Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Novas tecnologias e seus usos na Arquitetura foram tema de encontro

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

A Quarta no IAB desta semana discutiu o modo como novas tecnologias podem ser agregadas na produção de Arquitetura e Urbanismo. Organizado pelo arquiteto Henrique Lorea Leite, o encontro fez parte do ciclo "Profissão de Arquiteto" e contou com Izabele Colusso, Miguel Esnaola e Waldo Costa como convidados.
O público que veio ao Solar do IAB pôde conferir Izabele Colusso apresentar diversas ferramentas que permitem melhor compreender o funcionamento da cidade, e assim possibilitam um planejamento urbano mais efetivo. “Através de simulações, autoridades e cidadãos têm mais um mecanismo para tomar as decisões realmente adequadas de planejamento”, explicou. Mestre e doutoranda pelo PROPUR/UFRGS, a arquiteta apresentou experiências desenvolvidas no Centre for Advanced Spatial Analysis, da University College London, como o "Flying over London", no qual os cidadãos podem fazer um voo virtual sobre a capital inglesa, e o "Bike Share Map", em que é possível visualizar a dinâmica dos serviços de aluguel de bicicleta em diversas cidades do mundo, inclusive Porto Alegre.

O sócio do Studio Prudencio, Miguel Esnaola, compartilhou com os presentes sua experiência com a plataforma BIM (Builing Information Modelling). Utilizado no desenvolvimento de projetos, o uso deste sistema vem crescendo em vários países o mundo, e tende a ser adotado como padrão no mundo todo. Esnaola demonstrou várias vantagens do processo de projeto em BIM em relação aos fluxos de trabalho mais utilizados atualmente. Destacam-se a interoperabilidade entre campos diferentes do projeto e rico poder de detalhamento desde o planejamento até a gestão da obra.

Por sua vez, Waldo Costa apresentou novas tecnologias que permitem a produção de arquiteturas que respondam a características ambientais. Costa demonstrou que existem novos dispositivos relativamente baratos e fáceis de operar que ainda podem ser melhor agregados aos projetos arquitetônicos. Mestrando pelo PROPAR/UFRGS, ele exibiu diferentes possibilidades do uso do hardware de prototipagem Arduino. Através de uma maquete, Costa exibiu como a entrada de luz pode ser controlada conforme o movimento do sol.
O encontro ainda contou com a presença do arquiteto Julio Vargas, que avaliou as possibilidades das novas tecnologias e estimulou o debate com o público presente.
Quartas no IAB tem o apoio da Caixa Econômica Federal.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Outras Notícias