Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Seminário Q+50 – Mesa redonda aborda Moradia Brasileira

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Da esquerda para a direita: Claudia Pires, o mediador Pedro da Luz, Pablo Benetti e Elizabeth França
A primeira mesa redonda do evento, sobre moradia brasileira, foi mediada pelo arquiteto Pedro da Luz Moreira contou com a apresentação do arquiteto carioca Pablo Benetti, que trouxe cinco pontos de trabalho fundamentais quando o assunto é habitação: localização, implantação, qualidade, flexibilidade e sistema construtivo. Como exemplo de habitação popular moderna, Bernardi analisou Conjunto Habitacional Pedregulho (RJ) de Affonso Eduardo Reidy, que tem como característica unidades duplex e pequenas. Fez a crítica de algumas obras de interesse social do tempo do BNH (anos 70), como a Vila Kennedy (RJ) o conjunto Lagos y Rueda (anos 70 e 80), como exemplos de espaços não incorporados à cidade, além do conjunto Dom Pedro (RJ), que para Benetti é um espaço mal planejado.  Para ele, todos esses são unidades que pecaram na qualidade das edificações de linha modernista. Com relação aos programas atuais “está havendo uma construção social de habitação totalmente errada” disse o arquiteto, criticando a localização dos empreendimentos do programa Minha Casa e Minha Vida no RJ, que para ele, tem altos custos de financiamentos, funcionalmente mal resolvidos, descontinuidade do tecido urbano, sem conforto, além de ausência de equipamentos comerciais. A proposta de Benetti é que temos que rever principalmente a questão da localização na política habitacional, longe dos centros de trabalhos. “A política habitacional pode estimular isso, pensando o recorte urbano não somente a unidade habitacional. Assim podemos incorporar uma habitação que tenha mais vida útil”, refletiu.
“No Brasil a gente deve ter moradia de qualidade e não apenas de interesse social”, continuou a arquiteta Elizabeth França, de São Paulo. Ela trouxe exemplos de construções realizadas na capital paulista nos anos 60, das verticalizações em massa, e dos conjuntos BNH, que buscaram receitas de como tratar a questão da moradia nas cidades brasileiras. “A habitação não trata apenas de construção mas deve considerar quem vai morar lá”, disse França.  Ela informou que hoje são 3 milhões de paulistanos morando com em assentamentos precários. Em 2005, surgiu o Plano Municipal de Habitação de SP, que fez um levantamento das famílias de baixa renda, constatando que a maioria delas recebia até três salários mínimos. Em 2010, a prefeitura começou a discutir com a sociedade e realizou o concurso Renova SP, onde foram selecionados e contratados 20 escritórios de arquitetura. França informou que o plano definiu prioridades, otimizou recursos, preparou equipes técnicas, buscou parcerias e preparou programas.  “Em oito anos chegamos ao número de 360 mil famílias beneficiadas”, revelou.  Um exemplo de trabalho foi a favela Heliópolis, com 70 mil habitantes, que ganhou um mosaico de intervenções atendendo à uma lista de necessidades da comunidade e um planejamento integrado com outros setores, principalmente o da saúde.
No encerramento da mesa redonda a arquitetura mineira Claudia Pires disse que temos no atual momento um cenário econômico favorável de uma construção de política habitacional diferente. “Eu acredito que esse seminário será importante para que a gente mude o posicionamento do arquiteto brasileiro frente à habitação e à cidade”, afirmou. Para Pires, em termos de perspectivas o país está no melhor momento de produção e tem a oportunidade de qualificar o resultado. “Enfrentamos problemas, mas temos muitos investimentos e políticas públicas implementadas”, para ela, ao mesmo tempo em que o mercado está aquecido na área da habitação, predomina a autoconstrução e certo descompromisso das autoridades na hora de resolver o problema habitacional com qualidade.
Pablo Benetti
Arquiteto formado na Argentina em 1973, mestrado em Planejamento Urbano pela UFRJ, e doutorado pela USP. Atuação na área do projeto e premiado em vários concursos entre estes o “Rio Cidade I” e o “Favela –Bairro”. Ex Diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ e Presidente do Comitê Técnico do Plano Diretor da Universidade.
Elizabeth França
Arquiteta e Urbanista pela UFPR em 1980, mestre e doutora pela Mackenzie. Ampla atuação na administração pública na área da habitação e do desenvolvimento urbano. Atual Secretaria Municipal de Habitação da cidade de São Paulo, responsável pelo maior programa de urbanização de favelas da América Latina em andamento na cidade se São Paulo.
Claudia Pires
Arquiteta e urbanista. Especialista em Urbanismo e em Planejamento. Mestre em Planejamento Urbano e Regional e doutoranda na USP. Atuação na área de projetos, administração pública e conselhos representativos. Conselheira Federal MG do CAU BR. Ex presidente do IAB MG. Atual Secretária de Habitação e Desenvolvimento Urbano do município de Nova Lima, MG.

Clique nos nomes e confira as apresentações exibidas no Seminário:
Apresentação de Pablo Benetti
Apresentação de Elizabeth França
Apresentação de Claudia Pires

Confira mais notícias sobre o Seminário:
Abertura do Q+50 reúne arquitetos de todo o Brasil em Rio Grande
Seminário Q+50 – Sergio Magalhães fala sobre Habitação e a Cidade Democrática
Seminário Q+50 traz palestra sobre Planejamento e Participação – o caso de Rosario, Argentina
Seminário Q+50 – Participação, Planejamento e Projeto em discussão no segundo dia do Seminário Quitandinha

Parceiros:

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos

No dia 25 de abril Portugal relembra os 50 anos da Revolução Portuguesa. Nesta data, em 1974, ocorreu o evento conhecido como Revolução dos Cravos, marcando o fim da ditadura salazarista. Para relembrar a data, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) e a ADUFRGS Sindical, com apoio do Consulado Português, inauguram a exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, a partir de uma coleção de cartazes da época colecionados pela arquiteta e pesquisadora Daniela Fialho. A abertura ocorrerá no dia 25 de abril, às 18h45, no Solar do IAB (Rua General Canabarro 363, Centro Histórico, em Porto Alegre). A entrada é franca.

Leia Mais →

Documentário “Vozes da arquitetura Porto Alegrense” encerra programação de aniversário do IAB RS

O último dia da programação especial que comemorou os 76 anos do IAB RS foi marcado pela exibição do documentário “Vozes da Arquitetura Porto Alegrense”. O filme, produzido pela entidade com apoio institucional do CAU/RS, reuniu depoimentos de 19 profissionais, que falaram sobre a profissão e suas percepções envolvendo aspectos como criatividade, coletividade e outros significados. Além da exibição, foram anunciados dois editais de cultura. 

Leia Mais →

Outras Notícias

NOTA PÚBLICA

As entidades Associação dos Técnicos de Nível Superior de Porto Alegre (Astec), Instituto de Arquitetos do Brasil – Depto Rio Grande do Sul (IAB RS), Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), ONG Acesso Cidadania e Direitos Humanos e Sociedade de Economia do Rio Grande do Sul (SOCECON) entraram com ação ordinária a fim de denunciar irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental – Biênio 2024/2025. 

Leia Mais →

Desafios do planejamento urbano e gestão em Porto Alegre foram temas de debate no IAB RS

A relação envolvendo o setor imobiliário e a administração pública na Capital, bem como os desdobramentos da revisão do Plano Diretor e as eleições para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA), foram alguns dos tópicos abordados no debate “Planejamento Urbano e Gestão: desafios atuais e perspectivas futuras para Porto Alegre”, que ocorreu no dia 28 de março na sede do IAB RS, em Porto Alegre.

Leia Mais →

Arquiteta Enilda Ribeiro é homenageada em evento do IAB RS

Para comemorar os 76 anos do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), a entidade planejou uma série com três eventos especiais para debater a profissão, relembrar a história e preservar memórias. Na primeira atividade, a palestra “Acervos em arquitetura e urbanismo – homenagem a Enilda Ribeiro” promoveu o encontro entre o professor da FAUUSP e coordenador da biblioteca da FAUUSP, Eduardo Costa; o membro do conselho consultivo do Centro de Memória CAU/RS, José Daniel Simões; e a copresidente do IAB RS e responsável pelo projeto documental, Bruna Tavares. 

Leia Mais →

IAB RS participa do painel RS Seguro COMunidade no South Summit

A copresidente Clarice Oliveira falou sobre a importância dos Concursos Públicos de Projeto e dos processos participativos que o IAB RS vem implantando junto ao governo do Estado. Durante sua fala, destacou que “o IAB RS desenvolve concursos de projeto urbanístico integrai que tem como um pilar muito importante a participação da comunidade no processo inicial de elaboração do programa de necessidades, que vai constituir as bases do concurso público de projetos”.

Leia Mais →