Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Perdemos Clóvis Ilgenfritz

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Na noite deste sábado (23/11) perdemos o arquiteto e urbanista Clóvis Ilgenfritz, aos 80 anos, em Porto Alegre.

O velório ocorreu na tarde de hoje no Plenário Otávio Rocha da Câmara de Vereadores. E a cremação ocorreu na segunda (25/11) no Crematório Saint Hilaire, em Viamão, em cerimônia reservada.

Formado em 1965 pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o arquiteto Clóvis Ilgenfritz da Silva dedicou boa parte de sua trajetória profissional a trabalhos de habitação popular e planejamento urbano, dividindo-a com a atuação em entidades representativas dos arquitetos. Ele foi pioneiro na defesa da Assistência Técnica pública e gratuita para o projeto e a construção de habitações de interesse social, que considerava “como um SUS da habitação”, fundamental para melhorar as moradias e atingir um segmento da população sempre desassistido.

Para o presidente do IAB RS, Rafael Passos: "Um amigo, um líder, querido companheiro. Clóvis dedicou sua vida à Arquitetura e Urbanismo como instrumento necessário à melhoria das condições de vida do povo brasileiro.Pelo direito à Habitação foi um lutador em todas as frentes possíveis: no exercício diário da profissão, à frente das principais entidades da categoria, na política partidária.Pai da Lei de Assistência Técnica, nos deixa esse legado e a responsabilidade de fazê-la realidade na vida da população brasileira.Clóvis, Presente".

Para o presidente do CAU/BR, Luciano Guimarães, “o ano de 2019 tem sido cruel para a Arquitetura Social do país. Nem bem nos recuperamos da morte de Demetre Anastassakis, em julho, agora recebemos o baque da perda de Clóvis Ilgenfritz da Silva. Sua obra expressou exemplarmente a diretriz da função social da Arquitetura formulada pelo I Congresso Brasileiro de Arquitetos realizado em 1945 e desde então sempre reforçada. Seu pioneirismo na implantação de um projeto de assistência técnica para habitação de interesse social, na década de 1970, em Porto Alegre, foi a semente da ATHIS no país. A morte de Clóvis causa uma enorme tristeza. A Arquitetura e Urbanismo, nossos colegas e o país perdem um guerreiro do bem”.

O arquiteto foi presidente e fundador da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), entre 1983 e 1986, e do Sindicato dos Arquitetos no Estado do Rio Grande do Sul (Saergs), em suas primeiras três diretorias (1974 a 1983). Também foi vice-presidente do CAU/RS e conselheiro do CREA/RS.

No currículo de Clóvis está também uma extensa atuação ligada ao Partido dos Trabalhadores (PT), tendo sido um dos fundadores do partido (1981) e da Central Única dos Trabalhadores (CUT), no mesmo ano.Foi vereador em Porto Alegre por três vezes na década de 1990 e deputado federal.“Quem não faz política, sofre a política dos demais”, dizia, incentivando a participação dos arquitetos e urbanistas em eleições para o Executivo e o Legislativo.

Para Nivaldo Andrade, presidente do IAB/DN, “Clovis foi uma referência para todos nós e o IAB e os arquitetos brasileiros nos orgulhamos de tê-lo tido conosco. Sua missão de garantir o acesso à arquitetura e ao organismo às pessoas de baixa renda é extremamente atual e precisamos, mais do que nunca, nos espelhar em sua trajetória”.

Segundo arquiteto e urbanista Gilson Paranhos, ex-presidente do IAB e igualmente dedicado à Arquitetura Social, “Clóvis teve uma vida em defesa dos mais necessitados. Homem de trincheira, de luta, fortíssimo e de coração sensível. A mesma mão que batia acariciava e com uma dignidade enorme” .

Em outubro passado, Clóvis Ilgenfritz da Silva foi homenageado no 21º Congresso Brasileiro de Arquitetos (CBA), realizado em Porto Alegre, com o Colar de Ouro, comenda criada pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB) como reconhecimento máximo aos arquitetos pela sua obra e atuação profissional.

Assista no link abaixo o vídeo de homenagem ao Clóvis:
http://bit.ly/37Elevd

 

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Começa a Conferência de Avaliação do Plano Diretor

Diretoria do IAB RS marcará presença no evento ocorre nesta terça, quarta e quinta-feira, 7, 8 e 9 de março, no Salão de Atos da PUCRS. Promovida pela Diretoria de Planejamento Urbano da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), a conferência vai analisar os pontos positivos e negativos do atual Plano Diretor, instituído pela Lei Complementar 434/1999 e atualizado pela Lei Complementar 646/2010.

Leia Mais →

NOTA DE PESAR: Vera Fabrício Carvalho

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) informa com imenso pesar o falecimento da arquiteta e urbanista Vera Fabricio Carvalho, uma das profissionais que permaneceu em atividade por mais tempo no Estado. Ela era o registro de nº 12 do CAU em todo o Brasil.

Leia Mais →

Outras Notícias

Entidades se reúnem para tratar do Plano Diretor de Porto Alegre

Representantes da Ernst & Young, consultoria que trabalha com a prefeitura na revisão do Plano Diretor de Porto Alegre, estiveram reunidos nesta semana com três entidades de arquitetura e urbanismo com atuação local – Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA-RS), Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-RS) e Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS).

Leia Mais →

IAB RS assina manifesto em apoio à tribo Gah Té

Na defesa por mais justiça social, solidariedade e respeito aos povos indígenas brasileiro, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) assinou com mais 30 entidades um manifesto em apoio a Retomada Gãh Ré e em defesa da Cacica Gah Té.

Leia Mais →

IAB apresenta proposta de Revisão do Plano Diretor de Xangri-lá

Na última sexta-feira (13/01) o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) apresentou ao Ministério Público e a Associação de Moradores do município de Xangri-lá, no litoral gaúcho, um Relatório Técnico com objetivo de analisar a proposta de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental do Município (PDDUA).

Leia Mais →

Repúdio aos atos terroristas em Brasília

O Instituto de Arquitetos do Brasil manifesta seu veemente repúdio aos atos terroristas ocorridos hoje, dia 08 de janeiro de 2023, em Brasília.

Inaceitável que as autoridades responsáveis pela manutenção da ordem não atuem firmemente contra os atos de desrespeito ao resultado legítimo das eleições, a invasão e a depredação do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do tribunal Superior Federal.

Leia Mais →