Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Q+50 inicia nesta semana no Rio de Janeiro

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) promovem, entre os dias 27 de fevereiro e 1º de março, o primeiro seminário do ciclo Q+50, que será realizado na sede do IAB no Rio de Janeiro e tem como tema “Arquitetura, Cidade, Metrópole – Democratizar Cidades Sustentáveis”.  O Q+50 visa a contribuir para o reforço da agenda política das cidades e das metrópoles brasileiras e também comemora os 50 anos do histórico Seminário Nacional de Habitação e Reforma Urbana, realizado no Hotel Quitandinha.
O evento original, reunindo arquitetos, cientistas sociais, economistas, advogados e outros profissionais, discutiu, pela primeira vez, o tema da reforma urbana, incluída então no contexto das reformas de base que empolgavam o país.Em 2013, novamente se convida a sociedade para discutir a cidade brasileira, tendo presente conceitos arquitetônicos-urbanísticos que evoluíram nestas cinco décadas, bem como o advento de novos paradigmas de desenvolvimento sustentável e de participação na construção de políticas públicas.
O ciclo de seminários será realizado, ao longo do ano, nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Bahia e Amazonas, além do Distrito Federal. Para abrir o ciclo Q+50, no Rio, estão confirmados conferencistas com papel fundamental na discussão contemporânea das grandes cidades: o urbanista italiano Bernardo Secchi e o escritor indiano Suketu Mehta. Secchi, professor da Escola de Arquitetura de Veneza e um dos mais influentes urbanistas do mundo, foi um dos 10 arquitetos convidados pelo governo da França para o Concurso Grand Paris, projeto que prevê a transformação da Região Metropolitana de Paris. O italiano também fez planos para Roma, Londres e Madri, além de ser autor de livros como Prima Lezione di Urbanistica. O escritor Mehta, que dá aulas na Universidade de Nova York, é autor do premiado e aclamado pela crítica “Bombaim: Cidade Máxima”, livro escrito a partir de sua imersão no cotidiano de Mumbai, uma das cidades mais populosas do mundo. O documento é considerado um retrato fiel das cidades contemporâneas. A obra do indiano foi finalista do Prêmio Pulitzer de 2005 e esteve entre os melhores livros do ano segundo a revista The Economist, em 2004.
Outras atividades serão realizadas. Diversos temas serão discutidos em mesas redondas com a participação de nomes como o da socióloga Maria Alice Rezende de Carvalho, das arquitetas Margareth Pereira (RJ), Angela Gordilho Souza (BA) e Elisabete França (SP), do arquiteto Jorge Guilherme Francisconi (DF), do físico Luis Alberto Oliveira e do economista Mauro Osório. As discussões se aprofundarão em grupos de trabalho, que discutirão os temas “Democracia e cidade: serviços públicos, infraestrutura, moradia, saneamento”, “Ethos urbano e urbanidade: espaços públicos e coletivos, regionalidades espaciais e culturais, cultura urbana, ecologia” e “Movimentos urbanos e oportunidades: parcicipação social, novos atores sociais, planejamento participativo”.
Confira a programação do Q + 50 durante o ano:

Serviço:
Q + 50: Arquitetura, Cidade e Metrópole – Democratizar cidades sustentáveis
Local: sede do IAB-RJ
Endereço: Rua do Pinheiro, 10, Flamengo, Rio (esquina com Rua 2 de dezembro)
Inscrições: faça o download da ficha de inscrição, preencha e envie para o email: inscricaoq50@iabrj.org.br

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Preparem suas equipes! Em breve será lançado o Concurso para Requalificar Entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado/RS

A Prefeitura de Gramado (RS) anunciou que realizará um concurso público de arquitetura e urbanismo com o objetivo de selecionar as melhores propostas para a requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier. O edital e as demais bases do concurso, organizadas pelo IAB RS, já estão em elaboração e devem ser publicadas em breve, sendo prevista ampla divulgação nas redes sociais do IAB RS e da Prefeitura de Gramado, além das publicações oficiais.

Leia Mais →

Ministério Público de Contas de Porto Alegre recebe denúncia de entidades sobre leis que envolvem planejamento urbano

O Ministério Público de Contas de Porto Alegre recebeu uma denúncia de entidades da sociedade civil relacionada a três leis municipais: Lei do Centro (930/2021), Lei do Arado (935/2022) e Lei de Regeneração do 4º Distrito (960/2022). De acordo com o documento, existe falta de conformidade com princípios legais, ausência de estudos econômicos e de medidas que possam preservar áreas históricas e culturais, bem como concessão de benefícios sem especificar os critérios adotados.

Leia Mais →

Lago Joaquina Rita Bier será requalificado em concurso de arquitetura

Importante espaço histórico do município, o Lago Joaquina Rita Bier será requalificado por meio de um concurso público nacional de arquitetura que está sendo promovido pela Prefeitura de Gramado com organização do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB/RS). A iniciativa conta com atuação das secretarias de Planejamento, do Meio Ambiente e da Cultura. A coletiva de imprensa de apresentação do certame ocorreu nesta sexta-feira (15), no próprio Lago.

Leia Mais →

Outras Notícias

Gramado anuncia Concurso de Projeto de Arquitetura para requalificar entorno do Lago Joaquina Rita Bier

Atenção arquitetos de todo o Brasil, preparem suas equipes, pois a Prefeitura de Gramado (RS) realizará na próxima sexta-feira (15/09), coletiva de imprensa para o anúncio oficial do concurso público de arquitetura e urbanismo, com o objetivo de selecionar as melhores propostas para a requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier. O certame terá abrangência nacional e ocorrerá em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS).

Leia Mais →

Núcleo Hortênsias do IAB/RS participa de encontro com o governador para falar sobre o Parque do Palácio

O tradicional Parque do Palácio, em Canela, na Serra Gaúcha, vem sendo tema de debates entre a prefeitura e entidades ligadas ao urbanismo e ao meio ambiente. A discussão retoma uma pauta antiga, que trata sobre a construção de um centro de eventos dentro do local, afetando importantes biomas que compõem a região. O núcleo Hortênsias do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB/RS), comunidade e autoridades participaram de uma audiência com o governador do Estado, Eduardo Leite, para solicitar maior atenção para o debate e apresentar um estudo ambiental.

Leia Mais →

Nota Pública: Prédio de 98,4m no Centro Histórico revela uma cidade sem rumo e sem respeito ao patrimônio cultural

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) se soma ao debate dos últimos dias acerca do lançamento do empreendimento das empresas Melnick e Zaffari, no Bairro Centro Histórico, da capital gaúcha. O edifício de 98,4m no nível da Rua Duque de Caxias será o mais alto no skyline da região.  Ainda que tenha 8m a menos que o Edifício Santa Cruz, o nível da Rua Duque de Caxias se localiza 30m acima do nível da Rua da Praia, local do prédio mais alto da cidade.

Leia Mais →