Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Programa Habitare disponibiliza gratuitamente na internet livros sobre habitação

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O Programa de Tecnologia de Habitação está completando a edição de sua primeira Coletânea Habitare, conjunto de quatro livros que estão disponíveis para download gratuito no site http://habitare.infohab.org.br/ (http://habitare.infohab.org.br/) . O objetivo do lançamento é difundir resultados do Programa, que desde 1994 promove o desenvolvimento de estudos e a busca de soluções para o problema habitacional brasileiro, contando para isso com o financiamento e a coordenação da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP/MCT) e com recursos da Caixa Econômica Federal e do CNPq. Os livro possuem textos publicados em forma de artigos, e abordam assuntos como inserção urbana e avaliação pós-ocupação, inovação e gestão de qualidade e produtividade, normalização e certificação, e utilização de resíduos na construção. Além da Coletânea, o Programa também vem publicando a Coleção Habitare, onde constam obras sobre temas como habitação e encostas e habitação e meio ambiente, igualmente disponíveis para download no Portal Habitare, seção de Publicações. O Volume 1 da Coletânea Habitare está direcionado à difusão de pesquisas envolvendo estudos de Inserção Urbana e de Avaliação Pós-Ocupação (APO). Em 11 artigos, pesquisadores de tecnologia do ambiente construído de diferentes instituições brasileiras relatam como estas ferramentas que geram conhecimento sobre o que acontece nos empreendimentos já executados e ocupados podem auxiliar na análise da satisfação do morador em relação à sua moradia, assim como avaliar suas necessidades. “Os estudos podem indicar caminhos a serem percorridos em novos empreendimentos e projetos, através de um contínuo processo de retroalimentação”, explicam os editores, Alex Kenya Abiko e Sheila Walbe Ornstein, ambos da Universidade de São Paulo (USP). A obra traz o relato de pesquisas sobre empreendimentos habitacionais realizados em diferentes municípios brasileiros: Belém, Belo Horizonte, Caxias do Sul, Curitiba, Diadema, Porto Alegre, Recife, Salvador e Florianópolis, entre outros. Segundo os autores, a ampla dimensão geográfica dos estudos de caso busca contemplar as diversas realidades de um país tão grande e diversificado como o Brasil. O Volume 2 reúne um conjunto de estudos nas linhas de Inovação e Transferência Tecnológica, Disseminação do Conhecimento e Gestão da Qualidade e Produtividade. Os trabalhos foram desenvolvidos por uma rede de pesquisadores distribuída regionalmente e articulada com o objetivo de desenvolver novos produtos, conceber alternativas tipológicas e aplicar tecnologias sustentáveis para habitação de interesse social, assim como organizar bancos de dados de referência para a informação em habitação. Os organizadores são o professor Carlos Torres Formoso, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e a professora Akemi Ino, da USP.
O Volume 3 da Coletânea aborda o tema ´Normalização e Certificação na Construção Habitacional´. Os trabalhos são exemplos que mostram como o Programa de Tecnologia Para Habitação (Habitare) vem estimulando a comunidade brasileira de pesquisadores a contribuir para o processo de oncepção de normas técnicas aplicadas à produção da habitação de interesse social. Entre os projetos financiados no âmbito do Programa Habitare, dez têm seus resultados diretamente relacionados ao campo da normatização. O livro traz artigos sobre cada um destes trabalhos, que abrangem um amplo espectro de áreas de conhecimento – desde referências normativas para a avaliação de desempenho de novas tecnologias até a interface da normalização técnica com a de medicina e segurança do trabalho. Os organizadores são os professores Humberto Ramos Roman, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e Luis Carlos Bonin, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
A utilização de resíduos na construção é tema do Volume 4 da Coletânea Habitare. Sete artigos relatam trabalhos envolvendo resíduos como as cinzas pesadas, escória de aciaria, lodos de esgoto e detritos da construção e demolição. De acordo com os organizadores, professora Janaíde Cavalcante Rocha, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e Vanderley M. John, do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica da USP, o livro traz exemplos de pesquisas que buscam o desenvolvimento de tecnologias ambientalmente eficientes e seguras para reciclagem de resíduos. O desenvolvimento de uma telha de cimento reforçado com fibras vegetais, de um tijolo contendo cinzas volantes da queima de carvão mineral e de painéis a partir de fibras de celulose obtidas pela reciclagem de papel são alguns dos exemplos.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Lago Joaquina Rita Bier será requalificado em concurso de arquitetura

Importante espaço histórico do município, o Lago Joaquina Rita Bier será requalificado por meio de um concurso público nacional de arquitetura que está sendo promovido pela Prefeitura de Gramado com organização do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB/RS). A iniciativa conta com atuação das secretarias de Planejamento, do Meio Ambiente e da Cultura. A coletiva de imprensa de apresentação do certame ocorreu nesta sexta-feira (15), no próprio Lago.

Leia Mais →

Gramado anuncia Concurso de Projeto de Arquitetura para requalificar entorno do Lago Joaquina Rita Bier

Atenção arquitetos de todo o Brasil, preparem suas equipes, pois a Prefeitura de Gramado (RS) realizará na próxima sexta-feira (15/09), coletiva de imprensa para o anúncio oficial do concurso público de arquitetura e urbanismo, com o objetivo de selecionar as melhores propostas para a requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier. O certame terá abrangência nacional e ocorrerá em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS).

Leia Mais →

Outras Notícias

Núcleo Hortênsias do IAB/RS participa de encontro com o governador para falar sobre o Parque do Palácio

O tradicional Parque do Palácio, em Canela, na Serra Gaúcha, vem sendo tema de debates entre a prefeitura e entidades ligadas ao urbanismo e ao meio ambiente. A discussão retoma uma pauta antiga, que trata sobre a construção de um centro de eventos dentro do local, afetando importantes biomas que compõem a região. O núcleo Hortênsias do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB/RS), comunidade e autoridades participaram de uma audiência com o governador do Estado, Eduardo Leite, para solicitar maior atenção para o debate e apresentar um estudo ambiental.

Leia Mais →

Nota Pública: Prédio de 98,4m no Centro Histórico revela uma cidade sem rumo e sem respeito ao patrimônio cultural

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) se soma ao debate dos últimos dias acerca do lançamento do empreendimento das empresas Melnick e Zaffari, no Bairro Centro Histórico, da capital gaúcha. O edifício de 98,4m no nível da Rua Duque de Caxias será o mais alto no skyline da região.  Ainda que tenha 8m a menos que o Edifício Santa Cruz, o nível da Rua Duque de Caxias se localiza 30m acima do nível da Rua da Praia, local do prédio mais alto da cidade.

Leia Mais →

Concessão do Parque Marinha foi tema de debate no IAB-RS

O modelo de concessão do Parque Marinha do Brasil para a iniciativa privada foi tema de um debate promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB/RS), como parte da programação do IAB nas Quartas. Participaram do evento o mestre em planejamento urbano pela UFRGS, Rogério Malinsky, o ex-diretor da FAUPUCRS e ex-presidente do IAB-RS, Ivan Mizoguchi, e o arquiteto, ex-presidente da Agapan e especialista em análise de impactos ambientais pela UFAM, Francisco Milanez. A mediação foi realizada pela arquiteta e urbanista e co-presidente do IAB/RS, Nathalia Danezi. O evento foi uma promoção conjunta do IAB/RS, ATUAPOA e Agapan.

Leia Mais →

IAB-RS inaugura fachada do Solar em comemoração com a cidade

Após um longo período de restauro, o público pôde conferir de perto no último sábado (19/08) a imponência da construção do Solar Conde de Porto Alegre, atual sede do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB-RS). A obra que iniciou nos anos 2000 passou por diversas gestões. Depois de muitos anos coberto por tapumes, o prédio voltou a fazer parte da paisagem do Centro Histórico, na semana de comemorações do dia do patrimônio cultural. O evento contou com a participação dos componentes da direção da casa, de autoridades municipais e estaduais, e do público, que prestigiou, ainda, diversas atrações culturais.

Leia Mais →