Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Prefeitura de Erechim pensa em concurso público para obra do Centro Administrativo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
O vice presidente do Núcleo IAB Erechim, Alexandre Nichetti, vice presidente do IAB-RS, Rogério Malinski e o presidente do IAB-RS, Tiago Holzmann da Silva, participaram de reunião com o secretário de Planejamento, Anacleto Zanella. Foto: João Stock/ SECOM PME
A prefeitura de Erechim pretende fazer através de concurso público a obra do seu novo Centro Administrativo, que vai reunir os serviços da administração municipal num único espaço. A modalidade poderá substituir a escolha tradicional, que prima apenas o menor preço, e determinar que a qualidade, aliada a um preço justo, seja a principal exigência. A proposta está sendo desenvolvida em conjunto com o Instituto dos Arquitetos do Brasil do Rio Grande do Sul (IAB-RS).
De acordo com o presidente do IAB-RS, Tiago Holzmann da Silva, que esteve em Erechim no último sábado (18) em reunião com o secretário de Planejamento, Anacleto Zanella, o sistema é feito exatamente como uma licitação, prevendo valor da obra, medições, estruturas, entre outras exigências. O que muda é a forma de fazer a escolha.
“As empresas que se interessarem em fazer a obra, fazem a inscrição e enviam seus projetos. Lembrando que as propostas não podem ultrapassar o preço estipulado pelo poder público. Um grupo de especialistas, geralmente cinco, faz o julgamento das propostas e apontam qual delas é a melhor”, explicou.
O presidente falou sobre a transparência do processo, que segundo ele é feito por avaliadores que desconhecem quem são os autores das propostas. Ele defende também que a modalidade concurso público seja adotada em diversas obras, em todas as administrações públicas. Tiago afirma que o Estado de São Paulo, por exemplo, utiliza o processo para construir escolas.
“O avaliador recebe a proposta numerada, não sabe de quem é. Inclusive trazemos pessoas de fora do estado e até do país para fazer o julgamento. Não há como beneficiar de forma indevida qualquer concorrente. Esse processo é o ideal. Se vou com R$ 50 em uma loja de roupas, por exemplo, eu quero a melhor camisa que eu puder comprar com esse dinheiro e não a mais barata que a loja oferece, sem levar em conta a qualidade. Com obras também deve ser assim”, argumentou.
De acordo com Anacleto, a prefeitura de Erechim tem interesse em fazer o concurso público. Se a ideia for levada adiante, o IAB-RS poderá fazer desde a consultoria para construir o concurso, até a fase de julgamento das propostas.
Por concentrar todos os serviços em um único local, o novo Centro Administrativo, que será construído próximo ao Colosso da Lagoa, vai proporcionar ganho de tempo para a população, que não precisará mais se deslocar por secretarias em vários pontos da cidade para realizar serviços, e também economia aos cofres públicos, já que muitos espaços hoje são alugados.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Preparem suas equipes! Em breve será lançado o Concurso para Requalificar Entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado/RS

A Prefeitura de Gramado (RS) anunciou que realizará um concurso público de arquitetura e urbanismo com o objetivo de selecionar as melhores propostas para a requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier. O edital e as demais bases do concurso, organizadas pelo IAB RS, já estão em elaboração e devem ser publicadas em breve, sendo prevista ampla divulgação nas redes sociais do IAB RS e da Prefeitura de Gramado, além das publicações oficiais.

Leia Mais →

Ministério Público de Contas de Porto Alegre recebe denúncia de entidades sobre leis que envolvem planejamento urbano

O Ministério Público de Contas de Porto Alegre recebeu uma denúncia de entidades da sociedade civil relacionada a três leis municipais: Lei do Centro (930/2021), Lei do Arado (935/2022) e Lei de Regeneração do 4º Distrito (960/2022). De acordo com o documento, existe falta de conformidade com princípios legais, ausência de estudos econômicos e de medidas que possam preservar áreas históricas e culturais, bem como concessão de benefícios sem especificar os critérios adotados.

Leia Mais →

Lago Joaquina Rita Bier será requalificado em concurso de arquitetura

Importante espaço histórico do município, o Lago Joaquina Rita Bier será requalificado por meio de um concurso público nacional de arquitetura que está sendo promovido pela Prefeitura de Gramado com organização do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB/RS). A iniciativa conta com atuação das secretarias de Planejamento, do Meio Ambiente e da Cultura. A coletiva de imprensa de apresentação do certame ocorreu nesta sexta-feira (15), no próprio Lago.

Leia Mais →

Outras Notícias

Gramado anuncia Concurso de Projeto de Arquitetura para requalificar entorno do Lago Joaquina Rita Bier

Atenção arquitetos de todo o Brasil, preparem suas equipes, pois a Prefeitura de Gramado (RS) realizará na próxima sexta-feira (15/09), coletiva de imprensa para o anúncio oficial do concurso público de arquitetura e urbanismo, com o objetivo de selecionar as melhores propostas para a requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier. O certame terá abrangência nacional e ocorrerá em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS).

Leia Mais →

Núcleo Hortênsias do IAB/RS participa de encontro com o governador para falar sobre o Parque do Palácio

O tradicional Parque do Palácio, em Canela, na Serra Gaúcha, vem sendo tema de debates entre a prefeitura e entidades ligadas ao urbanismo e ao meio ambiente. A discussão retoma uma pauta antiga, que trata sobre a construção de um centro de eventos dentro do local, afetando importantes biomas que compõem a região. O núcleo Hortênsias do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB/RS), comunidade e autoridades participaram de uma audiência com o governador do Estado, Eduardo Leite, para solicitar maior atenção para o debate e apresentar um estudo ambiental.

Leia Mais →

Nota Pública: Prédio de 98,4m no Centro Histórico revela uma cidade sem rumo e sem respeito ao patrimônio cultural

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) se soma ao debate dos últimos dias acerca do lançamento do empreendimento das empresas Melnick e Zaffari, no Bairro Centro Histórico, da capital gaúcha. O edifício de 98,4m no nível da Rua Duque de Caxias será o mais alto no skyline da região.  Ainda que tenha 8m a menos que o Edifício Santa Cruz, o nível da Rua Duque de Caxias se localiza 30m acima do nível da Rua da Praia, local do prédio mais alto da cidade.

Leia Mais →