Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Projeto Vaga Viva acontece em alusão ao Dia do Urbanismo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Um grupo de arquitetos, do Núcleo Cidade do Rio Grande do Instituto de Arquitetos do Brasil, realizou, durante todo o dia, nesta segunda-feira (9/11), a terceira edição do projeto Vaga Vida. O evento é alusivo ao Dia Mundial do Urbanismo, comemorado no dia 8 de novembro. O Vaga Viva consiste na montagem de um espaço urbanístico de lazer para a comunidade. A estrutura foi montada em uma área que corresponde a duas vagas de estacionamento, na rua General Câmara, 435 em frente ao prédio da Co.place Coworking.
Além de promover o bem-estar das pessoas que passavam pelo local e que puderam desfrutar de um ambiente verde, com bancos e assentos à sombra, também foi realizada uma série de atividades no espaço. A banda marcial da E.E.E.M. Silva Gama abriu o evento, por volta das 10h. A seguir, foram realizadas oficina de Arte, com Marcelo Calheiros, oficina sobre Patrimônio Histórico, com o arquiteto Oscar Carneiro, palestra sobre Vaga Viva, com os arquitetos Evelise Menezes e Sérgio Calheiros, bate-papo com o Sebrae sobre o Microempreendedor Individual, roda de chimarrão, participação dos alunos do Sesquinho, distribuição de mudas de árvore e flores, e a Co.Place, também integrada ao evento, realizou uma palestra sobre meio ambiente, ministrada por Rodrigo Freitas.
A arquiteta Letícia Estima explicou que o projeto Vaga Viva foi inspirado nos “parklets”, que são áreas contíguas às calçadas, onde são construídas estruturas a fim de criar espaços de lazer e convívio onde, anteriormente, havia vagas de estacionamento de carros. Os primeiros parklets foram construídos em San Francisco, buscando-se criar ambientes mais amigáveis para pedestres e ciclistas. Atualmente, esses espaços de convivência são bastante comuns em algumas cidades dos Estados Unidos e também em cidades de países europeus.
De acordo com a arquiteta Evelise Jaime Menezes, que também integra o grupo, em São Paulo já existe uma lei que permite a instalação permanente de parklets, e a intenção do grupo é solicitar ao Executivo Municipal a aprovação de projeto semelhante, que viabilize a disseminação desses espaços de lazer pelo centro da cidade. “Nós queremos devolver o espaço público para o público, criando essas zonas de convivência”, disse. Segundo a arquiteta, os espaços serviriam como uma extensão das praças da cidade, em locais estratégicos e com baixo custo de manutenção.
A iniciativa dos arquitetos, sem nenhum fim lucrativo, contou, nesta edição, com o apoio da Prefeitura Municipal, da Co.Place Coworking, da Pedal Bike, Restaurante Harmonia, MT Madeiras Tratadas, Zanetti Materiais de Construção, Ervateira Rei Verde, Escola Estadual Silva Gama e Escola Municipal Dolores Garcia. Segundo a arquiteta Rosana Machado, todas as parcerias foram fundamentais para a realização do evento.
Por Tatiane Fernandes / Jornal Agora  (Rio Grande.RS)
tati@jornalagora.com.br

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Preparem suas equipes! Em breve será lançado o Concurso para Requalificar Entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado/RS

A Prefeitura de Gramado (RS) anunciou que realizará um concurso público de arquitetura e urbanismo com o objetivo de selecionar as melhores propostas para a requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier. O edital e as demais bases do concurso, organizadas pelo IAB RS, já estão em elaboração e devem ser publicadas em breve, sendo prevista ampla divulgação nas redes sociais do IAB RS e da Prefeitura de Gramado, além das publicações oficiais.

Leia Mais →

Ministério Público de Contas de Porto Alegre recebe denúncia de entidades sobre leis que envolvem planejamento urbano

O Ministério Público de Contas de Porto Alegre recebeu uma denúncia de entidades da sociedade civil relacionada a três leis municipais: Lei do Centro (930/2021), Lei do Arado (935/2022) e Lei de Regeneração do 4º Distrito (960/2022). De acordo com o documento, existe falta de conformidade com princípios legais, ausência de estudos econômicos e de medidas que possam preservar áreas históricas e culturais, bem como concessão de benefícios sem especificar os critérios adotados.

Leia Mais →

Lago Joaquina Rita Bier será requalificado em concurso de arquitetura

Importante espaço histórico do município, o Lago Joaquina Rita Bier será requalificado por meio de um concurso público nacional de arquitetura que está sendo promovido pela Prefeitura de Gramado com organização do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB/RS). A iniciativa conta com atuação das secretarias de Planejamento, do Meio Ambiente e da Cultura. A coletiva de imprensa de apresentação do certame ocorreu nesta sexta-feira (15), no próprio Lago.

Leia Mais →

Outras Notícias

Gramado anuncia Concurso de Projeto de Arquitetura para requalificar entorno do Lago Joaquina Rita Bier

Atenção arquitetos de todo o Brasil, preparem suas equipes, pois a Prefeitura de Gramado (RS) realizará na próxima sexta-feira (15/09), coletiva de imprensa para o anúncio oficial do concurso público de arquitetura e urbanismo, com o objetivo de selecionar as melhores propostas para a requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier. O certame terá abrangência nacional e ocorrerá em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS).

Leia Mais →

Núcleo Hortênsias do IAB/RS participa de encontro com o governador para falar sobre o Parque do Palácio

O tradicional Parque do Palácio, em Canela, na Serra Gaúcha, vem sendo tema de debates entre a prefeitura e entidades ligadas ao urbanismo e ao meio ambiente. A discussão retoma uma pauta antiga, que trata sobre a construção de um centro de eventos dentro do local, afetando importantes biomas que compõem a região. O núcleo Hortênsias do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB/RS), comunidade e autoridades participaram de uma audiência com o governador do Estado, Eduardo Leite, para solicitar maior atenção para o debate e apresentar um estudo ambiental.

Leia Mais →

Nota Pública: Prédio de 98,4m no Centro Histórico revela uma cidade sem rumo e sem respeito ao patrimônio cultural

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) se soma ao debate dos últimos dias acerca do lançamento do empreendimento das empresas Melnick e Zaffari, no Bairro Centro Histórico, da capital gaúcha. O edifício de 98,4m no nível da Rua Duque de Caxias será o mais alto no skyline da região.  Ainda que tenha 8m a menos que o Edifício Santa Cruz, o nível da Rua Duque de Caxias se localiza 30m acima do nível da Rua da Praia, local do prédio mais alto da cidade.

Leia Mais →