Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Rede Minha Porto Alegre e IAB RS lançam campanha para frear Coronavírus

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
O isolamento social é essencial no enfrentamento à pandemia de Coronavírus. Por isso, as pessoas que trabalham em unidades de saúde (hospitais, postos de atendimento e outros) e que precisam voltar para suas famílias no final do expediente podem colocá-las em perigo. Foi pensando nisso que a Rede Minha Porto Alegre e o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB-RS) lançou a campanha Quartos da Quarentena.

Hoje, Porto Alegre possui aproximadamente 18.000 quartos de hotéis e, em alguns estabelecimentos, a taxa de ocupação chega a apenas 2%. A campanha Quartos da Quarentena pretende que os quartos vagos de hotéis sejam utilizados por pessoas que trabalham na área da saúde e que, por esta exposição, oferecem risco aos seus familiares.

É função do Governo Estadual oferecer abrigo seguro para estes trabalhadores e trabalhadoras (profissionais da saúde e dos setores administrativo, de limpeza, entre outros), principalmente para quem divide a casa com pessoas dos grupos de risco.

Além disso, esta medida contribuiria com a sustentabilidade financeira dos hotéis, bastante afetados pelas baixas no turismo, garantindo o emprego de diversas pessoas.

Cidades do Brasil inteiro já tomaram providências nesse sentido e o Rio Grande do Sul também tem condições de fazer o mesmo – em Santa Maria, por exemplo, já há medida similar. O governador Eduardo Leite tem o poder de implementar esse projeto. O IAB-RS e a Minha Porto Alegre já entraram em contato com a Secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão, senhora Leany Lemos, no dia 6 de abril de 2020, solicitando que a campanha Quartos da Quarentena seja colocada em prática.

Acessando o site https://bit.ly/quartosdaquarentenapoa  é possível solicitar ao Governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite, através da “Panela de Pressão” (ferramenta de disparo rápido de e-mails), que tome as providências para implementar o projeto.

A Rede Minha Porto Alegre e o IAB-RS estão estudando ainda como atender também outras populações vulneráveis da mesma forma, disponibilizando um local seguro.

Sobre a Rede Minha Porto Alegre:
A Minha Porto Alegre existe desde 2015. É uma rede de pessoas conectadas na construção de um processo mais participativo das tomadas de decisão de interesse público da cidade. Por meio de mobilizações e fomento a comunidades de ação, utilizando tecnologias sociais e digitais de maneira estratégica, criativa e humana para cocriar soluções e modificar políticas públicas.

Sobre o IAB-RS:
O IAB-RS fundado em 19 de março de 1948, congrega profissionais e estudantes de Arquitetura e Urbanismo para a defesa da profissão, promovendo o desenvolvimento dos profissionais em todos os seus campos de atuação; contribuindo para a solução do problema habitacional e da organização do espaço urbano; incentivando a pesquisa de novos materiais, novos elementos e novos processos construtivos; estimulando o contínuo aperfeiçoamento do ensino da arquitetura e urbanismo; promovendo e organizando Concursos de projetos; promovendo o desenvolvimento da formação do Arquiteto e Urbanista, entre muitas outras finalidades.

Mais informações:
Clara Alencastro – clara@minhaportoalegre.org.br  (51) 999970322
Elisa Bonotto – zi@minhaportoalegre.org.br  (51) 982285566
Sabrina Ortácio (IAB RS) – sabrinaortacio@gmail.com (51) 981967951
Site da Campanha: https://bit.ly/quartosdaquarentenapoa
Site da Minha Porto Alegre – www.minhaportoalegre.org.br
Página da Minha Porto Alegre no Facebook – https://www.facebook.com/redeminhaportoalegre/

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Começa a Conferência de Avaliação do Plano Diretor

Diretoria do IAB RS marcará presença no evento ocorre nesta terça, quarta e quinta-feira, 7, 8 e 9 de março, no Salão de Atos da PUCRS. Promovida pela Diretoria de Planejamento Urbano da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), a conferência vai analisar os pontos positivos e negativos do atual Plano Diretor, instituído pela Lei Complementar 434/1999 e atualizado pela Lei Complementar 646/2010.

Leia Mais →

NOTA DE PESAR: Vera Fabrício Carvalho

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) informa com imenso pesar o falecimento da arquiteta e urbanista Vera Fabricio Carvalho, uma das profissionais que permaneceu em atividade por mais tempo no Estado. Ela era o registro de nº 12 do CAU em todo o Brasil.

Leia Mais →

Outras Notícias

Entidades se reúnem para tratar do Plano Diretor de Porto Alegre

Representantes da Ernst & Young, consultoria que trabalha com a prefeitura na revisão do Plano Diretor de Porto Alegre, estiveram reunidos nesta semana com três entidades de arquitetura e urbanismo com atuação local – Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA-RS), Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-RS) e Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS).

Leia Mais →

IAB RS assina manifesto em apoio à tribo Gah Té

Na defesa por mais justiça social, solidariedade e respeito aos povos indígenas brasileiro, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) assinou com mais 30 entidades um manifesto em apoio a Retomada Gãh Ré e em defesa da Cacica Gah Té.

Leia Mais →

IAB apresenta proposta de Revisão do Plano Diretor de Xangri-lá

Na última sexta-feira (13/01) o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) apresentou ao Ministério Público e a Associação de Moradores do município de Xangri-lá, no litoral gaúcho, um Relatório Técnico com objetivo de analisar a proposta de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental do Município (PDDUA).

Leia Mais →

Repúdio aos atos terroristas em Brasília

O Instituto de Arquitetos do Brasil manifesta seu veemente repúdio aos atos terroristas ocorridos hoje, dia 08 de janeiro de 2023, em Brasília.

Inaceitável que as autoridades responsáveis pela manutenção da ordem não atuem firmemente contra os atos de desrespeito ao resultado legítimo das eleições, a invasão e a depredação do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do tribunal Superior Federal.

Leia Mais →