Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

SOBRE A COMISSÃO JULGADORA DO CONCURSO UNISINOS

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Os trabalhos de julgamento do Concurso Público Nacional de Arquitetura e Urbanismo para um SHOPPING CENTER NA UNISINOS foram realizados do dia 17 de abril ao dia 19 de abril. A Comissão Julgadora foi composta pelos membros titulares indicados pelo IAB/RS e Unisinos, os arquitetos: Paulo Bruna, Júlio Ramos Collares, Miguel Angel Roca, Fernando Duro da Silva. O arquiteto Renato Marques Fernandes, substituiu o membro titular Jorge Konigsberger, que não pode comparecer ao julgamento. O arq. Voltaire Pacheco Danckwardt foi mantido como suplente. Segue abaixo, breve currículo dos membros da Comissão Julgadora: PAULO BRUNA
Arquiteto pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP em 1963. Fez pós-doutorado no Massachusetts Institute of Technology (MIT) em 1984-85. É professor titular da FAU/USP e professor convidado em diversas universidades brasileiras e estrangeiras. Foi diretor do escritório Rino Levi Arquitetos Associados de 1972 a 1991. Em janeiro de 1992, associado ao arquiteto Roberto Cerqueira Cesar, criou o escritório Paulo Bruna Arquitetos Associados S/C Ltda. Recebeu o grande prêmio da III Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo em 1997 pelo projeto do Ática Shopping Cultural, Prêmio Valorização da Construção Civil em 2003 pelo projeto da Braskem S/A em Triunfo, RS e Prêmio “Ex Aequo” IAB-SP em 2004 pelo projeto do Centro de Convenções da Universidade de São Paulo. JÚLIO RAMOS COLLARES
Arquiteto pela Faculdade de Arquitetura da UFRGS em 1976; especialista em Ensino e Pesquisa na Arquitetura pela FAU UniRitter em 1995. Mestre pelo PROPAR UFRGS em 2003. Integrante da Comissão Permanente para o Trabalho Final de Graduação da FAU UniRitter. Coordenador Acadêmico da FAU UniRitter de 1989 a 1999. Atuação na área de projetos e consultoria com escritório próprio, desde 1976. Sócio proprietário da empresa JULIO RAMOS COLLARES, DALTON BERNARDES – ARQUITETURA LTDA., desde 1989. Atuação em projetos especiais na área da cultura, projetos institucionais e residenciais. Premiações em concursos nacionais de arquitetura, participação e premiações em eventos nacionais e internacionais de arquitetura. Publicação em revistas, livros e catálogos nacionais e internacionais especializados.
MIGUEL ANGEL ROCA
Arquiteto e Mestre em arquitetura pela Universidade da Pennsylvania, tendo trabalhado com Louis Kahn de 1967 a 1968. Professor titular das Faculdades de Arquitetura da Universidade Nacional de Córdoba e da Universidade Nacional de Buenos Aires, Argentina. Professor convidado em faculdades de arquitetura da França, Peru, Paraguai, Estados Unidos e África do Sul. Mais de duas centenas de projetos de arquitetura e urbanismo desenvolvidos em diversos países, incluindo Argentina, Bolívia, África do Sul, Hong Kong, Chile, Singapura, França e Uruguai. Maiores informações e obras no site www.miguelangelroca.com (http://www.miguelangelroca.com/) .
FERNANDO DURO DA SILVA
Arquiteto pela UFRGS. Especialista em Arquitetura Comercial e Mestre em Ciência da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e cursa atualmente doutorado no PROPAR – Programa de Pós Graduação em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, onde leciona no Curso de graduação de Arquitetura e Urbanismo e no Curso de Especialização em Arquitetura Comercial, e da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, no Curso de Especialização em Expressão Gráfica Pesquisador da UNISINOS tem trabalhos publicados em anais de eventos sobre o tema da Arquitetura Comercial.
RENATO MARQUES FERNANDES
Arquiteto pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo UFRGS em 1982, pós-graduado em Ensino e Pesquisa na Arquitetura, pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo UniRitter em 1995. Arquiteto colaborador no escritório Arquitetos e Urbanistas Associados, do Arq. Jorge Debiagi, de 1982 a 1994. Arquiteto colaborador, no escritório Mateus-Zaffari Arquitetos. Sócio da Oficina Quatro Arquitetura Ltda de 1986 a 1989. Desenvolveu projetos comerciais para o UNIBANCO, Banco do Brasil, Goldzstein Administração e Incorporações, Boursheid Engenharia e ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing, entre outros. Professor nas disciplinas de Projeto de Edificações e Geometria Descritiva, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Ritter dos Reis desde 1989. Professor nas disciplinas de Projeto de Edificações e Trabalho Final de Graduação na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da PUCRS, desde 1998.
VOLTAIRE PACHECO DANCKWARDT
Arquiteto pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos em 1978. Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – PROPAR UFRGS em 2000. Cursa atualmente doutorado pelo PROPAR UFRGS desde 2002. Professor da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, onde leciona no Curso de graduação de Arquitetura e Urbanismo.

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Na mídia: IAB RS participa de reportagem da Folha de São Paulo sobre reconstrução do RS

A copresidente do IAB RS, Clarice Misoczky de Oliveira, concedeu entrevista para reportagem da Folha de São Paulo. O ponto central foi a reconstrução do RS. “A questão habitacional é mais dramática. Há municípios no Vale do Taquari, como Muçum e Roca Sales, que se desenvolveram em áreas de encostas. Cidades como Santa Tereza em que parte das casas estão em áreas de inundações. Precisamos construir com segurança”, disse.

Leia Mais →

MANIFESTO IAB RS PARA A RECONSTRUÇÃO DO RS

Considerando a enorme tragédia causada pelos efeitos da crise climática e pelo descaso do poder público com o planejamento urbano e regional sustentável na promoção de cidades justas, igualitárias e ecologicamente  equilibradas, a Comissão Cidades/IAB RS, por meio deste, manifesta a necessidade de atenção às questões referentes às diferentes escalas de planejamento, arquitetura e urbanismo para reconstrução das cidades do Rio Grande do Sul, aqui agrupadas em dois grandes grupos: (A) Planejamento Urbano e Regional e (B) Moradia Digna.

Leia Mais →

Outras Notícias

COMUNICADO DO IAB RS SOBRE O ESTADO DE CALAMIDADE CLIMÁTICA

O momento é grave e compreendemos que enquanto Instituto temos um trabalho de articulação de impacto a médio prazo, sendo provocadas e estruturadas redes que auxiliem nas questões habitacionais e de reestruturação das cidades, com projetos que considerem os riscos e impactos que os eventos climáticos tem gerado em nossas cidades, de modo mais frequente e de maior intensidade. Compreendendo a sensibilidade das questões ambientais, com a natureza impondo seus limites, frente às ocupações urbanas.

Leia Mais →

Nota pública em apoio às familias atingidas pelas enchentes no RS

O IAB-RS manifesta solidariedade às famílias atingidas pelas inundações e enchentes no Rio Grande do Sul. Os eventos de chuvas extremas estão se mostrando uma realidade com recorrência no nosso estado. O momento pede a soma de esforços de todos os setores da sociedade para ajudar aqueles que estão em situação de vulnerabilidade.

Leia Mais →