Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

O Risco: Lucio Costa e a utopia moderna

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O Risco: Lucio Costa e a utopia moderna, Geraldo Motta Filho
Brasil, 2003, 35 mm, cor-pb, 76 min Lucio Costa (Toulon, FR, 1902,­ Rio de Janeiro, RJ, 1998) é uma das raras personalidades na história do Brasil que permitem cruzar a sua história individual com a construção da nação de maneira muito natural e aberta. Através de imagens realizadas pela produção, de imagens filmadas pelo próprio Lucio Costa, desde os anos 30 até os anos 60 do século XX, em seus registros de viagem, com sua câmera 8 mm ­ adquirida em viagem realizada em 1938 a Nova York ­ e de vasto material de arquivos nacionais e internacionais, este documentário narra, através da trajetória do arquiteto e urbanista, o processo de “formação” da arquitetura moderna brasileira. FICHA TÉCNICA
Roteiro: Geraldo Motta Filho, Guilherme Wisnik.
Produção: Juliana de Carvalho e Geraldo Motta Filho.
Produção executiva: Juliana de Carvalho.
Direção de arte e Animações: Toni Cid.
Fotografia: Mario Carneiro, Pedro Ionescu.
Câmera: Pedro Ionescu.
Som direto: Valéria Ferro, Juarez Dagoberto, Gabi.
Edição de som: Carlos Cox.
Música: Cacá Machado.
Montagem: Mair Tavares.
Elenco: Com Lucio Costa, Maria Elisa Costa, Oscar Niemeyer, Ítalo Campofiorito, Sophia Telles, Otília Fiori Arantes,
Sérgio Ferro, Lauro Cavalcanti, Yves Bruand, familiares de Lucio Costa.
Prêmio: Festival de Gramado 2003: prêmio especial do júri.
O filme está em cartaz no cinema do Santander Cultural – Praça da Alfândega, s/nº. Os horários podem ser obtidos através do fone 3287-5718.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS elege nova direção para o triênio 2023/2025

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) elegeu no último sábado (26/11) a nova direção da entidade para o triênio 2023-2025. Foi eleita a chapa única denominada “IAB Cidade, Cultura e Sociedade”, encabeçada pela nova presidente do IAB RS,  Clarice Mizocsky de Oliveira. A arquiteta e urbanista divide a presidência com mais três lideranças femininas que integram a gestão compartilhada: Paula Silva Motta dos Santos, Nathalia Pereira Danezzi e Bruna Bergamaschi Tavares.

Leia Mais →

Eleição virtual no IAB RS será neste sábado (26/11)

A Assembleia Geral Ordinária de Eleições para o triênio 2023/2025, que vai definir a nova diretoria do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS), ocorrerá de forma virtual, no sábado dia 26 de novembro, das 9h às 21h. Vale lembrar que apenas associados arquitetos e urbanistas, em dia com a entidade, poderão participar do processo eleitoral. Também informamos que os núcleos do IAB RS no interior do Estado terão acesso somente a sua plataforma local.

Leia Mais →

Aos 96 anos, o arquiteto Emil Bered lança seu primeiro livro

Autor de várias edificações icônicas da paisagem urbana de Porto Alegre e do interior do Rio Grande do Sul, o arquiteto ex-presidente do IAB RS Emil Bered, de 96 anos, lança seu primeiro livro que apresenta a trajetória profissional e acadêmica, além de oferecer relatos, imagens e emoções de sua vida pessoal, associados a depoimentos de familiares e colegas de profissão. Será na quarta-feira (23/11), às 18h30min, no saguão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS.

Leia Mais →

Outras Notícias

Skate, estruturas e ATHIS são destaque no segundo dia da Trienal

O segundo dia da Trienal de Arquitetura e Urbanismo deu início às atividades no Multipalco do Theatro São Pedro. Na rua, os termômetros marcavam 30º, mas a sede do público era apenas por conhecimento. Os temas principais da quinta-feira rodearam os universos do ensino, das estruturas arquitetônicas, da inovação, e claro, da Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS).

Leia Mais →