Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Impacto da Copa de 2014 em Porto Alegre foi tema de debate no IAB-RS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O filme uruguaio O Banheiro do Papa foi o ponto de partida para a discussão a respeito das obras da Copa de Mundo e suas consequências para a capital gaúcha. A arquiteta Cláudia Favaro, integrante do Comitê Popular da Copa em Porto Alegre, foi a convidada especial do debate, que aconteceu nesta quarta-feira, 04 de setembro, no Solar Conde de Porto Alegre, sede do IAB-RS. O encontro teve mediação de Humberto Hickel, vice presidente da entidade.
Depois da exibição do filme de César Charlone e Enrique Fernández, que aborda as consequências da visita do Papa João Paulo II a uma pequena cidade uruguaia, Cláudia buscou traçar analogias e diferenças da história do longa-metragem com a vinda da Copa para Porto Alegre. “O que está acontecendo é uma verdadeira ‘limpeza’ da cidade em benefício das construtoras, não respeitando populações marginalizadas, meio ambiente ou patrimônio histórico”, apontou Cláudia.
“O filme deixa muito clara uma esperança da população de que a cidade melhore e de que a população mais pobre lucre com o evento, algo que também acontece em Porto Alegre; mas a FIFA não vai permitir vendedores ambulantes ou pequenos comerciantes perto dos estádios e as obras que estão sendo feitas não irão solucionar de fato problemas sérios da cidade”, afirmou a arquiteta.

Carlos Alberto Sant’Ana, ex-presidente do IAB-RS, citou o caso da implantação da frota de ônibus BRTs como um caso de esperança de melhoria que será frustrada. Segundo ele, o novo sistema “vai transformar o usuário de ônibus em alguém que precisará caminhar mais, já que as estações serão mais distantes umas das outras, e isso rá desestimular o uso do transporte público”.
O estado de exceção da cidade durante a Copa de 2014 também foi tema do debate. “A população irá se surpreender com as restrições de liberdades em algumas áreas, como no Morro Santa Tereza, que só poderá ser acessado nos dias das partidas por pessoas com ingresso ou mediante comprovação de residência”, relatou Cláudia. Para o presidente do IAB-RS, Tiago Holzmann da Silva, tais arbitrariedades deverão ser revistas e melhor divulgadas para a população, pois, sem essa revisão de postura, a “a reação popular poderá ser forte e até mesmo violenta como vimos nas manifestações recentes em todo o Brasil”.
As Quartas no IAB têm o patrocínio da Caixa Econômica Federal.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Começa a Conferência de Avaliação do Plano Diretor

Diretoria do IAB RS marcará presença no evento ocorre nesta terça, quarta e quinta-feira, 7, 8 e 9 de março, no Salão de Atos da PUCRS. Promovida pela Diretoria de Planejamento Urbano da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), a conferência vai analisar os pontos positivos e negativos do atual Plano Diretor, instituído pela Lei Complementar 434/1999 e atualizado pela Lei Complementar 646/2010.

Leia Mais →

NOTA DE PESAR: Vera Fabrício Carvalho

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) informa com imenso pesar o falecimento da arquiteta e urbanista Vera Fabricio Carvalho, uma das profissionais que permaneceu em atividade por mais tempo no Estado. Ela era o registro de nº 12 do CAU em todo o Brasil.

Leia Mais →

Entidades se reúnem para tratar do Plano Diretor de Porto Alegre

Representantes da Ernst & Young, consultoria que trabalha com a prefeitura na revisão do Plano Diretor de Porto Alegre, estiveram reunidos nesta semana com três entidades de arquitetura e urbanismo com atuação local – Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA-RS), Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-RS) e Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS).

Leia Mais →

Outras Notícias

IAB RS assina manifesto em apoio à tribo Gah Té

Na defesa por mais justiça social, solidariedade e respeito aos povos indígenas brasileiro, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) assinou com mais 30 entidades um manifesto em apoio a Retomada Gãh Ré e em defesa da Cacica Gah Té.

Leia Mais →

IAB apresenta proposta de Revisão do Plano Diretor de Xangri-lá

Na última sexta-feira (13/01) o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) apresentou ao Ministério Público e a Associação de Moradores do município de Xangri-lá, no litoral gaúcho, um Relatório Técnico com objetivo de analisar a proposta de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental do Município (PDDUA).

Leia Mais →

Repúdio aos atos terroristas em Brasília

O Instituto de Arquitetos do Brasil manifesta seu veemente repúdio aos atos terroristas ocorridos hoje, dia 08 de janeiro de 2023, em Brasília.

Inaceitável que as autoridades responsáveis pela manutenção da ordem não atuem firmemente contra os atos de desrespeito ao resultado legítimo das eleições, a invasão e a depredação do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do tribunal Superior Federal.

Leia Mais →

Nova diretoria do IAB RS toma posse para a gestão 2023-2025

No último sábado (17/12) o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) realizou a cerimônia de posse da nova diretoria da entidade para o triênio 2023-2025. Mais de 100 pessoas estiveram no Solar da entidade para prestigiar o evento que oficializou o mandato da chapa “IAB Cidade, Cultura e Sociedade” em formato de presidência coletiva, composta por membros da gestão anterior em conjunto com novos integrantes.

Leia Mais →