Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

O CAU é a nossa maior conquista

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O CAU é a maior conquista recente dos arquitetos brasileiros, que permitirá que nossa profissão ocupe um patamar superior de qualidade dentro de poucos anos. Portanto, este período de construção do CAU é fundamental para o futuro da nossa profissão.

O dever do Instituto de Arquitetos do Brasil é zelar pela boa construção do CAU, e para que este atenda aos princípios para os quais foi criado após a luta de gerações de arquitetos.

Além das dificuldades naturais e previsíveis que o CAU enfrentaria neste início de atividade somou-se uma série de ações de boicote e sabotagem por parte do antigo sistema. O CAU teve enormes dificuldades para realizar a eleição porque muitos CREAs não enviaram os dados atualizados não permitiram acesso aos recursos. O CREA RS (assim como alguns outros) ainda não repassou os recursos devidos para o CAU RS (superior a 10 milhões de reais) que a Lei previa e que foram arrecadados dos arquitetos no ano de 2011. O CREA RS também dificulta o acesso aos bancos de dados dos arquitetos, processos, e todo nosso arquivo físico e digital dentro do antigo sistema. No começo de maio o CREA RS teve frustrada uma ação jurídica contra o CAU RS com este objeto.

Por sua vez, o CAU BR tem uma enorme quantidade de temas para organizar e colocar em operação. Está muito empenhado na discussão da fiscalização e de sua implementação, entre outros tantos temas. A dedicação dos colegas conselheiros em Brasília é enorme e deve ser valorizada e apoiada.

Todas estas dificuldades e a ansiedade por dar a melhor resposta para os profissionais também pode levar o CAU BR a cometer equívocos. Seria injusto cobrar perfeição dos colegas, e nossa vigilância, crítica e colaboração deve servir para manter a categoria unida na construção do CAU. Neste sentido, estamos conversando com as lideranças nacionais e com os conselheiros federais para que estes façam as correções que entendemos necessárias.

Por outro lado, a nossa participação e contribuição deve ser permanente para que o CAU seja construído sobre os princípios que o motivaram e que os nossos representantes tenham o apoio necessário para realizarem esta tarefa com serenidade, assim como para evitarem e corrigirem eventuais equívocos que são naturais neste processo que se inicia.

Neste momento de transição e de implantação do Conselho, temos que manter a unidade dos arquitetos na defesa do CAU e estarmos muito atentos para enfrentar algumas resistências e boicotes que somente serão benéficos para os interesses contrários à nossa profissão e aos profissionais arquitetos.

O IAB RS solicita revisão das Resoluções 17 e 21 do CAU BR, que contém ilegalidades. (http://www.iab-rs.org.br/noticia.php?id=1566)

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Começa a Conferência de Avaliação do Plano Diretor

Diretoria do IAB RS marcará presença no evento ocorre nesta terça, quarta e quinta-feira, 7, 8 e 9 de março, no Salão de Atos da PUCRS. Promovida pela Diretoria de Planejamento Urbano da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), a conferência vai analisar os pontos positivos e negativos do atual Plano Diretor, instituído pela Lei Complementar 434/1999 e atualizado pela Lei Complementar 646/2010.

Leia Mais →

NOTA DE PESAR: Vera Fabrício Carvalho

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) informa com imenso pesar o falecimento da arquiteta e urbanista Vera Fabricio Carvalho, uma das profissionais que permaneceu em atividade por mais tempo no Estado. Ela era o registro de nº 12 do CAU em todo o Brasil.

Leia Mais →

Entidades se reúnem para tratar do Plano Diretor de Porto Alegre

Representantes da Ernst & Young, consultoria que trabalha com a prefeitura na revisão do Plano Diretor de Porto Alegre, estiveram reunidos nesta semana com três entidades de arquitetura e urbanismo com atuação local – Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA-RS), Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-RS) e Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS).

Leia Mais →

Outras Notícias

IAB RS assina manifesto em apoio à tribo Gah Té

Na defesa por mais justiça social, solidariedade e respeito aos povos indígenas brasileiro, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) assinou com mais 30 entidades um manifesto em apoio a Retomada Gãh Ré e em defesa da Cacica Gah Té.

Leia Mais →

IAB apresenta proposta de Revisão do Plano Diretor de Xangri-lá

Na última sexta-feira (13/01) o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) apresentou ao Ministério Público e a Associação de Moradores do município de Xangri-lá, no litoral gaúcho, um Relatório Técnico com objetivo de analisar a proposta de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental do Município (PDDUA).

Leia Mais →

Repúdio aos atos terroristas em Brasília

O Instituto de Arquitetos do Brasil manifesta seu veemente repúdio aos atos terroristas ocorridos hoje, dia 08 de janeiro de 2023, em Brasília.

Inaceitável que as autoridades responsáveis pela manutenção da ordem não atuem firmemente contra os atos de desrespeito ao resultado legítimo das eleições, a invasão e a depredação do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do tribunal Superior Federal.

Leia Mais →

Nova diretoria do IAB RS toma posse para a gestão 2023-2025

No último sábado (17/12) o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) realizou a cerimônia de posse da nova diretoria da entidade para o triênio 2023-2025. Mais de 100 pessoas estiveram no Solar da entidade para prestigiar o evento que oficializou o mandato da chapa “IAB Cidade, Cultura e Sociedade” em formato de presidência coletiva, composta por membros da gestão anterior em conjunto com novos integrantes.

Leia Mais →