Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Programa Habitare disponibiliza gratuitamente na internet livros sobre habitação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

O Programa de Tecnologia de Habitação está completando a edição de sua primeira Coletânea Habitare, conjunto de quatro livros que estão disponíveis para download gratuito no site http://habitare.infohab.org.br/ (http://habitare.infohab.org.br/) . O objetivo do lançamento é difundir resultados do Programa, que desde 1994 promove o desenvolvimento de estudos e a busca de soluções para o problema habitacional brasileiro, contando para isso com o financiamento e a coordenação da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP/MCT) e com recursos da Caixa Econômica Federal e do CNPq. Os livro possuem textos publicados em forma de artigos, e abordam assuntos como inserção urbana e avaliação pós-ocupação, inovação e gestão de qualidade e produtividade, normalização e certificação, e utilização de resíduos na construção. Além da Coletânea, o Programa também vem publicando a Coleção Habitare, onde constam obras sobre temas como habitação e encostas e habitação e meio ambiente, igualmente disponíveis para download no Portal Habitare, seção de Publicações. O Volume 1 da Coletânea Habitare está direcionado à difusão de pesquisas envolvendo estudos de Inserção Urbana e de Avaliação Pós-Ocupação (APO). Em 11 artigos, pesquisadores de tecnologia do ambiente construído de diferentes instituições brasileiras relatam como estas ferramentas que geram conhecimento sobre o que acontece nos empreendimentos já executados e ocupados podem auxiliar na análise da satisfação do morador em relação à sua moradia, assim como avaliar suas necessidades. “Os estudos podem indicar caminhos a serem percorridos em novos empreendimentos e projetos, através de um contínuo processo de retroalimentação”, explicam os editores, Alex Kenya Abiko e Sheila Walbe Ornstein, ambos da Universidade de São Paulo (USP). A obra traz o relato de pesquisas sobre empreendimentos habitacionais realizados em diferentes municípios brasileiros: Belém, Belo Horizonte, Caxias do Sul, Curitiba, Diadema, Porto Alegre, Recife, Salvador e Florianópolis, entre outros. Segundo os autores, a ampla dimensão geográfica dos estudos de caso busca contemplar as diversas realidades de um país tão grande e diversificado como o Brasil. O Volume 2 reúne um conjunto de estudos nas linhas de Inovação e Transferência Tecnológica, Disseminação do Conhecimento e Gestão da Qualidade e Produtividade. Os trabalhos foram desenvolvidos por uma rede de pesquisadores distribuída regionalmente e articulada com o objetivo de desenvolver novos produtos, conceber alternativas tipológicas e aplicar tecnologias sustentáveis para habitação de interesse social, assim como organizar bancos de dados de referência para a informação em habitação. Os organizadores são o professor Carlos Torres Formoso, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e a professora Akemi Ino, da USP.
O Volume 3 da Coletânea aborda o tema ´Normalização e Certificação na Construção Habitacional´. Os trabalhos são exemplos que mostram como o Programa de Tecnologia Para Habitação (Habitare) vem estimulando a comunidade brasileira de pesquisadores a contribuir para o processo de oncepção de normas técnicas aplicadas à produção da habitação de interesse social. Entre os projetos financiados no âmbito do Programa Habitare, dez têm seus resultados diretamente relacionados ao campo da normatização. O livro traz artigos sobre cada um destes trabalhos, que abrangem um amplo espectro de áreas de conhecimento – desde referências normativas para a avaliação de desempenho de novas tecnologias até a interface da normalização técnica com a de medicina e segurança do trabalho. Os organizadores são os professores Humberto Ramos Roman, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e Luis Carlos Bonin, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
A utilização de resíduos na construção é tema do Volume 4 da Coletânea Habitare. Sete artigos relatam trabalhos envolvendo resíduos como as cinzas pesadas, escória de aciaria, lodos de esgoto e detritos da construção e demolição. De acordo com os organizadores, professora Janaíde Cavalcante Rocha, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e Vanderley M. John, do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica da USP, o livro traz exemplos de pesquisas que buscam o desenvolvimento de tecnologias ambientalmente eficientes e seguras para reciclagem de resíduos. O desenvolvimento de uma telha de cimento reforçado com fibras vegetais, de um tijolo contendo cinzas volantes da queima de carvão mineral e de painéis a partir de fibras de celulose obtidas pela reciclagem de papel são alguns dos exemplos.

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

COMUNICADO DO IAB RS SOBRE O ESTADO DE CALAMIDADE CLIMÁTICA

O momento é grave e compreendemos que enquanto Instituto temos um trabalho de articulação de impacto a médio prazo, sendo provocadas e estruturadas redes que auxiliem nas questões habitacionais e de reestruturação das cidades, com projetos que considerem os riscos e impactos que os eventos climáticos tem gerado em nossas cidades, de modo mais frequente e de maior intensidade. Compreendendo a sensibilidade das questões ambientais, com a natureza impondo seus limites, frente às ocupações urbanas.

Leia Mais →

Nota pública em apoio às familias atingidas pelas enchentes no RS

O IAB-RS manifesta solidariedade às famílias atingidas pelas inundações e enchentes no Rio Grande do Sul. Os eventos de chuvas extremas estão se mostrando uma realidade com recorrência no nosso estado. O momento pede a soma de esforços de todos os setores da sociedade para ajudar aqueles que estão em situação de vulnerabilidade.

Leia Mais →

Outras Notícias

IAB RS participa da 178ª reunião do COSU

O correu em Aracaju, nos dias 22 e 24 de abril, o 1º Seminário Nacional de Arquitetura e Urbanismo do estado de Sergipe (ArqUrb.SE). Na sequência, entre os dias 25 e 27 de abril, foi realizada a 178ª Reunião do Conselho Superior do IAB (COSU), com abrangência nacional. Os dois eventos foram promovidos pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Sergipe (IAB-SE) com apoio do IAB Nacional. O IAB RS esteve presente na reunião.

Leia Mais →

Primeira fase da requalificação da Avenida 25 de Julho em Flores da Cunha iniciará em maio

Flores da Cunha de cara nova: a partir do mês de maio, a principal via da cidade – que conecta o município de norte a sul – será requalificada. A iniciativa da administração municipal iniciou ainda em 2021, com o lançamento do Concurso Público Nacional “Avenida 25 de Julho”, realizado em parceria com o IAB RS, e apoio do CAU/RS e da ABAP, e resultou em um novo projeto estético e funcional para a Avenida 25 de Julho. Em função das chuvas, a prefeitura informou que a cerimônia de início da obra, com o lançamento da Pedra Fundamental, foi adiada, e nova data será divulgada em breve.

Leia Mais →

50 anos do retorno da democracia em Portugal e colônias africanas é celebrado com exposição no IAB RS

Em 25 de abril de 1974 Portugal retomava o regime democrático, após um longo período de ditadura iniciada em 1933. A chamada Revolução dos Cravos é relembrada, 50 anos depois, por meio de uma exposição organizada pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) e a ADUFRGS Sindical, com apoio do Consulado Português, e curadoria de Airton Cattani e Daniela Fialho, que colecionou 47 cartazes de manifestações distribuídos nas ruas no período da revolução. A exposição segue aberta no Solar do IAB (Rua General Canabarro 363, Centro Histórico, em Porto Alegre), com visitação gratuita de segunda a sexta-feira, das 10h às 12h, e das 14h30 às 17h, até o dia 24 de maio.

Leia Mais →

Na mídia: Diretora adjunta de comunicação do IAB RS, Karolina Silva participou de bate-papo sobre mobilidade e mudanças climáticas, na TVE

O tema mobilidade urbana e mudanças climáticas, cada vez mais urgente em todas as esferas de debate, foi tema do programa Rodar, da TVE RS, apresentado por Pati Salvadori, na noite do dia 25 de abril. O bate-papo contou com a presença da diretora de comunicação adjunta do IAB RS, karolina Silva, e da ciclista e ativista Carol Strüssmann.

Leia Mais →