Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Projeto Brasil Cidades ganha ação no RS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
O Projeto Brasil Cidades, grupo nacional que milita por cidades mais inclusivas e com menos desigualdades sociais, terá um braço no Rio Grande do Sul. A mobilização, coordenada pela arquiteta e urbanista e professora Erminia Maricato, chega ao Estado graças à adesão do Sindicato dos Arquitetos no Estado do Rio Grande do Sul (Saergs), do Instituto dos Arquitetos do Brasil – Departamento RS (IAB RS), e do Grupo de Pesquisa Cidade em Projeto da Faculdade de Arquitetura da Ufrgs e movimentos sociais, liderado pelo professor João Rovatti. A inclusão das entidades gaúchas foi formalizada no dia 08 de novembro durante o seminário Olhares sobre a Cidade, realizado no Memorial Luiz Carlos Prestes, em Porto Alegre.

Durante o seminário Erminia Maricato citou que o país atravessa uma mudança muito grande e pontuou as diferenças sociais vivenciadas pelos brasileiros. “Manter a população ilegal é a melhor forma de mantê-la subordinada. Não existe direito, você deve favor”, disparou. Segundo ela, a situação piorou muito após o último surto imobiliário, de 2009 a 2014. “Foi uma verdadeira tomada de assalto das cidades pelo capital imobiliário, pelas magaobras, o que resultou em uma piora na mobilidade. É momento de repensar o que aconteceu, o que sobrou de bom de um ciclo virtuoso, o que houve para que perdêssemos a hegemonia de pensar as cidades e o que podemos fazer para frente”. Citou as diferenças sociais vividas hoje nas cidades, onde a população negra segue nas periferias. “Precisamos superar o analfabetismo urbanístico e recuperar o poder que já tivemos nas cidades”, salientou.

Além de Porto Alegre, o movimento Brasil Cidades atua em outros quatro núcleos (Curitiba, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo). O grupo tem manifesto publicado na internet (https://www.brcidades.org/) onde expõe um projeto de construção social para as cidades brasileiras A mobilização será alvo de encontro agendado para 22 de maio de 2018, onde pretende reunir entidades e lideranças para alinhar e sistematizar o trabalho a ser feito.

Confira entrevista com Ermínia Maricato: CLIQUE AQUI

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Começa a Conferência de Avaliação do Plano Diretor

Diretoria do IAB RS marcará presença no evento ocorre nesta terça, quarta e quinta-feira, 7, 8 e 9 de março, no Salão de Atos da PUCRS. Promovida pela Diretoria de Planejamento Urbano da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), a conferência vai analisar os pontos positivos e negativos do atual Plano Diretor, instituído pela Lei Complementar 434/1999 e atualizado pela Lei Complementar 646/2010.

Leia Mais →

NOTA DE PESAR: Vera Fabrício Carvalho

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) informa com imenso pesar o falecimento da arquiteta e urbanista Vera Fabricio Carvalho, uma das profissionais que permaneceu em atividade por mais tempo no Estado. Ela era o registro de nº 12 do CAU em todo o Brasil.

Leia Mais →

Outras Notícias

Entidades se reúnem para tratar do Plano Diretor de Porto Alegre

Representantes da Ernst & Young, consultoria que trabalha com a prefeitura na revisão do Plano Diretor de Porto Alegre, estiveram reunidos nesta semana com três entidades de arquitetura e urbanismo com atuação local – Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA-RS), Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-RS) e Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS).

Leia Mais →

IAB RS assina manifesto em apoio à tribo Gah Té

Na defesa por mais justiça social, solidariedade e respeito aos povos indígenas brasileiro, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) assinou com mais 30 entidades um manifesto em apoio a Retomada Gãh Ré e em defesa da Cacica Gah Té.

Leia Mais →

IAB apresenta proposta de Revisão do Plano Diretor de Xangri-lá

Na última sexta-feira (13/01) o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) apresentou ao Ministério Público e a Associação de Moradores do município de Xangri-lá, no litoral gaúcho, um Relatório Técnico com objetivo de analisar a proposta de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental do Município (PDDUA).

Leia Mais →

Repúdio aos atos terroristas em Brasília

O Instituto de Arquitetos do Brasil manifesta seu veemente repúdio aos atos terroristas ocorridos hoje, dia 08 de janeiro de 2023, em Brasília.

Inaceitável que as autoridades responsáveis pela manutenção da ordem não atuem firmemente contra os atos de desrespeito ao resultado legítimo das eleições, a invasão e a depredação do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do tribunal Superior Federal.

Leia Mais →