Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Lançamento de livro e homenagem ao arq. Demétrio Ribeiro

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

No dia 14 de abril, às 18h, ocorre o lançamento do livro As Portas de Tebas – Ensaios de Interpretação Marxista . O livro inclui textos de diversos autores, inclusive do arquiteto Demétrio Ribeiro, sócio-fundador do Centro de Estudos Marxistas – CEM-RS. O evento é uma promoção desta entidade, que aproveitará a ocasião para prestar uma homenagem póstuma ao arquiteto, falecido no ano passado. O lançamento do livro será realizado no Café Concerto Magestic, na Casa de Cultura Mario Quintana – Rua dos Andradas 736, 7º andar. Veja abaixo o sumário do livro: SUMÁRIO MARXISMO E ECOLOGIA – Frente da luta, frente da produção: desenvolvimento tecnológico dos assentamentos campesinos no Rio Grande do Sul , por Humberto Sorio Júnior – Breves notas sobre o tema marxismo e ecologismo , por Demétrio Ribeiro – Ecologia e marxismo: comentário sobre uma história de oportunidades perdidas , por Giovani Gregol HISTÓRIA E LUTA DE CLASSES – A República do senhor Mandela , por Günter Weimer – Imperialismo: a face oculta do germanismo , por Olgário Paulo Vogt – Trabalhadores escravizados e livres na fazenda pastoril (1860-1888) , por Mário Maestri – A aldeia ausente: índios, caboclos, escravos e imigrantes na formação do campesinato brasileiro , por Mário Maestri
– O século XXI entre o socialismo e a barbárie: um roteiro de discussão , por Mário Maestri
– Dos primeiros partidos operários à formação do Partido Comunista do Brasil , por Raul K. M.Carrion
POLÍTICA, ECONOMIA E MARXISMO
– Alternativa transformadora de Mangabeira e a esquerda: uma proposta nova e os tabus , por Demétrio Ribeiro
– Globalização e mudanças no Estado , por Eduardo K. M. Carrion
– A atualidade produtiva do pensamento de KarI Marx , por Avelino da Rosa Oliveira
– O capitalismo maquiado , por Luiz Roberto Lopez
CULTURA E SOCIEDADE
– Música clássica e luta de classes , por Luiz Roberto Lopez
– O surrealismo: alguns elementos para discussão e debate , por Robert Ponge
– O marxismo e a questão do gênero , por Marcelo Disconzi

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS elege nova direção para o triênio 2023/2025

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) elegeu no último sábado (26/11) a nova direção da entidade para o triênio 2023-2025. Foi eleita a chapa única denominada “IAB Cidade, Cultura e Sociedade”, encabeçada pela nova presidente do IAB RS,  Clarice Mizocsky de Oliveira. A arquiteta e urbanista divide a presidência com mais três lideranças femininas que integram a gestão compartilhada: Paula Silva Motta dos Santos, Nathalia Pereira Danezzi e Bruna Bergamaschi Tavares.

Leia Mais →

Eleição virtual no IAB RS será neste sábado (26/11)

A Assembleia Geral Ordinária de Eleições para o triênio 2023/2025, que vai definir a nova diretoria do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS), ocorrerá de forma virtual, no sábado dia 26 de novembro, das 9h às 21h. Vale lembrar que apenas associados arquitetos e urbanistas, em dia com a entidade, poderão participar do processo eleitoral. Também informamos que os núcleos do IAB RS no interior do Estado terão acesso somente a sua plataforma local.

Leia Mais →

Aos 96 anos, o arquiteto Emil Bered lança seu primeiro livro

Autor de várias edificações icônicas da paisagem urbana de Porto Alegre e do interior do Rio Grande do Sul, o arquiteto ex-presidente do IAB RS Emil Bered, de 96 anos, lança seu primeiro livro que apresenta a trajetória profissional e acadêmica, além de oferecer relatos, imagens e emoções de sua vida pessoal, associados a depoimentos de familiares e colegas de profissão. Será na quarta-feira (23/11), às 18h30min, no saguão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS.

Leia Mais →

Outras Notícias

Skate, estruturas e ATHIS são destaque no segundo dia da Trienal

O segundo dia da Trienal de Arquitetura e Urbanismo deu início às atividades no Multipalco do Theatro São Pedro. Na rua, os termômetros marcavam 30º, mas a sede do público era apenas por conhecimento. Os temas principais da quinta-feira rodearam os universos do ensino, das estruturas arquitetônicas, da inovação, e claro, da Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS).

Leia Mais →

Solar do IAB RS recebe programação da Trienal de Arquitetura e Urbanismo

Porto Alegre acordou ensolarada para a abertura da Trienal de Arquitetura e Urbanismo, uma realização do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS). Entre os dias 16 e 19 de novembro, a capital gaúcha sediará um grande evento – gratuito – não apenas para profissionais e estudantes de Arquitetura e Urbanismo, mas para todos os que amam e vivem a cidade, a cultura e a arte.

Leia Mais →