O Programa de Tecnologia de Habitação está completando a edição de sua primeira Coletânea Habitare, conjunto de quatro livros que estão disponíveis para download gratuito no site http://habitare.infohab.org.br/ (http://habitare.infohab.org.br/) . O objetivo do lançamento é difundir resultados do Programa, que desde 1994 promove o desenvolvimento de estudos e a busca de soluções para o problema habitacional brasileiro, contando para isso com o financiamento e a coordenação da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP/MCT) e com recursos da Caixa Econômica Federal e do CNPq. Os livro possuem textos publicados em forma de artigos, e abordam assuntos como inserção urbana e avaliação pós-ocupação, inovação e gestão de qualidade e produtividade, normalização e certificação, e utilização de resíduos na construção. Além da Coletânea, o Programa também vem publicando a Coleção Habitare, onde constam obras sobre temas como habitação e encostas e habitação e meio ambiente, igualmente disponíveis para download no Portal Habitare, seção de Publicações. O Volume 1 da Coletânea Habitare está direcionado à difusão de pesquisas envolvendo estudos de Inserção Urbana e de Avaliação Pós-Ocupação (APO). Em 11 artigos, pesquisadores de tecnologia do ambiente construído de diferentes instituições brasileiras relatam como estas ferramentas que geram conhecimento sobre o que acontece nos empreendimentos já executados e ocupados podem auxiliar na análise da satisfação do morador em relação à sua moradia, assim como avaliar suas necessidades. “Os estudos podem indicar caminhos a serem percorridos em novos empreendimentos e projetos, através de um contínuo processo de retroalimentação”, explicam os editores, Alex Kenya Abiko e Sheila Walbe Ornstein, ambos da Universidade de São Paulo (USP). A obra traz o relato de pesquisas sobre empreendimentos habitacionais realizados em diferentes municípios brasileiros: Belém, Belo Horizonte, Caxias do Sul, Curitiba, Diadema, Porto Alegre, Recife, Salvador e Florianópolis, entre outros. Segundo os autores, a ampla dimensão geográfica dos estudos de caso busca contemplar as diversas realidades de um país tão grande e diversificado como o Brasil. O Volume 2 reúne um conjunto de estudos nas linhas de Inovação e Transferência Tecnológica, Disseminação do Conhecimento e Gestão da Qualidade e Produtividade. Os trabalhos foram desenvolvidos por uma rede de pesquisadores distribuída regionalmente e articulada com o objetivo de desenvolver novos produtos, conceber alternativas tipológicas e aplicar tecnologias sustentáveis para habitação de interesse social, assim como organizar bancos de dados de referência para a informação em habitação. Os organizadores são o professor Carlos Torres Formoso, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e a professora Akemi Ino, da USP.
O Volume 3 da Coletânea aborda o tema ´Normalização e Certificação na Construção Habitacional´. Os trabalhos são exemplos que mostram como o Programa de Tecnologia Para Habitação (Habitare) vem estimulando a comunidade brasileira de pesquisadores a contribuir para o processo de oncepção de normas técnicas aplicadas à produção da habitação de interesse social. Entre os projetos financiados no âmbito do Programa Habitare, dez têm seus resultados diretamente relacionados ao campo da normatização. O livro traz artigos sobre cada um destes trabalhos, que abrangem um amplo espectro de áreas de conhecimento – desde referências normativas para a avaliação de desempenho de novas tecnologias até a interface da normalização técnica com a de medicina e segurança do trabalho. Os organizadores são os professores Humberto Ramos Roman, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e Luis Carlos Bonin, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
A utilização de resíduos na construção é tema do Volume 4 da Coletânea Habitare. Sete artigos relatam trabalhos envolvendo resíduos como as cinzas pesadas, escória de aciaria, lodos de esgoto e detritos da construção e demolição. De acordo com os organizadores, professora Janaíde Cavalcante Rocha, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e Vanderley M. John, do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica da USP, o livro traz exemplos de pesquisas que buscam o desenvolvimento de tecnologias ambientalmente eficientes e seguras para reciclagem de resíduos. O desenvolvimento de uma telha de cimento reforçado com fibras vegetais, de um tijolo contendo cinzas volantes da queima de carvão mineral e de painéis a partir de fibras de celulose obtidas pela reciclagem de papel são alguns dos exemplos.

Uma reflexão sobre a expansão da arquitetura
A transversalidade entre arquitetura, fotografia e o desenho de objetos tem sido instrumento de uma reflexão e expansão