Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

O IAB RS solicita revisão das Resoluções 17 e 21 do CAU BR

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Neste sentido, estamos em permanente contato com o CAU BR, e associados à outras entidades e à diversos departamentos do IAB de outros estados, buscando a revisão da Resolução 17, no seu artigo 7º, § 1º, porque, em nosso entendimento, fere o texto da Lei onerando de forma inadequada e ilegal os profissionais.

A justificativa que o plenário do CAU BR nos apresenta é que todas as atividades, ou grupos de atividades, devem ter um registro, e que para cada registro um RRT. O resultado prático da aplicação desta Resolução é a possibilidade de cobrança de mais de um RRT por serviço ou empreendimento.

Em nosso entendimento, a Resolução 17, no seu artigo 7º, § 1º, não se sustenta e fere o texto e o espírito da Lei, visto que a Lei é clara quando define que um RRT deve corresponder a um serviço/um trabalho e não à cada atividade como faz a Resolução 17. A lei não fala em um RRT por “atividade”, mas sim faz referência ao “trabalho” no sentido amplo e muito especificamente ao “empreeendimento” como um todo.

Neste sentido, o Fórum de Entidades de Arquitetos no Rio Grande do Sul – integrado pelo IAB RS, SAERGS, AsBEA RS, AAI Brasil/RS – manifestou ao plenário do CAU/RS, em 11 de maio, a sua inconformidade com o que determina a Resolução 17 do CAU/BR, com relação à cobrança de taxa de RRT por atividades ou mesmo por ”grupos de atividades”.

O manifesto foi lido no plenário do CAU/RS pelo presidente do IAB RS, arq. Tiago Holzmann da Silva e, por sugestão do presidente Roberto Py, foi aprovado por unanimidade pelos conselheiros.

O documento foi entregue ao Conselheiro Federal do Rio Grande do Sul, arq. Cesar Dorfman, para que seja encaminhado ao CAU BR.

Confira a resolução:http://www.cau.org.br/resolucao.html (http://www.cau.org.br/resolucao.html)

Veja a íntegra do texto aprovado por unanimidade pelo Plenário do CAU RS. (http://www.iab-rs.org.br/noticia.php?id=1567)

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Eleição virtual no IAB RS será neste sábado (26/11)

A Assembleia Geral Ordinária de Eleições para o triênio 2023/2025, que vai definir a nova diretoria do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS), ocorrerá de forma virtual, no sábado dia 26 de novembro, das 9h às 21h. Vale lembrar que apenas associados arquitetos e urbanistas, em dia com a entidade, poderão participar do processo eleitoral. Também informamos que os núcleos do IAB RS no interior do Estado terão acesso somente a sua plataforma local.

Leia Mais →

Aos 96 anos, o arquiteto Emil Bered lança seu primeiro livro

Autor de várias edificações icônicas da paisagem urbana de Porto Alegre e do interior do Rio Grande do Sul, o arquiteto ex-presidente do IAB RS Emil Bered, de 96 anos, lança seu primeiro livro que apresenta a trajetória profissional e acadêmica, além de oferecer relatos, imagens e emoções de sua vida pessoal, associados a depoimentos de familiares e colegas de profissão. Será na quarta-feira (23/11), às 18h30min, no saguão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS.

Leia Mais →

Outras Notícias

Skate, estruturas e ATHIS são destaque no segundo dia da Trienal

O segundo dia da Trienal de Arquitetura e Urbanismo deu início às atividades no Multipalco do Theatro São Pedro. Na rua, os termômetros marcavam 30º, mas a sede do público era apenas por conhecimento. Os temas principais da quinta-feira rodearam os universos do ensino, das estruturas arquitetônicas, da inovação, e claro, da Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS).

Leia Mais →

Solar do IAB RS recebe programação da Trienal de Arquitetura e Urbanismo

Porto Alegre acordou ensolarada para a abertura da Trienal de Arquitetura e Urbanismo, uma realização do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS). Entre os dias 16 e 19 de novembro, a capital gaúcha sediará um grande evento – gratuito – não apenas para profissionais e estudantes de Arquitetura e Urbanismo, mas para todos os que amam e vivem a cidade, a cultura e a arte.

Leia Mais →

Cerimônia do Prêmio José Albano Volkmer será dia 19/11 no Theatro São Pedro

O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) promove no sábado (19/11) a cerimônia de entrega do Prêmio José Albano Volkmer, a partir das 19 horas, no Theatro São Pedro, em Porto Alegre. Este ano, o evento que revela o grande vencedor fará parte da programação da Trienal da Arquitetura, promovida pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do RS (CAU/RS), patrocinador do prêmio.

Leia Mais →