Nota Pública pela Universidade Pública e Democrática

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

As universidades públicas brasileiras vivem um dos momentos mais duros de sua trajetória. Além dos reiterados cortes de recursos que inviabilizam o desenvolvimento científico, educacional e cultural do país, sofrem agora ataque à sua autonomia e aos princípios da gestão democrática.

Recentemente foi derrubada Medida Provisória do Presidente Jair Bolsonaro que pretendia impedir realização de eleições nas universidades federais. Mais uma ação autoritária do Governo Federal a qual evidencia seu caráter autoritário incompatível com os princípios democráticos.

O pleito realizado para a Reitoria da UFRGS contou com a participação de três chapas que compõem a lista tríplice a ser encaminhada para a Presidência da República. Observa-se, porém manifestações públicas de autoridades propondo a nomeação de chapa menos votada, o que contraria a decisão democrática tomada pela comunidade universitária.

A atenção aos princípios constitucionais da autonomia universitária e da democracia exige a nomeação da chapa mais votada. Candidaturas menos votadas que façam uso de dispositivos normativos anacrônicos agem em sinal de desrespeito a tais princípios e à decisão da própria comunidade universitária que pretendem representar e gerir.

O IAB RS compreende a nomeação de chapa menos votada como ato infringente da autonomia universitária e incompatível com os fundamentos democráticos fora dos quais não se constrói o pleno desenvolvimento científico nacional.

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Outras Notícias

IAB RS recebeu o arquiteto Gustavo Utrabo

Arte, engenharia e sociedade são partes constitutivas da prática do Estúdio Gustavo Utrabo. Se um impulsiona a imaginação e os outros tornam os sonhos possíveis, é nessa troca constante que a sua atuação encontra seu chão e faz sua maneira de ver, agir e conviver no mundo.

Leia Mais →

IAB realiza abaixo assinado em defesa das DCNs e da qualidade da formação em Arquitetura e Urbanismo

Convidamos os(as) arquitetos (as) e urbanistas brasileiros e a todos(as) os(as) que defendem a educação de qualidade que assinem o presente abaixo assinado, cujo objetivo é solicitar ao Ministério da Educação (MEC) a homologação de proposta para as novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino de Graduação de Arquitetura e Urbanismo (DCN´s), elaborada entre 2013 e 2023, pela comunidade profissional, científica, acadêmica e estudantil e o conselho regulador da profissão.

Leia Mais →