A Assembleia Geral Ordinária de Eleições para o triênio 2023/2025, que vai definir a nova diretoria do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS), ocorrerá de forma virtual, no sábado dia 26 de novembro, das 9h às 21h. Vale lembrar que apenas associados arquitetos e urbanistas, em dia com a entidade, poderão participar do processo eleitoral. Também informamos que os núcleos do IAB RS no interior do Estado terão acesso somente a sua plataforma local.

Leia Mais →

Aos 96 anos, o arquiteto Emil Bered lança seu primeiro livro

Autor de várias edificações icônicas da paisagem urbana de Porto Alegre e do interior do Rio Grande do Sul, o arquiteto ex-presidente do IAB RS Emil Bered, de 96 anos, lança seu primeiro livro que apresenta a trajetória profissional e acadêmica, além de oferecer relatos, imagens e emoções de sua vida pessoal, associados a depoimentos de familiares e colegas de profissão. Será na quarta-feira (23/11), às 18h30min, no saguão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS.

Leia Mais →

Outras Notícias

Skate, estruturas e ATHIS são destaque no segundo dia da Trienal

O segundo dia da Trienal de Arquitetura e Urbanismo deu início às atividades no Multipalco do Theatro São Pedro. Na rua, os termômetros marcavam 30º, mas a sede do público era apenas por conhecimento. Os temas principais da quinta-feira rodearam os universos do ensino, das estruturas arquitetônicas, da inovação, e claro, da Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS).

Leia Mais →

Solar do IAB RS recebe programação da Trienal de Arquitetura e Urbanismo

Porto Alegre acordou ensolarada para a abertura da Trienal de Arquitetura e Urbanismo, uma realização do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS). Entre os dias 16 e 19 de novembro, a capital gaúcha sediará um grande evento – gratuito – não apenas para profissionais e estudantes de Arquitetura e Urbanismo, mas para todos os que amam e vivem a cidade, a cultura e a arte.

Leia Mais →