Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Trienal de Arquitetura: os grandes temas da profissão em um único evento

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

A arquiteta e urbanista Stephanie Ribeiro é presença confirmada em uma das noites de palestra no Theatro São Pedro. As inscrições são gratuitas, participe!

Um evento para quem ama e vive a cidade, a cultura e a arte. A Trienal de Arquitetura e Urbanismo é uma realização do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) e trará uma série de palestras, oficinas, atividades culturais, exposições e premiações em Porto Alegre (RS).

Entre os dias 16 e 19 de novembro, o Theatro São Pedro e o Solar do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB/RS) servirão de ponto de encontro para as atividades da Trienal de Arquitetura e Urbanismo. Profissionais e estudantes da área, bem como a sociedade em geral, estão convidados para debater diferentes temas, como Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS), Urbanismo, Patrimônio Histórico e Cultural, Software Livre, Inovação, Acessibilidade, entre outros.

Se você não possui formação na área, mas é apaixonado pela Arquitetura e Urbanismo, este evento é para você também! A entrada é gratuita, basta realizar a inscrição online.

CLIQUE AQUI PARA REALIZAR SUA INSCRIÇÃO

Uma das presenças já confirmadas é a da arquiteta e urbanista e apresentadora do Decora do canal GNT, Stephanie Ribeiro. Ela recebeu em 2018 o prêmio Most Influential People of African Descent e, em 2020, esteve entre os destaques da Forbes Under 30.

Também integram o time de convidados especiais nomes como o jornalista Marcelo Canellas e os arquitetos e urbanistas Fred Cheuiche, um dos responsáveis pelo Skate Park da Orla do Guaíba, e Tainá de Paula, vereadora do Rio de Janeiro, ativista das lutas urbanas, especialista em Patrimônio Cultural e mestre em Urbanismo.

 

Confira a programação cultural da Trienal de Arquitetura e Urbanismo

programação cultural será um dos destaques da Trienal de Arquitetura e Urbanismo, que acontece entre os dias 16 e 19 de novembro em Porto Alegre. No Solar do IAB RS e no Theatro São Pedro irão se apresentar artistas gaúchos consagrados e grupos formados por jovens em situação de vulnerabilidade social, que estão tendo a oportunidade de ter suas vidas transformadas por meio da arte e da música.

A Trienal será encerrada com uma festa de rua promovida pelas integrantes do bloco de carnaval Não Mexe Comigo Que Eu Não Ando Só, na Praça da Matriz, logo após a noite de premiações. Confira abaixo mais informações sobre cada um dos artistas e fique por dentro. Para participar das atividades culturais, não é necessário realizar inscrição prévia, é só chegar!

Uma realização do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS), a Trienal é um evento gratuito e está com inscrições abertas. A programação prevê palestras, sessões temáticas e oficinas para todos os públicos interessados em pautas que vão de políticas sociais e direitos humanos a temas mais específicos da profissão, como estruturas, patrimônio, equipamentos urbanos, ocupação do espaço público, arquitetura hospitalar e de interiores, para citar alguns. Participe!

Agenda cultural

  • 16/11 | 18h15 | Solar do IAB RS – Elias Barboza Trio 
  • 17/11 | 18h | Foyer do Theatro São Pedro – ONG Sol Maior
  • 18/11 | 18h | Palco do Theatro São Pedro – Espetáculo “Som da Madeira” | Cia. de Dança La Negra Ana Medeiros
  • 19/11 – Encerramento da Trienal de Arquitetura e Urbanismo
    • 18h30 | Palco do Theatro São Pedro – Orquestra Jovem da Fábrica de Sonhos
    • 22h | Praça da Matriz – Não Mexe Comigo Que Eu Não Ando Só

 

Sobre os artistas

Elias Barboza Trio – Elias Barboza é bandolinista, compositor, arranjador, produtor e educador musical gaúcho. Ganhou duas vezes o Prêmio Açorianos de Música – Melhor Disco Instrumental (“Luminoso”, de 2018) e Melhor Compositor. Também foi premiado nos festivais Moenda da Canção e Musicanto. Para a formação em trio, Elias Barboza é acompanhado de João Vicente Macedo no violão sete cordas e Fernando Sessé nas percussões. Eles executam um repertório que navega entre o choro, bossa nova, baião, utilizando também elementos do jazz.

ONG Sol Maior – A ONG Sol Maior desenvolve, desde 2007, em Porto Alegre (RS), um projeto de inclusão social, que muda a vida e a perspectiva de futuro de centenas de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade. Acreditando no papel transformador da arte, o projeto oferece oficinas gratuitas de música e dança a 450 alunos, num ambiente de acolhimento afetivo e com a prática cotidiana de valores éticos. A instituição exige que os alunos estejam matriculados no ensino público regular e já atendeu diretamente mais de 2900 pessoas, entre 06 e 17 anos, desde o início de suas atividades.

Som da Madeira – Espetáculo de dança embalado pelas composições do violonista Thiago Colombo, com coreografia de Ana Medeiros “La Negra” e direção cênica de Silvia Canarim. Quatro bailarinas com formações em dança flamenca traduzem vivências, arte, emoção e identidade gaúcha através da sonoridade do violão, dos corpos e das possibilidades que os elementos feitos de madeira como a castanhola, leque, baston, cajon e os saltos dos sapatos proporcionam. Música feita no sul com sotaque internacional. Dança com mescla de estilos entre o Flamenco e o folclore “sureño”.

Fábrica de Sonhos – A Associação Fábrica de Sonhos é uma entidade sem fins lucrativos e sociocultural que atende alunos da rede pública, de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade social. O objetivo é impactar jovens através da educação musical, proporcionando um ensino musical de qualidade, com ênfase no violino, para que o aluno possa seguir profissionalmente, se desejar.

Não Mexe Comigo Que Eu Não Ando Só – O grupo é um coletivo feminista que coloca o bloco na rua para tocar o terror, como elas dizem, com alegria e consciência, contra todo tipo de assédio e discriminação. O grupo reúne naipes de percussão, sopro, cordas, vozes, além de realizar coreografias e intervenções.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Começa a Conferência de Avaliação do Plano Diretor

Diretoria do IAB RS marcará presença no evento ocorre nesta terça, quarta e quinta-feira, 7, 8 e 9 de março, no Salão de Atos da PUCRS. Promovida pela Diretoria de Planejamento Urbano da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), a conferência vai analisar os pontos positivos e negativos do atual Plano Diretor, instituído pela Lei Complementar 434/1999 e atualizado pela Lei Complementar 646/2010.

Leia Mais →

NOTA DE PESAR: Vera Fabrício Carvalho

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) informa com imenso pesar o falecimento da arquiteta e urbanista Vera Fabricio Carvalho, uma das profissionais que permaneceu em atividade por mais tempo no Estado. Ela era o registro de nº 12 do CAU em todo o Brasil.

Leia Mais →

Outras Notícias

Entidades se reúnem para tratar do Plano Diretor de Porto Alegre

Representantes da Ernst & Young, consultoria que trabalha com a prefeitura na revisão do Plano Diretor de Porto Alegre, estiveram reunidos nesta semana com três entidades de arquitetura e urbanismo com atuação local – Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA-RS), Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-RS) e Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS).

Leia Mais →

IAB RS assina manifesto em apoio à tribo Gah Té

Na defesa por mais justiça social, solidariedade e respeito aos povos indígenas brasileiro, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) assinou com mais 30 entidades um manifesto em apoio a Retomada Gãh Ré e em defesa da Cacica Gah Té.

Leia Mais →

IAB apresenta proposta de Revisão do Plano Diretor de Xangri-lá

Na última sexta-feira (13/01) o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) apresentou ao Ministério Público e a Associação de Moradores do município de Xangri-lá, no litoral gaúcho, um Relatório Técnico com objetivo de analisar a proposta de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental do Município (PDDUA).

Leia Mais →

Repúdio aos atos terroristas em Brasília

O Instituto de Arquitetos do Brasil manifesta seu veemente repúdio aos atos terroristas ocorridos hoje, dia 08 de janeiro de 2023, em Brasília.

Inaceitável que as autoridades responsáveis pela manutenção da ordem não atuem firmemente contra os atos de desrespeito ao resultado legítimo das eleições, a invasão e a depredação do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do tribunal Superior Federal.

Leia Mais →