Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Trienal de Arquitetura: os grandes temas da profissão em um único evento

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

A arquiteta e urbanista Stephanie Ribeiro é presença confirmada em uma das noites de palestra no Theatro São Pedro. As inscrições são gratuitas, participe!

Um evento para quem ama e vive a cidade, a cultura e a arte. A Trienal de Arquitetura e Urbanismo é uma realização do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) e trará uma série de palestras, oficinas, atividades culturais, exposições e premiações em Porto Alegre (RS).

Entre os dias 16 e 19 de novembro, o Theatro São Pedro e o Solar do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB/RS) servirão de ponto de encontro para as atividades da Trienal de Arquitetura e Urbanismo. Profissionais e estudantes da área, bem como a sociedade em geral, estão convidados para debater diferentes temas, como Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS), Urbanismo, Patrimônio Histórico e Cultural, Software Livre, Inovação, Acessibilidade, entre outros.

Se você não possui formação na área, mas é apaixonado pela Arquitetura e Urbanismo, este evento é para você também! A entrada é gratuita, basta realizar a inscrição online.

CLIQUE AQUI PARA REALIZAR SUA INSCRIÇÃO

Uma das presenças já confirmadas é a da arquiteta e urbanista e apresentadora do Decora do canal GNT, Stephanie Ribeiro. Ela recebeu em 2018 o prêmio Most Influential People of African Descent e, em 2020, esteve entre os destaques da Forbes Under 30.

Também integram o time de convidados especiais nomes como o jornalista Marcelo Canellas e os arquitetos e urbanistas Fred Cheuiche, um dos responsáveis pelo Skate Park da Orla do Guaíba, e Tainá de Paula, vereadora do Rio de Janeiro, ativista das lutas urbanas, especialista em Patrimônio Cultural e mestre em Urbanismo.

 

Confira a programação cultural da Trienal de Arquitetura e Urbanismo

programação cultural será um dos destaques da Trienal de Arquitetura e Urbanismo, que acontece entre os dias 16 e 19 de novembro em Porto Alegre. No Solar do IAB RS e no Theatro São Pedro irão se apresentar artistas gaúchos consagrados e grupos formados por jovens em situação de vulnerabilidade social, que estão tendo a oportunidade de ter suas vidas transformadas por meio da arte e da música.

A Trienal será encerrada com uma festa de rua promovida pelas integrantes do bloco de carnaval Não Mexe Comigo Que Eu Não Ando Só, na Praça da Matriz, logo após a noite de premiações. Confira abaixo mais informações sobre cada um dos artistas e fique por dentro. Para participar das atividades culturais, não é necessário realizar inscrição prévia, é só chegar!

Uma realização do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS), a Trienal é um evento gratuito e está com inscrições abertas. A programação prevê palestras, sessões temáticas e oficinas para todos os públicos interessados em pautas que vão de políticas sociais e direitos humanos a temas mais específicos da profissão, como estruturas, patrimônio, equipamentos urbanos, ocupação do espaço público, arquitetura hospitalar e de interiores, para citar alguns. Participe!

Agenda cultural

  • 16/11 | 18h15 | Solar do IAB RS – Elias Barboza Trio 
  • 17/11 | 18h | Foyer do Theatro São Pedro – ONG Sol Maior
  • 18/11 | 18h | Palco do Theatro São Pedro – Espetáculo “Som da Madeira” | Cia. de Dança La Negra Ana Medeiros
  • 19/11 – Encerramento da Trienal de Arquitetura e Urbanismo
    • 18h30 | Palco do Theatro São Pedro – Orquestra Jovem da Fábrica de Sonhos
    • 22h | Praça da Matriz – Não Mexe Comigo Que Eu Não Ando Só

 

Sobre os artistas

Elias Barboza Trio – Elias Barboza é bandolinista, compositor, arranjador, produtor e educador musical gaúcho. Ganhou duas vezes o Prêmio Açorianos de Música – Melhor Disco Instrumental (“Luminoso”, de 2018) e Melhor Compositor. Também foi premiado nos festivais Moenda da Canção e Musicanto. Para a formação em trio, Elias Barboza é acompanhado de João Vicente Macedo no violão sete cordas e Fernando Sessé nas percussões. Eles executam um repertório que navega entre o choro, bossa nova, baião, utilizando também elementos do jazz.

ONG Sol Maior – A ONG Sol Maior desenvolve, desde 2007, em Porto Alegre (RS), um projeto de inclusão social, que muda a vida e a perspectiva de futuro de centenas de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade. Acreditando no papel transformador da arte, o projeto oferece oficinas gratuitas de música e dança a 450 alunos, num ambiente de acolhimento afetivo e com a prática cotidiana de valores éticos. A instituição exige que os alunos estejam matriculados no ensino público regular e já atendeu diretamente mais de 2900 pessoas, entre 06 e 17 anos, desde o início de suas atividades.

Som da Madeira – Espetáculo de dança embalado pelas composições do violonista Thiago Colombo, com coreografia de Ana Medeiros “La Negra” e direção cênica de Silvia Canarim. Quatro bailarinas com formações em dança flamenca traduzem vivências, arte, emoção e identidade gaúcha através da sonoridade do violão, dos corpos e das possibilidades que os elementos feitos de madeira como a castanhola, leque, baston, cajon e os saltos dos sapatos proporcionam. Música feita no sul com sotaque internacional. Dança com mescla de estilos entre o Flamenco e o folclore “sureño”.

Fábrica de Sonhos – A Associação Fábrica de Sonhos é uma entidade sem fins lucrativos e sociocultural que atende alunos da rede pública, de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade social. O objetivo é impactar jovens através da educação musical, proporcionando um ensino musical de qualidade, com ênfase no violino, para que o aluno possa seguir profissionalmente, se desejar.

Não Mexe Comigo Que Eu Não Ando Só – O grupo é um coletivo feminista que coloca o bloco na rua para tocar o terror, como elas dizem, com alegria e consciência, contra todo tipo de assédio e discriminação. O grupo reúne naipes de percussão, sopro, cordas, vozes, além de realizar coreografias e intervenções.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

NOTA PÚBLICA SOBRE OS PROCESSOS DE IMPUGNAÇÃO NAS ELEIÇÕS PARA O CMDUA.

O IAB-RS expressa preocupação em relação à ausência de registro dos pedidos de impugnação apresentados pelo instituto no âmbito do processo eleitoral das entidades de classe ligadas ao planejamento urbano no Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA). Conforme o cronograma estabelecido no edital 006/2023, utilizando os critérios estipulados no item 2.11 do referido edital, foi emitido um documento elencando 23 entidades que não demonstram caráter de atividades relacionadas ao planejamento urbano. Isso ocorreu após análise apropriada e indicação da regularidade dessas entidades para participação nas eleições do CMDUA.

Leia Mais →

Arquitetos vencedores do concurso de requalificação do Lago Joaquina apresentam projeto

Na tarde desta quarta-feira (10), os arquitetos e urbanistas do escritório OCRE, vencedores do Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier, receberam a premiação de R$50 mil, assinaram o contrato de realização do projeto executivo e apresentaram a proposta vencedora para membros da Administração Municipal e comunidade.

Leia Mais →

Revelados os vencedores do Prêmio IAB-RS etapa estadual

Durante a Noite da Arquitetura, evento promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), foram revelados os vencedores do prêmio IAB-RS José Albano Volkmer para as turmas de 2022. O evento foi marcado, também, pela posse do conselho do CAU/RS para o triênio 2024-2026.

Leia Mais →

Outras Notícias

IAB-RS assina acordo para consultoria no programa RS Seguro COMunidade

O Governador do Estado, Eduardo Leite, lançou, na manhã do dia 15 de dezembro, o programa RS Seguro COMunidade, no Palácio Piratini, em Porto Alegre. Desenvolvido no âmbito do RS Seguro, a iniciativa integra o eixo voltado para políticas sociais preventivas e transversais, cujo foco de atuação são os territórios em situação de vulnerabilidade socioeconômica e com indicadores elevados de crimes violentos letais e intencionais, consumados ou tentados. O o IAB-RS realizará três concursos nacionais, em que serão selecionados projetos urbanísticos integrados para três localidades: Umbu, Rubem Berta e Santa Tereza.

Leia Mais →

ARQUITETOS DE PORTO ALEGRE VENCEM CONCURSO QUE IRÁ REQUALIFICAR LAGO JOAQUINA RITA BIER EM GRAMADO

Na noite desta quarta-feira (13/12) foi realizada em Porto Alegre a cerimônia de divulgação dos vencedores do “Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado, RS”, promovido pela Prefeitura Municipal de Gramado (RS) com organização do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) e apoio da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP) e do IAB-RS Núcleo Hortênsias. Os grandes vencedores da noite foram os arquitetos e urbanistas Thiago Yuuki Kajiwara, Ananda Maciel Oliveira e Diego Flamia, do escritório OCRE Arquitetura, de Porto Alegre.

Leia Mais →

Prêmio IAB-RS recebe inscrições até o dia 13 de dezembro

Arquitetos e urbanistas das turmas de 2022 têm até as 23h59 do dia 13 de dezembro para inscrever o seu trabalho de conclusão de curso (TCC) no prêmio IAB-RS José Albano Volkmer, edição 2023. A iniciativa, concebida em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), premiará as ideias mais inovadoras e seus projetos inspiradores.

Leia Mais →

Resultado do Julgamento do Concurso de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier será divulgado no dia 13/12

A Prefeitura de Gramado (RS) e o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) promovem na quarta-feira (13/12) a cerimônia de divulgação do resultado do julgamento das propostas para o “Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado, RS”. Haverá transmissão ao vivo pelo canal do IAB RS no YouTube, diretamente da sede do IAB RS, em Porto Alegre, a partir das 19 horas, com a participação de membros do Executivo Municipal de Gramado.

Leia Mais →