Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Nota em defesa do Memorial Luís Carlos Prestes e da obra de Oscar Niemeyer

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Aos Exmos. Vereadores e Exmas. Vereadoras da Câmara Municipal de Porto Alegre
Exmo Sr. Sebastião Melo, Prefeito Municipal de Porto Alegre

Porto Alegre, 11 de outubro de 2021.

NOTA EM DEFESA DO MEMORIAL LUÍS CARLOS PRESTES E DA OBRA DE OSCAR NIEMEYER

De tempos em tempos o totalitarismo reascende em nosso país, como a nos alertar da imensa fragilidade inerente a uma democracia baseada na desigualdade social.

Luís Carlos Prestes sofreu em vida as mais profundas consequências de atos autoritários que visam tolher a liberdade de pensamento e ação política. Eleito Senador, teve seu mandato cassado, quando o Partido Comunista foi extinto. Olga Benário, judia, entregue à sanha nazista. Sua vida foi dedicada à luta pela igualdade, liberdade e fraternidade. Não se calou ante ao autoritarismo de seu tempo. Agora, mesmo depois de morto, insiste-se em calá-lo.

Mais de trinta anos depois de sua morte, seus algozes, ou os filhos e filhas deles, como a considerar insuficientes as agruras sofridas ainda em vida, insistem em vilipendiar sua memória. Menos de dez anos após ato simbólico de restauração de seu mandato no Senado Federal, nos vemos diante de mais um atentado à sua memória através de iniciativa da Sra. Vereadora, Comandante Nádia, com apoio de alguns de seus pares.

Tal iniciativa não se restringe – o que já seria muito – a um ataque à memória de L. C. Prestes, mas também à liberdade de associação e à memória de outro importante intelectual brasileiro, Oscar Niemeyer.

O Memorial Luís Carlos Prestes foi iniciativa de uma entidade de livre associação, a qual teve autorização desta egrégia casa parlamentar. Oscar Niemeyer, amigo de Luís Carlos Prestes, e mais importante arquiteto brasileiro, doou o projeto para o Memorial – obra única do arquiteto em nossa cidade.

A intenção de criação de um Memorial de Porto Alegre é louvável, e merece todo nosso apoio, entretanto, mas não pode servir de justificativa a um ato ideológico autoritário. Se tal questão não fosse suficiente, ressalte-se que a arquitetura de um Memorial se caracteriza pela representação simbólica por si só do objeto (pessoa, lugar, fato histórico, etc) cuja memória se visa preservar.

Luís Carlos Prestes, cassado, preso, exilado, e Oscar Niemeyer, perseguido e autoexilado, merecem ter sua memória preservada, e sobretudo respeitada. Deste modo, o IAB afirma seu repúdio a tal iniciativa, a qual visa calar, mais uma vez, suas vozes.

Certos de que os Vereadores e Vereadoras de Porto Alegre, em sua maioria, bem como nosso Prefeito, estão investidos dos valores democráticos e republicanos de respeito à livre associação, à liberdade de expressão, de pensamento e de ação política, queremos crer que tal iniciativa não encontrará espaço para avançar, em respeito à memória de Prestes, de Niemeyer, e de tantas mulheres e homens que lutaram pela democracia que ora se vê novamente sob cotidianas ameaças.

Rafael Pavan dos Passos
Presidente do IAB RS

 

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB-RS realiza evento sobre a dimensão territorial e cultural da presença negra na Capital

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) promoveu, dentro de sua programação cultural, o evento “Dimensão territorial e cultural da presença negra em Porto Alegre”, para celebrar e refletir sobre o novembro negro. O objetivo foi discutir e realizar trocas sobre as questões raciais que atravessam os territórios da cidade e as manifestações culturais, que traduzem os saberes e vivências da população negra.

Leia Mais →

Projeto de construção com 41 andares no Centro Histórico foi tema de audiência pública

A Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia promoveu, no dia 10 de novembro, audiência pública para debater o projeto de construção ao lado do Museu Júlio de Castilhos, e também a Lei 930/2021, que estabelece o Programa de Reabilitação do Centro Histórico de Porto Alegre. Durante o encontro, liderado pela deputada Sofia Cavedon, foram destacadas as consequências do empreendimento com 41 andares. A co-presidenta do presidente do IAB-RS, Clarice Oliveira, participou do encontro.

Leia Mais →

NOTA DE DEFESA PELO INVENTARIAMENTO DO PRÉDIO DA SMOV

O IAB RS acompanha, com atenção, o processo de leilão promovido pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre do antigo prédio da Secretaria Municipal de Obras e Viação (SMOV), previsto para o próximo dia 27 do mês vigente.  O prédio, localizado na av. Borges de Medeiros, próximo à avenida Ipiranga, faz parte de uma lista, com outros 100 imóveis do município, que poderão ser vendidos pelo poder municipal.

Leia Mais →

Governo Federal retoma atividades do ConCidades, desativado desde 2017

A co-presidenta do IAB-RS, Clarice Misoczky de Oliveira, que passa a ocupar uma cadeira no Conselho que representa também o IAB nacional, comemora a retomada do Conselho. “Com a presença de secretarias que tratam de questões como habitação e saneamento, por exemplo, teremos participação social de diferentes segmentos. O IAB tem cadeira no grupo de entidades profissionais, acadêmicos e de pesquisa, e cada representante pode escolher a comissão técnica que vai trabalhar”, explica.

Leia Mais →

Outras Notícias

Inscrições para Prêmio IAB encerram dia 10/11

O Departamento do Rio Grande do Sul do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB/RS) realizará a Premiação IAB 2023, com o objetivo de divulgar e premiar a produção intelectual e profissional de arquitetos, arquitetas e urbanistas do estado do Rio Grande do Sul.A participação é aberta a todos os profissionais associados do IAB em qualquer um dos seus Departamentos Estaduais e Distrital, e a inscrição é gratuita.

Leia Mais →

IAB-RS participa de 176ª edição do COSU em Brasília

Ocorreu em Brasília, Distrito Federal, nos dias 21 e 22 de outubro, a 176a Reunião do Conselho Superior do Instituto dos Arquitetos do Brasil (COSU). O encontro foi sediado no Auditório Darcy Ribeiro na Universidade de Brasília (UnB). A proposta do COSU é reforçar o compromisso do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) com a arquitetura e o urbanismo, por meio da discussão de questões que envolvem a profissão. Na ocasião, foi realizada, também, a eleição da nova diretoria nacional da entidade.

Leia Mais →

IAB-RS promoveu mesa sobre o Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro

A edição mais recente das Quartas no IAB promoveu a mesa “Patrimônio e resistência” para homenagear os quatro anos da fundação do Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro (FEDPCB). Fundado durante o 21° Congresso Nacional de Arquitetos, em Porto Alegre, em outubro de 2019, o Fórum reúne entidades e coletivos da sociedade civil para fomentar a mobilização contra ataques promovidos contra o Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e o Patrimônio Cultural Brasileiro.

Leia Mais →