Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Loteamentos Urbanos – livro de Juan Luis Mascaró

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Já está à venda na Livraria do Arquiteto o livro Loteamentos Urbanos , de Juan Luis Mascaró. O livro tem o objetivo de reunir os critérios mais importantes no projeto de loteamentos e outras urbanizações, levando em conta variáveis funcionais, formais e econômicas. Leia a introdução do livro, onde se encontram os temas abordados:
“Este livro procura reunir os critérios mais importantes para projetar loteamentos e outras urbanizações, levando em consideração as variáveis funcionais, formais e econômicas. O primeiro capítulo analisa a parcela de terreno (lote), sua forma e ocupação, o conjunto de parcelas que formam os quarteirões, os quais, em suas diferentes escalas, constituem os loteamentos, bairros, cidades, assim como os respectivos aspectos geométricos do traçado, desde a parcela até retícula urbana. Já no segundo capítulo é analisada a correlação das alternativas geométricas dos traçados com o tipo de terreno a urbanizar e são expostas as possibilidades geométricas aplicáveis a distintas características topográficas, suas vantagens e problemas. O capítulo terceiro está destinado à análise específica das larguras das ruas, cruzamentos e caminhos de pedestres. Segue-se a apresentação de suas respectivas normas de declividades limites. No quinto capítulo, estudam-se as principais redes de infra-estrutura urbana e as características para seu dimensionamento, particularmente nos aspectos referentes à pavimentação e drenagem pluvial. Finalmente, no último capítulo, são detalhadamente indicadas a arborização e localização recomendáveis para que se harmonizem com as redes de infra-estrutura urbana, assim como com os outros aspectos da engenharia da paisagem.”

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS elege nova direção para o triênio 2023/2025

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) elegeu no último sábado (26/11) a nova direção da entidade para o triênio 2023-2025. Foi eleita a chapa única denominada “IAB Cidade, Cultura e Sociedade”, encabeçada pela nova presidente do IAB RS,  Clarice Mizocsky de Oliveira. A arquiteta e urbanista divide a presidência com mais três lideranças femininas que integram a gestão compartilhada: Paula Silva Motta dos Santos, Nathalia Pereira Danezzi e Bruna Bergamaschi Tavares.

Leia Mais →

Eleição virtual no IAB RS será neste sábado (26/11)

A Assembleia Geral Ordinária de Eleições para o triênio 2023/2025, que vai definir a nova diretoria do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS), ocorrerá de forma virtual, no sábado dia 26 de novembro, das 9h às 21h. Vale lembrar que apenas associados arquitetos e urbanistas, em dia com a entidade, poderão participar do processo eleitoral. Também informamos que os núcleos do IAB RS no interior do Estado terão acesso somente a sua plataforma local.

Leia Mais →

Aos 96 anos, o arquiteto Emil Bered lança seu primeiro livro

Autor de várias edificações icônicas da paisagem urbana de Porto Alegre e do interior do Rio Grande do Sul, o arquiteto ex-presidente do IAB RS Emil Bered, de 96 anos, lança seu primeiro livro que apresenta a trajetória profissional e acadêmica, além de oferecer relatos, imagens e emoções de sua vida pessoal, associados a depoimentos de familiares e colegas de profissão. Será na quarta-feira (23/11), às 18h30min, no saguão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS.

Leia Mais →

Outras Notícias

Skate, estruturas e ATHIS são destaque no segundo dia da Trienal

O segundo dia da Trienal de Arquitetura e Urbanismo deu início às atividades no Multipalco do Theatro São Pedro. Na rua, os termômetros marcavam 30º, mas a sede do público era apenas por conhecimento. Os temas principais da quinta-feira rodearam os universos do ensino, das estruturas arquitetônicas, da inovação, e claro, da Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS).

Leia Mais →