Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Rede Minha Porto Alegre e IAB RS lançam campanha para frear Coronavírus

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
O isolamento social é essencial no enfrentamento à pandemia de Coronavírus. Por isso, as pessoas que trabalham em unidades de saúde (hospitais, postos de atendimento e outros) e que precisam voltar para suas famílias no final do expediente podem colocá-las em perigo. Foi pensando nisso que a Rede Minha Porto Alegre e o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB-RS) lançou a campanha Quartos da Quarentena.

Hoje, Porto Alegre possui aproximadamente 18.000 quartos de hotéis e, em alguns estabelecimentos, a taxa de ocupação chega a apenas 2%. A campanha Quartos da Quarentena pretende que os quartos vagos de hotéis sejam utilizados por pessoas que trabalham na área da saúde e que, por esta exposição, oferecem risco aos seus familiares.

É função do Governo Estadual oferecer abrigo seguro para estes trabalhadores e trabalhadoras (profissionais da saúde e dos setores administrativo, de limpeza, entre outros), principalmente para quem divide a casa com pessoas dos grupos de risco.

Além disso, esta medida contribuiria com a sustentabilidade financeira dos hotéis, bastante afetados pelas baixas no turismo, garantindo o emprego de diversas pessoas.

Cidades do Brasil inteiro já tomaram providências nesse sentido e o Rio Grande do Sul também tem condições de fazer o mesmo – em Santa Maria, por exemplo, já há medida similar. O governador Eduardo Leite tem o poder de implementar esse projeto. O IAB-RS e a Minha Porto Alegre já entraram em contato com a Secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão, senhora Leany Lemos, no dia 6 de abril de 2020, solicitando que a campanha Quartos da Quarentena seja colocada em prática.

Acessando o site https://bit.ly/quartosdaquarentenapoa  é possível solicitar ao Governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite, através da “Panela de Pressão” (ferramenta de disparo rápido de e-mails), que tome as providências para implementar o projeto.

A Rede Minha Porto Alegre e o IAB-RS estão estudando ainda como atender também outras populações vulneráveis da mesma forma, disponibilizando um local seguro.

Sobre a Rede Minha Porto Alegre:
A Minha Porto Alegre existe desde 2015. É uma rede de pessoas conectadas na construção de um processo mais participativo das tomadas de decisão de interesse público da cidade. Por meio de mobilizações e fomento a comunidades de ação, utilizando tecnologias sociais e digitais de maneira estratégica, criativa e humana para cocriar soluções e modificar políticas públicas.

Sobre o IAB-RS:
O IAB-RS fundado em 19 de março de 1948, congrega profissionais e estudantes de Arquitetura e Urbanismo para a defesa da profissão, promovendo o desenvolvimento dos profissionais em todos os seus campos de atuação; contribuindo para a solução do problema habitacional e da organização do espaço urbano; incentivando a pesquisa de novos materiais, novos elementos e novos processos construtivos; estimulando o contínuo aperfeiçoamento do ensino da arquitetura e urbanismo; promovendo e organizando Concursos de projetos; promovendo o desenvolvimento da formação do Arquiteto e Urbanista, entre muitas outras finalidades.

Mais informações:
Clara Alencastro – clara@minhaportoalegre.org.br  (51) 999970322
Elisa Bonotto – zi@minhaportoalegre.org.br  (51) 982285566
Sabrina Ortácio (IAB RS) – sabrinaortacio@gmail.com (51) 981967951
Site da Campanha: https://bit.ly/quartosdaquarentenapoa
Site da Minha Porto Alegre – www.minhaportoalegre.org.br
Página da Minha Porto Alegre no Facebook – https://www.facebook.com/redeminhaportoalegre/

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Documentário “Vozes da arquitetura Porto Alegrense” encerra programação de aniversário do IAB RS

O último dia da programação especial que comemorou os 76 anos do IAB RS foi marcado pela exibição do documentário “Vozes da Arquitetura Porto Alegrense”. O filme, produzido pela entidade com apoio institucional do CAU/RS, reuniu depoimentos de 19 profissionais, que falaram sobre a profissão e suas percepções envolvendo aspectos como criatividade, coletividade e outros significados. Além da exibição, foram anunciados dois editais de cultura. 

Leia Mais →

NOTA PÚBLICA

As entidades Associação dos Técnicos de Nível Superior de Porto Alegre (Astec), Instituto de Arquitetos do Brasil – Depto Rio Grande do Sul (IAB RS), Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), ONG Acesso Cidadania e Direitos Humanos e Sociedade de Economia do Rio Grande do Sul (SOCECON) entraram com ação ordinária a fim de denunciar irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental – Biênio 2024/2025. 

Leia Mais →

Desafios do planejamento urbano e gestão em Porto Alegre foram temas de debate no IAB RS

A relação envolvendo o setor imobiliário e a administração pública na Capital, bem como os desdobramentos da revisão do Plano Diretor e as eleições para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA), foram alguns dos tópicos abordados no debate “Planejamento Urbano e Gestão: desafios atuais e perspectivas futuras para Porto Alegre”, que ocorreu no dia 28 de março na sede do IAB RS, em Porto Alegre.

Leia Mais →

Outras Notícias

Arquiteta Enilda Ribeiro é homenageada em evento do IAB RS

Para comemorar os 76 anos do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), a entidade planejou uma série com três eventos especiais para debater a profissão, relembrar a história e preservar memórias. Na primeira atividade, a palestra “Acervos em arquitetura e urbanismo – homenagem a Enilda Ribeiro” promoveu o encontro entre o professor da FAUUSP e coordenador da biblioteca da FAUUSP, Eduardo Costa; o membro do conselho consultivo do Centro de Memória CAU/RS, José Daniel Simões; e a copresidente do IAB RS e responsável pelo projeto documental, Bruna Tavares. 

Leia Mais →

IAB RS participa do painel RS Seguro COMunidade no South Summit

A copresidente Clarice Oliveira falou sobre a importância dos Concursos Públicos de Projeto e dos processos participativos que o IAB RS vem implantando junto ao governo do Estado. Durante sua fala, destacou que “o IAB RS desenvolve concursos de projeto urbanístico integrai que tem como um pilar muito importante a participação da comunidade no processo inicial de elaboração do programa de necessidades, que vai constituir as bases do concurso público de projetos”.

Leia Mais →

Arquiteta Enilda Ribeiro é destaque na coluna Almanaque, da Zero Hora

Enilda foi uma das primeiras mulheres a ser diplomada no curso específico em Arquitetura no Rio Grande do Sul. Além e ter lutado pela criação do curso superior de graduação na URFGS, foi presidente do IAB/RS entre 1980 e 1981. “Eu gostaria muito de ter conversado, em algum momento, com ela sobre os desafios que foram enfrentados, tanto no IAB-RS quanto em nível nacional, onde ela articulou a construção de ideias e diretrizes para a formação de um conselho próprio de arquitetura e urbanismo”, declarou a co-presidente do IAB/RS, Bruna Tavares.

Leia Mais →