SMOV solicita ao IAB-RS relatório de atividades de interesse de arquitetos

Uma equipe da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, sob a coordenação dao arquiteto Álvaro Pedrotti, Secretário Municipal de Obras e Viação, solicitou ao IAB-RS um relatório das principais atividades de interesse dos arquitetos e urbanistas. Através de Audiência Pública no IAB-RS, a entidade divulgou o relatório, que também constitui uma prestação de contas, já que a Constituição estabelece a “transparência dos atos públicos, as audiências e visibilidade e a informação geral, que são princípios do estado republicano”, segundo o presidente do IAB-RS, Arq. José Albano Volkmer. Leia abaixo o conteúdo do relatório: RELATÓRIO SETORIAL DE LICENCIAMENTO E APROVAÇÃO DE PROJETOS – GESTÃO 2001/2004 Prefeitura Municipal de Porto Alegre
Prefeito João Verle Secretaria Municipal de Obras e Viação
Secretário Álvaro Luiz Pedrotti Supervisão de Edificações e Controle
Supervisor Paulo Henrique Soares
Assistente Técnica Denise Marques Barbieri Divisão de Edificações/SECON
Diretor Renato Andrino Fanaya
Assistente Técnica Maria Alice Rodrigues Seção de Aprovação e Licenciamento Predial
Chefe Ivani de Souza David Seção de Vistoria Predial
Chefe Marcos Fernando Nidballa Seção de Atendimento ao Público
Chefe Salete Jardim RELATÓRIO SETORIAL DE LICENCIAMENTO E APROVAÇÃO DE PROJETOS – GESTÃO 2001/2004 A Administração Popular, através da Secretaria Municipal de Obras e Viação (SMOV), em consonância com as solicitações dos profissionais e entidades de construção civil, em particular, e da cidade, como um todo, buscou permanentemente qualificar os procedimentos de aprovação de projetos, licenciamento de obras e concessão da carta de habitação de edificações em Porto Alegre. Para isto estabeleceu, entre as diretrizes da Gestão 2001/2004, a priorização de modificações que proporcionassem agilizar os serviços prestados nesta área. A partir de diagnóstico realizado pela SMOV, contando com o apoio das entidades ligadas ao setor da construção civil, a equipe que esteve frente à Secretaria nos quatro anos desta gestão concentrou esforços na implantação de ações diversificadas, no âmbito da Supervisão de Edificações e Controle (SECON) – Divisão de Edificações (D.E.), com o objetivo de otimizar os procedimentos administrativos, sem prejuízo das atribuições legais que lhe competem. Assim, foram implantadas as seguintes ações: 1. QUALIFICAÇÃO DA PÁGINA NA INTERNET. 1.1. Legislação disponível na home page da SMOV
Com a reestruturação da home page da SMOV, a legislação utilizada por nossos técnicos para análise da aprovação, licenciamento e vistoria foi disponibilizada, na íntegra, no site www.portoalegre.rs.gov.br/smov. Assim, foram atendidas antigas reivindicações dos profissionais da área, que muitas vezes relatavam as dificuldades de acesso à legislação municipal. 1.2. Roteiros de aprovação de projetos e vistorias para habite-se, na home page da SMOV
Foram disponibilizados, também na home page da SMOV, roteiros detalhados dos principais procedimentos administrativos necessários para a aprovação de projetos e obtenção da Carta de Habitação. Esta ferramenta constitui uma espécie de “cartilha” dirigida àqueles profissionais com pouca ou nenhuma experiência sobre nossos trâmites administrativos. 1.3.Pareceres e Resoluções da CCCE (Comissão Consultiva do Código de Edificações) e CCPI (Comissão Consultiva Para Proteção Contra Incêndio) na home-page
As cópias destes documentos eram fornecidas mediante solicitação ao Protocolo da SMOV. Com a implantação da home page a disponibilização deste material representou ferramenta importante para a compreensão e interpretação de certos aspectos de ambas matérias, visto que estas servem de base para elaboração de consultas às respectivas Comissões, de maneira fundamentada, quanto à interpretação de determinados dispositivos legais. 1.4. Resposta via FALE SMOV
Tendo em vista a reestruturação da home page, passaram a ser respondidas por e-mail eventuais dúvidas referentes à aprovação de projetos e questões envolvendo aplicação de legislação, desde que de caráter genérico. Questionamentos específicos continuaram sendo respondidos apenas pessoalmente pelo Plantão Técnico. 2. REVISÃO DA LC n°. 284/92 – CÓDIGO DE EDIFICAÇÕES. 2.1. Realização do Seminário “Diretrizes para a revisão do Código de Edificações”, em agosto/2001
Com a participação de dirigentes e técnicos da Prefeitura, entidades da construção civil e profissionais da área, foram relatados o histórico do atual Código de Edificações (LC 284/92) e apontados os principais problemas. Também foram apresentadas experiências de outros municípios e discutidas possíveis soluções para a realidade local. A partir das abordagens do Seminário, foi criada a CRCE (Comissão de Revisão do Código de Edificações), composta por representantes de órgãos da PMPA e entidades da construção civil. 2.2. Revisão da LC n°. 284/92 – Código de Edificações
Tendo por base diretrizes estabelecidas no Seminário acima citado, coube à CRCE (Comissão de Revisão do Código de Edificações) a tarefa de realizar a revisão da LC n°. 284/92 e elaborar proposta de nova legislação. Os trabalhos de revisão e compilação dos textos estenderam-se de outubro/2001 a novembro/2004, resultando em proposta mais simples e organizada, de fácil entendimento e aplicação por parte dos profissionais responsáveis pela elaboração de projetos e execução de obras. O Projeto de Lei propondo o novo Código foi entregue à Câmara Municipal no dia 15 de dezembro do corrente ano. 3. SIMPLIFICAÇÃO DA LEGISLAÇÃO.
3.1. Elaboração e aplicação de Decreto simplificador
Atendendo antigo pleito dos profissionais responsáveis técnicos, foi publicado em março/2004 o Decreto n°. 14496/04 (disponível no site da SMOV), que regulamentou a LC n°. 284/92 (Código de Edificações) quanto à forma de apresentação dos projetos de habitação unifamiliar, multifamiliar e edifícios de escritório, com vista à simplificação de apresentação, delimitando também os itens- objetos de análise e vistoria predial pelo Município, sem eximir os Responsáveis pela execução da obra do atendimento integral aos dispositivos da legislação edilícia.
3.2. Reformulação da Instrução n°. 08/1986 – Atual Instrução n°. 01/2002
A antiga Instrução n°. 08/86, referente a procedimento de apresentação simplificada para aprovação de projeto de habitações unifamiliares, foi reformulada através da Instrução n°. 01/2002, e também disponibilizada na home page da SMOV.
4. DIVULGAÇÃO SOBRE APROVAÇÃO DE PROJETOS E CARTA DE HABITAÇÃO.
Visando a divulgação dos procedimentos de Aprovação e Licenciamento da Prefeitura e buscando salientar a importância do seu conhecimento para o exercício dos futuros profissionais, foram realizadas palestras junto às universidades (UFRGS, PUC e RITTER DOS REIS), aos formandos dos cursos de Arquitetura e Engenharia e junto às entidades de classe. Esta aproximação com o meio acadêmico e profissionais da área técnica foi muito bem acolhida, e demonstrou a importância do constante diálogo entre os prestadores dos serviços públicos e seus usuários.
5. QUALIFICAÇÃO NO ATENDIMENTO AO PÚBLICO E PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS.
5.1. Implantação da Seção de Atendimento ao Público
Com o objetivo de qualificar o atendimento ao público (profissionais e comunidade), foi implantada a Seção de Atendimento ao Público, sob a chefia de um Técnico, tendo sido implementadas modificações no espaço físico (acomodações, layout, móveis, etc) e reestruturação da equipe de servidores e estagiários.
5.2. Implantação da “Caixa de Sugestões”
Visando acolher eventuais reclamações e/ou sugestões relativas ao atendimento ao público usuário de nossos serviços, foi implantado “questionário de avaliação”.
5.3. Implantação da triagem de documentação
Com o intuito de evitar a protocolização de documentação incompleta (antiga reclamação de nosso público usuário), o que acabava por gerar idas e vindas dos profissionais para complementação, foi implantado sistema de triagem do material antes do efetivo “protocole-se”. Este procedimento evita a entrada de projetos e/ou pedidos de vistoria incompletos, e visa o maior comprometimento dos profissionais que submetem seus projetos e execução de obras à apreciação da SMOV, para que busquem cada vez mais o pleno conhecimento e atendimento à legislação em vigor, exercitando-os a apresentarem a documentação com atendimento aos pré-requisitos necessários. Isto acaba por reduzir os antigos “indeferimentos” que ocorriam após significativos períodos de tramitação, o que gerava desgaste com os requerentes. Com a implantação desta triagem, a etapa passou a ser protocolizada internamente pelos funcionários da SMOV, sem a necessidade de um novo encaminhamento por parte do requerente.
5.4. Consultas sobre legislação
Os plantões técnicos passaram a atender, também, pequenas consultas genéricas sobre aplicação da legislação de aprovação de projetos.
5.5. Homologação dos Pareceres e Resoluções da CCCE e CCPI pelo Supervisor da SECON/SMOV
A partir de iniciativa do Sr. Secretário da SMOV, visando reduzir prazos de tramitação, por meio de Portaria específica os Pareceres da CCCE e CCPI passaram a ser homologados pelo Supervisor da SECON, ao invés de sancionados pelo Secretário/SMOV. Com isto proporcionou-se maior rapidez no processo de homologação dos Pareceres.
5.6. Implantação do aviso de agendamento das vistorias para concessão da Carta de Habitação
Com o novo sistema de agendamento, os proprietários de imóveis e/ou responsáveis pelas construções passaram a ser informados, por telefone, sobre dia e turno previsto para vistoria.
5.7. Criação e implantação de novo modelo de Cartas de Habitação
Com o objetivo de coibir casos de falsificação de documentos, sobretudo Cartas de Habitação, foi criado e adotado novo modelo de documento, em papel-moeda, com itens de segurança e novo sistema informatizado de expedição. O novo modelo foi amplamente divulgado junto aos Cartórios de Registros de Imóveis, qualificando e gerando maior credibilidade aos serviços prestados pela SMOV neste setor.
5.8. Modificação do horário de atendimento aos técnicos (Plantões Técnicos da SALP e Vistoria)
Anteriormente, o atendimento aos Responsáveis Técnicos, nos plantões, era feito apenas pela manhã. Atendendo a pedidos de muitos profissionais que utilizam o turno da manhã em visitas aos canteiros de obras, o horário foi flexibilizado em turnos alternados.
5.9. Alterações no horário de atendimento do posto bancário
Atendendo a pedidos de nosso público usuário, e contando com o apoio do Banrisul, foi alterado o horário de atendimento do posto bancário localizado no pavimento térreo da SMOV, em melhor sintonia com os horários de expediente externo de nosso Protocolo. Também foi efetivada a instalação de terminal de auto-atendimento, com leitura por código de barras, facilitando assim o pagamento de taxas pelo público usuário de nossos serviços.
6. PROJETO REDESENHO.
6.1. Aprovação via INTERNET
Visa reduzir em 50% o tempo de aprovação dos projetos arquitetônicos da cidade, através da aprovação dos projetos pela Internet e conseqüente integração pelo meio eletrônico das Secretarias envolvidas na aprovação e licenciamento de edificações. Garante transparência ao processo, pois permite o acesso às informações de todos os passos da tramitação pelos profissionais. Com isto agiliza-se a aprovação de projetos e contribui-se para aquecimento da indústria da construção civil em Porto Alegre. Já está mplantada a aprovação via INTERNET para as residências unifamiliares, estando em fase piloto as demais edificações. Arrojado e pioneiro no Brasil, o Projeto Redesenho supera as demais iniciativas existentes no âmbito nacional.
6.2. Instrução Normativa nº. 02/04
A Instrução Normativa instituiu a universalização do recebimento de Projetos de residências unifamiliares via Internet. Estes projetos correspondem, atualmente, a 50% do total que ingressam na SMOV. Para este tipo de projeto a aprovação pelo meio convencional levava em média 43 dias. Com o sistema via Internet, este prazo foi reduzido para 15 dias. Além da redução de prazos, este sistema proporciona a economia de custos para o requerente.
6.3. Investimento em pessoal e equipamentos
O pioneirismo desta iniciativa já foi destacado por vários segmentos do setor da construção civil, que reconhecem que a agilidade no sistema vai valorizar o profissional da arquitetura. O envio dos projetos é feito via Internet e analisado pelos técnicos da SMOV que apontam correções também via rede. O projeto de Redesenho, no âmbito da Prefeitura, contou com o financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), na ordem de R$ 1,35 milhão, e foi desenvolvido pela Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre (Procempa). Investiu-se em treinamento de pessoal e aquisição de equipamentos.
6.4. Digitalização dos processos
Serão digitalizados todos os expedientes únicos existentes na secretaria. A medida facilitará o manejo e arquivo do material. Esta etapa encontra-se em fase de licitação.
6.5. Nova loja de atendimento
Um novo espaço está planejado, facilitando o atendimento ao usuário e aos profissionais do setor. Esta etapa encontra-se em fase de licitação.
Dezembro de 2004

Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos

No dia 25 de abril Portugal relembra os 50 anos da Revolução Portuguesa. Nesta data, em 1974, ocorreu o evento conhecido como Revolução dos Cravos, marcando o fim da ditadura salazarista. Para relembrar a data, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) e a ADUFRGS Sindical, com apoio do Consulado Português, inauguram a exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, a partir de uma coleção de cartazes da época colecionados pela arquiteta e pesquisadora Daniela Fialho. A abertura ocorrerá no dia 25 de abril, às 18h45, no Solar do IAB (Rua General Canabarro 363, Centro Histórico, em Porto Alegre). A entrada é franca.

Documentário “Vozes da arquitetura Porto Alegrense” encerra programação de aniversário do IAB RS

O último dia da programação especial que comemorou os 76 anos do IAB RS foi marcado pela exibição do documentário “Vozes da Arquitetura Porto Alegrense”. O filme, produzido pela entidade com apoio institucional do CAU/RS, reuniu depoimentos de 19 profissionais, que falaram sobre a profissão e suas percepções envolvendo aspectos como criatividade, coletividade e outros significados. Além da exibição, foram anunciados dois editais de cultura.

NOTA PÚBLICA

As entidades Associação dos Técnicos de Nível Superior de Porto Alegre (Astec), Instituto de Arquitetos do Brasil – Depto Rio Grande do Sul (IAB RS), Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), ONG Acesso Cidadania e Direitos Humanos e Sociedade de Economia do Rio Grande do Sul (SOCECON) entraram com ação ordinária a fim de denunciar irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental – Biênio 2024/2025.

Desafios do planejamento urbano e gestão em Porto Alegre foram temas de debate no IAB RS

A relação envolvendo o setor imobiliário e a administração pública na Capital, bem como os desdobramentos da revisão do Plano Diretor e as eleições para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA), foram alguns dos tópicos abordados no debate “Planejamento Urbano e Gestão: desafios atuais e perspectivas futuras para Porto Alegre”, que ocorreu no dia 28 de março na sede do IAB RS, em Porto Alegre.

Arquiteta Enilda Ribeiro é homenageada em evento do IAB RS

Para comemorar os 76 anos do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), a entidade planejou uma série com três eventos especiais para debater a profissão, relembrar a história e preservar memórias. Na primeira atividade, a palestra “Acervos em arquitetura e urbanismo – homenagem a Enilda Ribeiro” promoveu o encontro entre o professor da FAUUSP e coordenador da biblioteca da FAUUSP, Eduardo Costa; o membro do conselho consultivo do Centro de Memória CAU/RS, José Daniel Simões; e a copresidente do IAB RS e responsável pelo projeto documental, Bruna Tavares.

IAB RS participa do painel RS Seguro COMunidade no South Summit

A copresidente Clarice Oliveira falou sobre a importância dos Concursos Públicos de Projeto e dos processos participativos que o IAB RS vem implantando junto ao governo do Estado. Durante sua fala, destacou que “o IAB RS desenvolve concursos de projeto urbanístico integrai que tem como um pilar muito importante a participação da comunidade no processo inicial de elaboração do programa de necessidades, que vai constituir as bases do concurso público de projetos”.