Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Loteamentos Urbanos – livro de Juan Luis Mascaró

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Já está à venda na Livraria do Arquiteto o livro Loteamentos Urbanos , de Juan Luis Mascaró. O livro tem o objetivo de reunir os critérios mais importantes no projeto de loteamentos e outras urbanizações, levando em conta variáveis funcionais, formais e econômicas. Leia a introdução do livro, onde se encontram os temas abordados:
“Este livro procura reunir os critérios mais importantes para projetar loteamentos e outras urbanizações, levando em consideração as variáveis funcionais, formais e econômicas. O primeiro capítulo analisa a parcela de terreno (lote), sua forma e ocupação, o conjunto de parcelas que formam os quarteirões, os quais, em suas diferentes escalas, constituem os loteamentos, bairros, cidades, assim como os respectivos aspectos geométricos do traçado, desde a parcela até retícula urbana. Já no segundo capítulo é analisada a correlação das alternativas geométricas dos traçados com o tipo de terreno a urbanizar e são expostas as possibilidades geométricas aplicáveis a distintas características topográficas, suas vantagens e problemas. O capítulo terceiro está destinado à análise específica das larguras das ruas, cruzamentos e caminhos de pedestres. Segue-se a apresentação de suas respectivas normas de declividades limites. No quinto capítulo, estudam-se as principais redes de infra-estrutura urbana e as características para seu dimensionamento, particularmente nos aspectos referentes à pavimentação e drenagem pluvial. Finalmente, no último capítulo, são detalhadamente indicadas a arborização e localização recomendáveis para que se harmonizem com as redes de infra-estrutura urbana, assim como com os outros aspectos da engenharia da paisagem.”

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Na mídia: IAB RS participa de reportagem da Folha de São Paulo sobre reconstrução do RS

A copresidente do IAB RS, Clarice Misoczky de Oliveira, concedeu entrevista para reportagem da Folha de São Paulo. O ponto central foi a reconstrução do RS. “A questão habitacional é mais dramática. Há municípios no Vale do Taquari, como Muçum e Roca Sales, que se desenvolveram em áreas de encostas. Cidades como Santa Tereza em que parte das casas estão em áreas de inundações. Precisamos construir com segurança”, disse.

Leia Mais →

MANIFESTO IAB RS PARA A RECONSTRUÇÃO DO RS

Considerando a enorme tragédia causada pelos efeitos da crise climática e pelo descaso do poder público com o planejamento urbano e regional sustentável na promoção de cidades justas, igualitárias e ecologicamente  equilibradas, a Comissão Cidades/IAB RS, por meio deste, manifesta a necessidade de atenção às questões referentes às diferentes escalas de planejamento, arquitetura e urbanismo para reconstrução das cidades do Rio Grande do Sul, aqui agrupadas em dois grandes grupos: (A) Planejamento Urbano e Regional e (B) Moradia Digna.

Leia Mais →

Outras Notícias

COMUNICADO DO IAB RS SOBRE O ESTADO DE CALAMIDADE CLIMÁTICA

O momento é grave e compreendemos que enquanto Instituto temos um trabalho de articulação de impacto a médio prazo, sendo provocadas e estruturadas redes que auxiliem nas questões habitacionais e de reestruturação das cidades, com projetos que considerem os riscos e impactos que os eventos climáticos tem gerado em nossas cidades, de modo mais frequente e de maior intensidade. Compreendendo a sensibilidade das questões ambientais, com a natureza impondo seus limites, frente às ocupações urbanas.

Leia Mais →

Nota pública em apoio às familias atingidas pelas enchentes no RS

O IAB-RS manifesta solidariedade às famílias atingidas pelas inundações e enchentes no Rio Grande do Sul. Os eventos de chuvas extremas estão se mostrando uma realidade com recorrência no nosso estado. O momento pede a soma de esforços de todos os setores da sociedade para ajudar aqueles que estão em situação de vulnerabilidade.

Leia Mais →