Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Nota em defesa do Memorial Luís Carlos Prestes e da obra de Oscar Niemeyer

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Aos Exmos. Vereadores e Exmas. Vereadoras da Câmara Municipal de Porto Alegre
Exmo Sr. Sebastião Melo, Prefeito Municipal de Porto Alegre

Porto Alegre, 11 de outubro de 2021.

NOTA EM DEFESA DO MEMORIAL LUÍS CARLOS PRESTES E DA OBRA DE OSCAR NIEMEYER

De tempos em tempos o totalitarismo reascende em nosso país, como a nos alertar da imensa fragilidade inerente a uma democracia baseada na desigualdade social.

Luís Carlos Prestes sofreu em vida as mais profundas consequências de atos autoritários que visam tolher a liberdade de pensamento e ação política. Eleito Senador, teve seu mandato cassado, quando o Partido Comunista foi extinto. Olga Benário, judia, entregue à sanha nazista. Sua vida foi dedicada à luta pela igualdade, liberdade e fraternidade. Não se calou ante ao autoritarismo de seu tempo. Agora, mesmo depois de morto, insiste-se em calá-lo.

Mais de trinta anos depois de sua morte, seus algozes, ou os filhos e filhas deles, como a considerar insuficientes as agruras sofridas ainda em vida, insistem em vilipendiar sua memória. Menos de dez anos após ato simbólico de restauração de seu mandato no Senado Federal, nos vemos diante de mais um atentado à sua memória através de iniciativa da Sra. Vereadora, Comandante Nádia, com apoio de alguns de seus pares.

Tal iniciativa não se restringe – o que já seria muito – a um ataque à memória de L. C. Prestes, mas também à liberdade de associação e à memória de outro importante intelectual brasileiro, Oscar Niemeyer.

O Memorial Luís Carlos Prestes foi iniciativa de uma entidade de livre associação, a qual teve autorização desta egrégia casa parlamentar. Oscar Niemeyer, amigo de Luís Carlos Prestes, e mais importante arquiteto brasileiro, doou o projeto para o Memorial – obra única do arquiteto em nossa cidade.

A intenção de criação de um Memorial de Porto Alegre é louvável, e merece todo nosso apoio, entretanto, mas não pode servir de justificativa a um ato ideológico autoritário. Se tal questão não fosse suficiente, ressalte-se que a arquitetura de um Memorial se caracteriza pela representação simbólica por si só do objeto (pessoa, lugar, fato histórico, etc) cuja memória se visa preservar.

Luís Carlos Prestes, cassado, preso, exilado, e Oscar Niemeyer, perseguido e autoexilado, merecem ter sua memória preservada, e sobretudo respeitada. Deste modo, o IAB afirma seu repúdio a tal iniciativa, a qual visa calar, mais uma vez, suas vozes.

Certos de que os Vereadores e Vereadoras de Porto Alegre, em sua maioria, bem como nosso Prefeito, estão investidos dos valores democráticos e republicanos de respeito à livre associação, à liberdade de expressão, de pensamento e de ação política, queremos crer que tal iniciativa não encontrará espaço para avançar, em respeito à memória de Prestes, de Niemeyer, e de tantas mulheres e homens que lutaram pela democracia que ora se vê novamente sob cotidianas ameaças.

Rafael Pavan dos Passos
Presidente do IAB RS

 

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS elege nova direção para o triênio 2023/2025

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) elegeu no último sábado (26/11) a nova direção da entidade para o triênio 2023-2025. Foi eleita a chapa única denominada “IAB Cidade, Cultura e Sociedade”, encabeçada pela nova presidente do IAB RS,  Clarice Mizocsky de Oliveira. A arquiteta e urbanista divide a presidência com mais três lideranças femininas que integram a gestão compartilhada: Paula Silva Motta dos Santos, Nathalia Pereira Danezzi e Bruna Bergamaschi Tavares.

Leia Mais →

Eleição virtual no IAB RS será neste sábado (26/11)

A Assembleia Geral Ordinária de Eleições para o triênio 2023/2025, que vai definir a nova diretoria do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS), ocorrerá de forma virtual, no sábado dia 26 de novembro, das 9h às 21h. Vale lembrar que apenas associados arquitetos e urbanistas, em dia com a entidade, poderão participar do processo eleitoral. Também informamos que os núcleos do IAB RS no interior do Estado terão acesso somente a sua plataforma local.

Leia Mais →

Aos 96 anos, o arquiteto Emil Bered lança seu primeiro livro

Autor de várias edificações icônicas da paisagem urbana de Porto Alegre e do interior do Rio Grande do Sul, o arquiteto ex-presidente do IAB RS Emil Bered, de 96 anos, lança seu primeiro livro que apresenta a trajetória profissional e acadêmica, além de oferecer relatos, imagens e emoções de sua vida pessoal, associados a depoimentos de familiares e colegas de profissão. Será na quarta-feira (23/11), às 18h30min, no saguão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS.

Leia Mais →

Outras Notícias

Skate, estruturas e ATHIS são destaque no segundo dia da Trienal

O segundo dia da Trienal de Arquitetura e Urbanismo deu início às atividades no Multipalco do Theatro São Pedro. Na rua, os termômetros marcavam 30º, mas a sede do público era apenas por conhecimento. Os temas principais da quinta-feira rodearam os universos do ensino, das estruturas arquitetônicas, da inovação, e claro, da Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS).

Leia Mais →

Solar do IAB RS recebe programação da Trienal de Arquitetura e Urbanismo

Porto Alegre acordou ensolarada para a abertura da Trienal de Arquitetura e Urbanismo, uma realização do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS). Entre os dias 16 e 19 de novembro, a capital gaúcha sediará um grande evento – gratuito – não apenas para profissionais e estudantes de Arquitetura e Urbanismo, mas para todos os que amam e vivem a cidade, a cultura e a arte.

Leia Mais →