O trapiche e o lago – Crônica de Francisco Riopardense de Macedo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Caminhos cruzados marcam o início da formação urbana. Avenida Sepúlveda e rua General Câmara – o acesso – e rua da Praia – oeste/leste – a linha de abastecimento e primeira ocupação. O primeiro destes caminhos se constitui de dois trechos: um do “trapiche” à rua da Praia e outro da Matriz à mesma rua da Praia, com essa desenhando uma ‘cruz’, onde se apóia o início do estudo da evolução urbana. A sucessão dos nomes atribuídos inicialmente ao primeiro espaço é boa indicação para intuir a primeira utilização dele. Ponto de inflexão entre o caminho terrestre e o rio, de múltiplo interesse para o abastecimento dos estancieiros que viviam perto da Capela Grande (Viamão), não devem ser considerados como nomes oficiais. Entre outros podem ser relacionados: porto de Ornelas (1732), porto de Sebastião Francisco Chaves (1732), Campos de Dentro de Viamão, Porto de São Francisco, Porto dos Casais e Porto Alegre. O certo é que, na terceira década do século XVIII, como se vê, o espaço já era usado como eixo da área funcional onde a circulação se firmaria e o comércio se estabelecia (1732), registrando o início de elementar ocupação. “Foi ali que se construía uma ‘capela’…coberta de palha tendo como orago São Francisco das Chagas, elevada a curato em 3 de dezembro de 1747… Assim se propunha aquela área a servir ao Tratado de Madri (1750) pelo qual a Espanha entregaria a Portugal a região de Rio Grande de São Pedro a ela pertencente desde o Tratado de Tordesilhas.” Ali desembarcaram os açorianos, em 1752, e quando foi criada a Freguezia de N.S. de Madre de Deus (1772), o entorno do ‘trapiche’ não era mais o Lago de Viamão. “…agora era um porto considerado alegre que dava nome ao lago e à cidade, hoje se chama um e outra coisa Porto Alegre.” Francisco Riopardense de Macedo Engenheiro, Urbanista, Professor Titular de Arquitetura Paisagista FARQ/UFRGS

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Agenda: A construção modular na arquitetura

A arquiteta Caroline Minetto ministrará a palestra “A Construção Modular na Arquitetura”, que tem como objetivo apresentar de forma clara e acessível os fundamentos da construção modular, destacando suas vantagens, desvantagens e exemplos práticos de projetos renomados ao redor do mundo. O evento integra a programação das Quartas no IAB e será realizado no dia 23 de outubro, a partir das 19h30.

Leia Mais →

Gestão para arquitetos é tema de palestra no IAB RS

Erros, acertos e dicas par impulsionar os negócios foram alguns dos tópicos abordados por executivos de marketing. Com o tema “Do Rascunho ao Sucesso: Estratégias de Negócios para Arquitetos” o encontro reuniu profissionais, estudantes e interessados no tema, no Solar do IAB, em Porto Alegre.

Leia Mais →

Arquitetura, cultura e identidade

Com auditório lotado, o boliviano Freddy Mamani Silvestre encantou o público ao mostrar a sua trajetória profissional. O pedreiro, engenheiro civil e arquiteto, expoente der um estilo denominado Naoandino, falou sobre sua carreira, suas referências, sobre como a arquitetura pode transformar o ambiente urbano a partir de uma perspectiva estética e funcional.

Leia Mais →

Governo do Estado e IAB RS lançam concurso de projeto para território de Umbu, em Alvorada, RS

A iniciativa integra o eixo 2 do programa RS Seguro, chamado RS Seguro COMunidade, lançado em dezembro de 2023, e prevê a qualificação de espaços e equipamentos públicos comunitários em cinco áreas. Durante o evento, foram anunciadas as previsões de lançamento dos editais dos próximos concursos nacionais de PUIs para outros dois territórios: Santa Tereza em novembro e o de Rubem Berta, em dezembro.

Leia Mais →

Outras Notícias