Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Lançamento de livro e homenagem ao arq. Demétrio Ribeiro

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

No dia 14 de abril, às 18h, ocorre o lançamento do livro As Portas de Tebas – Ensaios de Interpretação Marxista . O livro inclui textos de diversos autores, inclusive do arquiteto Demétrio Ribeiro, sócio-fundador do Centro de Estudos Marxistas – CEM-RS. O evento é uma promoção desta entidade, que aproveitará a ocasião para prestar uma homenagem póstuma ao arquiteto, falecido no ano passado. O lançamento do livro será realizado no Café Concerto Magestic, na Casa de Cultura Mario Quintana – Rua dos Andradas 736, 7º andar. Veja abaixo o sumário do livro: SUMÁRIO MARXISMO E ECOLOGIA – Frente da luta, frente da produção: desenvolvimento tecnológico dos assentamentos campesinos no Rio Grande do Sul , por Humberto Sorio Júnior – Breves notas sobre o tema marxismo e ecologismo , por Demétrio Ribeiro – Ecologia e marxismo: comentário sobre uma história de oportunidades perdidas , por Giovani Gregol HISTÓRIA E LUTA DE CLASSES – A República do senhor Mandela , por Günter Weimer – Imperialismo: a face oculta do germanismo , por Olgário Paulo Vogt – Trabalhadores escravizados e livres na fazenda pastoril (1860-1888) , por Mário Maestri – A aldeia ausente: índios, caboclos, escravos e imigrantes na formação do campesinato brasileiro , por Mário Maestri
– O século XXI entre o socialismo e a barbárie: um roteiro de discussão , por Mário Maestri
– Dos primeiros partidos operários à formação do Partido Comunista do Brasil , por Raul K. M.Carrion
POLÍTICA, ECONOMIA E MARXISMO
– Alternativa transformadora de Mangabeira e a esquerda: uma proposta nova e os tabus , por Demétrio Ribeiro
– Globalização e mudanças no Estado , por Eduardo K. M. Carrion
– A atualidade produtiva do pensamento de KarI Marx , por Avelino da Rosa Oliveira
– O capitalismo maquiado , por Luiz Roberto Lopez
CULTURA E SOCIEDADE
– Música clássica e luta de classes , por Luiz Roberto Lopez
– O surrealismo: alguns elementos para discussão e debate , por Robert Ponge
– O marxismo e a questão do gênero , por Marcelo Disconzi

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Na mídia: IAB RS participa de reportagem da Folha de São Paulo sobre reconstrução do RS

A copresidente do IAB RS, Clarice Misoczky de Oliveira, concedeu entrevista para reportagem da Folha de São Paulo. O ponto central foi a reconstrução do RS. “A questão habitacional é mais dramática. Há municípios no Vale do Taquari, como Muçum e Roca Sales, que se desenvolveram em áreas de encostas. Cidades como Santa Tereza em que parte das casas estão em áreas de inundações. Precisamos construir com segurança”, disse.

Leia Mais →

MANIFESTO IAB RS PARA A RECONSTRUÇÃO DO RS

Considerando a enorme tragédia causada pelos efeitos da crise climática e pelo descaso do poder público com o planejamento urbano e regional sustentável na promoção de cidades justas, igualitárias e ecologicamente  equilibradas, a Comissão Cidades/IAB RS, por meio deste, manifesta a necessidade de atenção às questões referentes às diferentes escalas de planejamento, arquitetura e urbanismo para reconstrução das cidades do Rio Grande do Sul, aqui agrupadas em dois grandes grupos: (A) Planejamento Urbano e Regional e (B) Moradia Digna.

Leia Mais →

Outras Notícias

COMUNICADO DO IAB RS SOBRE O ESTADO DE CALAMIDADE CLIMÁTICA

O momento é grave e compreendemos que enquanto Instituto temos um trabalho de articulação de impacto a médio prazo, sendo provocadas e estruturadas redes que auxiliem nas questões habitacionais e de reestruturação das cidades, com projetos que considerem os riscos e impactos que os eventos climáticos tem gerado em nossas cidades, de modo mais frequente e de maior intensidade. Compreendendo a sensibilidade das questões ambientais, com a natureza impondo seus limites, frente às ocupações urbanas.

Leia Mais →

Nota pública em apoio às familias atingidas pelas enchentes no RS

O IAB-RS manifesta solidariedade às famílias atingidas pelas inundações e enchentes no Rio Grande do Sul. Os eventos de chuvas extremas estão se mostrando uma realidade com recorrência no nosso estado. O momento pede a soma de esforços de todos os setores da sociedade para ajudar aqueles que estão em situação de vulnerabilidade.

Leia Mais →