Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Trienal de Arquitetura: os grandes temas da profissão em um único evento

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A arquiteta e urbanista Stephanie Ribeiro é presença confirmada em uma das noites de palestra no Theatro São Pedro. As inscrições são gratuitas, participe!

Um evento para quem ama e vive a cidade, a cultura e a arte. A Trienal de Arquitetura e Urbanismo é uma realização do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) e trará uma série de palestras, oficinas, atividades culturais, exposições e premiações em Porto Alegre (RS).

Entre os dias 16 e 19 de novembro, o Theatro São Pedro e o Solar do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB/RS) servirão de ponto de encontro para as atividades da Trienal de Arquitetura e Urbanismo. Profissionais e estudantes da área, bem como a sociedade em geral, estão convidados para debater diferentes temas, como Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS), Urbanismo, Patrimônio Histórico e Cultural, Software Livre, Inovação, Acessibilidade, entre outros.

Se você não possui formação na área, mas é apaixonado pela Arquitetura e Urbanismo, este evento é para você também! A entrada é gratuita, basta realizar a inscrição online.

CLIQUE AQUI PARA REALIZAR SUA INSCRIÇÃO

Uma das presenças já confirmadas é a da arquiteta e urbanista e apresentadora do Decora do canal GNT, Stephanie Ribeiro. Ela recebeu em 2018 o prêmio Most Influential People of African Descent e, em 2020, esteve entre os destaques da Forbes Under 30.

Também integram o time de convidados especiais nomes como o jornalista Marcelo Canellas e os arquitetos e urbanistas Fred Cheuiche, um dos responsáveis pelo Skate Park da Orla do Guaíba, e Tainá de Paula, vereadora do Rio de Janeiro, ativista das lutas urbanas, especialista em Patrimônio Cultural e mestre em Urbanismo.

 

Confira a programação cultural da Trienal de Arquitetura e Urbanismo

programação cultural será um dos destaques da Trienal de Arquitetura e Urbanismo, que acontece entre os dias 16 e 19 de novembro em Porto Alegre. No Solar do IAB RS e no Theatro São Pedro irão se apresentar artistas gaúchos consagrados e grupos formados por jovens em situação de vulnerabilidade social, que estão tendo a oportunidade de ter suas vidas transformadas por meio da arte e da música.

A Trienal será encerrada com uma festa de rua promovida pelas integrantes do bloco de carnaval Não Mexe Comigo Que Eu Não Ando Só, na Praça da Matriz, logo após a noite de premiações. Confira abaixo mais informações sobre cada um dos artistas e fique por dentro. Para participar das atividades culturais, não é necessário realizar inscrição prévia, é só chegar!

Uma realização do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS), a Trienal é um evento gratuito e está com inscrições abertas. A programação prevê palestras, sessões temáticas e oficinas para todos os públicos interessados em pautas que vão de políticas sociais e direitos humanos a temas mais específicos da profissão, como estruturas, patrimônio, equipamentos urbanos, ocupação do espaço público, arquitetura hospitalar e de interiores, para citar alguns. Participe!

Agenda cultural

  • 16/11 | 18h15 | Solar do IAB RS – Elias Barboza Trio 
  • 17/11 | 18h | Foyer do Theatro São Pedro – ONG Sol Maior
  • 18/11 | 18h | Palco do Theatro São Pedro – Espetáculo “Som da Madeira” | Cia. de Dança La Negra Ana Medeiros
  • 19/11 – Encerramento da Trienal de Arquitetura e Urbanismo
    • 18h30 | Palco do Theatro São Pedro – Orquestra Jovem da Fábrica de Sonhos
    • 22h | Praça da Matriz – Não Mexe Comigo Que Eu Não Ando Só

 

Sobre os artistas

Elias Barboza Trio – Elias Barboza é bandolinista, compositor, arranjador, produtor e educador musical gaúcho. Ganhou duas vezes o Prêmio Açorianos de Música – Melhor Disco Instrumental (“Luminoso”, de 2018) e Melhor Compositor. Também foi premiado nos festivais Moenda da Canção e Musicanto. Para a formação em trio, Elias Barboza é acompanhado de João Vicente Macedo no violão sete cordas e Fernando Sessé nas percussões. Eles executam um repertório que navega entre o choro, bossa nova, baião, utilizando também elementos do jazz.

ONG Sol Maior – A ONG Sol Maior desenvolve, desde 2007, em Porto Alegre (RS), um projeto de inclusão social, que muda a vida e a perspectiva de futuro de centenas de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade. Acreditando no papel transformador da arte, o projeto oferece oficinas gratuitas de música e dança a 450 alunos, num ambiente de acolhimento afetivo e com a prática cotidiana de valores éticos. A instituição exige que os alunos estejam matriculados no ensino público regular e já atendeu diretamente mais de 2900 pessoas, entre 06 e 17 anos, desde o início de suas atividades.

Som da Madeira – Espetáculo de dança embalado pelas composições do violonista Thiago Colombo, com coreografia de Ana Medeiros “La Negra” e direção cênica de Silvia Canarim. Quatro bailarinas com formações em dança flamenca traduzem vivências, arte, emoção e identidade gaúcha através da sonoridade do violão, dos corpos e das possibilidades que os elementos feitos de madeira como a castanhola, leque, baston, cajon e os saltos dos sapatos proporcionam. Música feita no sul com sotaque internacional. Dança com mescla de estilos entre o Flamenco e o folclore “sureño”.

Fábrica de Sonhos – A Associação Fábrica de Sonhos é uma entidade sem fins lucrativos e sociocultural que atende alunos da rede pública, de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade social. O objetivo é impactar jovens através da educação musical, proporcionando um ensino musical de qualidade, com ênfase no violino, para que o aluno possa seguir profissionalmente, se desejar.

Não Mexe Comigo Que Eu Não Ando Só – O grupo é um coletivo feminista que coloca o bloco na rua para tocar o terror, como elas dizem, com alegria e consciência, contra todo tipo de assédio e discriminação. O grupo reúne naipes de percussão, sopro, cordas, vozes, além de realizar coreografias e intervenções.

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos

No dia 25 de abril Portugal relembra os 50 anos da Revolução Portuguesa. Nesta data, em 1974, ocorreu o evento conhecido como Revolução dos Cravos, marcando o fim da ditadura salazarista. Para relembrar a data, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) e a ADUFRGS Sindical, com apoio do Consulado Português, inauguram a exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, a partir de uma coleção de cartazes da época colecionados pela arquiteta e pesquisadora Daniela Fialho. A abertura ocorrerá no dia 25 de abril, às 18h45, no Solar do IAB (Rua General Canabarro 363, Centro Histórico, em Porto Alegre). A entrada é franca.

Leia Mais →

Documentário “Vozes da arquitetura Porto Alegrense” encerra programação de aniversário do IAB RS

O último dia da programação especial que comemorou os 76 anos do IAB RS foi marcado pela exibição do documentário “Vozes da Arquitetura Porto Alegrense”. O filme, produzido pela entidade com apoio institucional do CAU/RS, reuniu depoimentos de 19 profissionais, que falaram sobre a profissão e suas percepções envolvendo aspectos como criatividade, coletividade e outros significados. Além da exibição, foram anunciados dois editais de cultura. 

Leia Mais →

Outras Notícias

NOTA PÚBLICA

As entidades Associação dos Técnicos de Nível Superior de Porto Alegre (Astec), Instituto de Arquitetos do Brasil – Depto Rio Grande do Sul (IAB RS), Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), ONG Acesso Cidadania e Direitos Humanos e Sociedade de Economia do Rio Grande do Sul (SOCECON) entraram com ação ordinária a fim de denunciar irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental – Biênio 2024/2025. 

Leia Mais →

Desafios do planejamento urbano e gestão em Porto Alegre foram temas de debate no IAB RS

A relação envolvendo o setor imobiliário e a administração pública na Capital, bem como os desdobramentos da revisão do Plano Diretor e as eleições para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA), foram alguns dos tópicos abordados no debate “Planejamento Urbano e Gestão: desafios atuais e perspectivas futuras para Porto Alegre”, que ocorreu no dia 28 de março na sede do IAB RS, em Porto Alegre.

Leia Mais →

Arquiteta Enilda Ribeiro é homenageada em evento do IAB RS

Para comemorar os 76 anos do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), a entidade planejou uma série com três eventos especiais para debater a profissão, relembrar a história e preservar memórias. Na primeira atividade, a palestra “Acervos em arquitetura e urbanismo – homenagem a Enilda Ribeiro” promoveu o encontro entre o professor da FAUUSP e coordenador da biblioteca da FAUUSP, Eduardo Costa; o membro do conselho consultivo do Centro de Memória CAU/RS, José Daniel Simões; e a copresidente do IAB RS e responsável pelo projeto documental, Bruna Tavares. 

Leia Mais →

IAB RS participa do painel RS Seguro COMunidade no South Summit

A copresidente Clarice Oliveira falou sobre a importância dos Concursos Públicos de Projeto e dos processos participativos que o IAB RS vem implantando junto ao governo do Estado. Durante sua fala, destacou que “o IAB RS desenvolve concursos de projeto urbanístico integrai que tem como um pilar muito importante a participação da comunidade no processo inicial de elaboração do programa de necessidades, que vai constituir as bases do concurso público de projetos”.

Leia Mais →