Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Planejamento Urbano no Estado Democrático de Direito

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A gestão territorial das cidades brasileiras pressupõe a implementação de uma política de engajamento da comunidade municipal e dos Poderes Legislativo e Executivo dos Municípios. Voltada para a promoção humana e da cidadania, para o desenvolvimento urbano, para o aperfeiçoamento das instituições e para o controle social das decisões de planejamento urbano, a gestão do território é antes de tudo política. É pressuposto da gestão territorial a participação dos cidadãos e deve levar em conta a organização do Estado Democrático de Direito. “Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente…”, conforme a Constituição. E, mais adiante, a Carta estabelece que “ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei”. A gestão, pois, das cidades deve ser fundamentada na lei municipal e o Estatuto da Cidade regulamenta a política urbana. A execução de Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental só pode, pois, ser baseada na lei municipal. Será possível mudar a cidade, na medida em que os cidadãos e a sociedade transformarem a política de gestão pública do espaço territorial pela valorização do humanismo, pelo estabelecimento de diretrizes e prioridades que visem o atendimento das necessidades sociais, sem desconsiderar a sustentabilidade. A difusão destes princípios e valores está determinada na Constituição e no Estatuto da Cidade e todos devem contribuir para o desenvolvimento urbano e ambiental. A construção deste novo paradigma passa pela compreensão de que a construção da cidade leva em consideração os princípios da maior igualdade, da ampliação dos direito e conseqüente maior co-responsabilidade e obrigações sociais, pela liberdade de pensamento, pelo fim das exclusões sociais, pelo respeito às minorias, pela não violência, pelo respeito à cultura e ao patrimônio histórico, ao meio ambiente, ao patrimônio edificado, à sustentabilidade social, política e econômica. O engajamento das populações deve ser pela reivindicação por um modelo de cidades saudáveis. A cidade precisa, pois, de um novo pacto quanto à gestão de suas necessidades, de seus conflitos e de seus requisitos mínimos de planejamento. É preciso considerar, por oportuno, que a cidade é expressão da organização territorial regional da sociedade, de suas relações sociais e de sua economia, dependentes do quadro nacional e internacional. A gestão local é, contudo, da competência do Município. A lei, assim como a política administrativa, resulta da ação dos representantes eleitos. Tais aspectos devem ser considerados a partir da Lei do Desenvolvimento Urbano do Estado do Rio Grande do Sul, de nº 10.116/94, que confere aos Municípios a obrigatoriedade do planejamento urbano. Aprovada, portanto, sete anos antes da Lei Federal nº 10.257/01, que instituiu o Estatuto da Cidade, passou a exigir das Administrações Municipais a aprovação de Planos Diretores, como instrumentos de política urbana no Rio Grande do Sul.
A democracia direta deve ser exercida pelos cidadãos no exercício de suas atuações e participações nas Associações de Moradores, nas Entidades de Classe, nas ONGs, nos movimentos sociais, acionando o Ministério Público e o Poder Judiciário, mas, especialmente, tomando a iniciativa no encaminhamento de Projetos de Lei. Trata-se da iniciativa popular, que, por sinal, pouco ainda tem sido utilizada em nosso meio, desde a promulgação da Constituição de 1988.
“A propriedade urbana cumpre sua função social, quando atende as exigências estabelecidas pelo Plano Diretor”, conforme os dispositivos do Capítulo da Política Urbana da Carta Magna. Daí, pois, a importância do processo de discussão e participação da comunidade na elaboração do Plano Diretor e na definição dos parâmetros que conceituam a função social da propriedade, tanto pública, como particular.
Diante destas considerações, é importante destacar recente consulta e reivindicação de diversos colegas arquitetos associados do IAB-RS, sobre a decisão da implantação de um Hospital Regional em Santa Maria. A iniciativa é do Consórcio Municipal, que publicou o Edital nº 015/2004, indicando como localização do Hospital um imóvel situado em área que tem ensejado dúvidas quanto à inserção numa área industrial. Trata-se, pois, de um equipamento de saúde pública, cuja implantação em área industrial, segundo o Plano Diretor, deve ser bem esclarecida, pois seria um uso incompatível numa área industrial, dependendo da interpretação da Prefeitura. Além disso, no entendimento de associados do IAB-RS, o Consórcio Municipal deveria ter aprovado, previamente, o estudo de viabilidade urbanística junto ao Poder Público Municipal, o que não está mencionado no referido Edital.
Por este motivo, o IAB-RS tomou a iniciativa de oficiar ao IAB-Santa Maria, para solicitar os devidos esclarecimentos junto à Prefeitura Municipal, bem como ao Consórcio Municipal, ao Ministério Público e à Inspetoria Regional do CREA-RS, sobre as implicações legais e técnicas da implantação do Hospital Regional, no interesse social e humano deste empreendimento. O IAB-RS, evidentemente, apoia a realização desta obra de inestimável valor para a comunidade regional, deixando clara a sua posição de que sua implantação deve, também, obedecer às exigências do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental da Cidade de Santa Maria.
Arq. José Albano Volkmer
Presidente do IAB-RS

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos

No dia 25 de abril Portugal relembra os 50 anos da Revolução Portuguesa. Nesta data, em 1974, ocorreu o evento conhecido como Revolução dos Cravos, marcando o fim da ditadura salazarista. Para relembrar a data, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) e a ADUFRGS Sindical, com apoio do Consulado Português, inauguram a exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, a partir de uma coleção de cartazes da época colecionados pela arquiteta e pesquisadora Daniela Fialho. A abertura ocorrerá no dia 25 de abril, às 18h45, no Solar do IAB (Rua General Canabarro 363, Centro Histórico, em Porto Alegre). A entrada é franca.

Leia Mais →

Documentário “Vozes da arquitetura Porto Alegrense” encerra programação de aniversário do IAB RS

O último dia da programação especial que comemorou os 76 anos do IAB RS foi marcado pela exibição do documentário “Vozes da Arquitetura Porto Alegrense”. O filme, produzido pela entidade com apoio institucional do CAU/RS, reuniu depoimentos de 19 profissionais, que falaram sobre a profissão e suas percepções envolvendo aspectos como criatividade, coletividade e outros significados. Além da exibição, foram anunciados dois editais de cultura. 

Leia Mais →

Outras Notícias

NOTA PÚBLICA

As entidades Associação dos Técnicos de Nível Superior de Porto Alegre (Astec), Instituto de Arquitetos do Brasil – Depto Rio Grande do Sul (IAB RS), Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), ONG Acesso Cidadania e Direitos Humanos e Sociedade de Economia do Rio Grande do Sul (SOCECON) entraram com ação ordinária a fim de denunciar irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental – Biênio 2024/2025. 

Leia Mais →

Desafios do planejamento urbano e gestão em Porto Alegre foram temas de debate no IAB RS

A relação envolvendo o setor imobiliário e a administração pública na Capital, bem como os desdobramentos da revisão do Plano Diretor e as eleições para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA), foram alguns dos tópicos abordados no debate “Planejamento Urbano e Gestão: desafios atuais e perspectivas futuras para Porto Alegre”, que ocorreu no dia 28 de março na sede do IAB RS, em Porto Alegre.

Leia Mais →

Arquiteta Enilda Ribeiro é homenageada em evento do IAB RS

Para comemorar os 76 anos do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), a entidade planejou uma série com três eventos especiais para debater a profissão, relembrar a história e preservar memórias. Na primeira atividade, a palestra “Acervos em arquitetura e urbanismo – homenagem a Enilda Ribeiro” promoveu o encontro entre o professor da FAUUSP e coordenador da biblioteca da FAUUSP, Eduardo Costa; o membro do conselho consultivo do Centro de Memória CAU/RS, José Daniel Simões; e a copresidente do IAB RS e responsável pelo projeto documental, Bruna Tavares. 

Leia Mais →

IAB RS participa do painel RS Seguro COMunidade no South Summit

A copresidente Clarice Oliveira falou sobre a importância dos Concursos Públicos de Projeto e dos processos participativos que o IAB RS vem implantando junto ao governo do Estado. Durante sua fala, destacou que “o IAB RS desenvolve concursos de projeto urbanístico integrai que tem como um pilar muito importante a participação da comunidade no processo inicial de elaboração do programa de necessidades, que vai constituir as bases do concurso público de projetos”.

Leia Mais →