Já está à venda na Livraria do Arquiteto o livro Loteamentos Urbanos , de Juan Luis Mascaró. O livro tem o objetivo de reunir os critérios mais importantes no projeto de loteamentos e outras urbanizações, levando em conta variáveis funcionais, formais e econômicas. Leia a introdução do livro, onde se encontram os temas abordados:
“Este livro procura reunir os critérios mais importantes para projetar loteamentos e outras urbanizações, levando em consideração as variáveis funcionais, formais e econômicas. O primeiro capítulo analisa a parcela de terreno (lote), sua forma e ocupação, o conjunto de parcelas que formam os quarteirões, os quais, em suas diferentes escalas, constituem os loteamentos, bairros, cidades, assim como os respectivos aspectos geométricos do traçado, desde a parcela até retícula urbana. Já no segundo capítulo é analisada a correlação das alternativas geométricas dos traçados com o tipo de terreno a urbanizar e são expostas as possibilidades geométricas aplicáveis a distintas características topográficas, suas vantagens e problemas. O capítulo terceiro está destinado à análise específica das larguras das ruas, cruzamentos e caminhos de pedestres. Segue-se a apresentação de suas respectivas normas de declividades limites. No quinto capítulo, estudam-se as principais redes de infra-estrutura urbana e as características para seu dimensionamento, particularmente nos aspectos referentes à pavimentação e drenagem pluvial. Finalmente, no último capítulo, são detalhadamente indicadas a arborização e localização recomendáveis para que se harmonizem com as redes de infra-estrutura urbana, assim como com os outros aspectos da engenharia da paisagem.”

IAB-RS realiza evento sobre a dimensão territorial e cultural da presença negra na Capital
O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) promoveu, dentro de sua programação cultural, o evento “Dimensão territorial e cultural da presença negra em Porto Alegre”, para celebrar e refletir sobre o novembro negro. O objetivo foi discutir e realizar trocas sobre as questões raciais que atravessam os territórios da cidade e as manifestações culturais, que traduzem os saberes e vivências da população negra.